Nicolas-François Appert

Inventor e industrial francês

Biografia de Nicolas-François Appert

Nicolas-François Appert (1949-1841) foi um inventor e industrial francês. Foi o primeiro a desenvolver um método de conservação de alimentos esterilizados através de um procedimento térmico e envasados em recipientes de vidro. Criou na França a primeira fábrica de conservas do mundo.

Nicolas-François Appert nasceu em Châlons-sur-Marne (hoje Châlons-in-Champagne), na França, no dia 17 de novembro de 1749. Filho de proprietários de uma hospedaria se familiarizou desde a juventude com a preparação de alimentos e a forma de conservá-los. Em 1972 começou a trabalhar ne cozinha do duque Christian IV de Deux-Ponts-Bikenfeld no castelo de Deux-Ponts, na Alemanha. Com a morte do duque em 1775 ele passou a chefiar a cozinha a serviço da duquesa Mariane Camasse, viúva de Christian IV.

Em 1784, já renomado, se instalou em Paris e abriu uma loja de comidas na Rua dos Lombards, 47. Durante alguns anos dedicou-se a realizar procedimentos que permitissem conservar por mais tempo os alimentos que deveriam ser transportados para longas distâncias. Criou então uma técnica de aquecimento que protegia os alimentos do oxigênio mediante envasamento hermeticamente fechado em potes de vidro.

Em 15 de maio de 1809, Appert enviou ao ministro do interior, Montalivet, uma carta informando sua descoberta. Em resposta é indagado se queria patentear ou oferecer sua descoberta a todos e receber um prêmio do governo. Preferindo beneficiar a humanidade com sua descoberta, o inventor francês recebeu um prêmio de 12 000 francos.

Em1810 publicou a obra “A Arte de Conservar Durante Vários Anos Todas as Substâncias Animais e Vegetais”. Nesse mesmo ano, os ingleses passaram a utilizar a lata como recipiente para as conservas. Inicialmente os alimentos envasados eram destinados para as expedições que seguiam para o Ártico e principalmente para os militares. Em meados do século XIX os enlatados passaram ao uso cotidiano da população.

Em 1812 Nicolas Appert instalou a primeira fabrica para preservação de alimentos em conserva, construída em Massy, nas proximidades de Paris, que se manteve funcionando por mais de vinte anos. Em sua fábrica se conservava frutas, hortaliças, sopas, laticínios, pescados, compotas etc. Os frascos de vidro serviram para provisionar as tropas napoleônicas em suas campanhas pela Europa.

Nicolas-François Appert faleceu em Massy, França, no dia 1 de junho de 1841.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 17/11/2017