Quem inventou a lâmpada? Thomas Edison mais 5 pessoas por trás desse feito
A lâmpada elétrica é sem dúvida uma das grandes criações da humanidade, responsável por uma revolução na vida em sociedade.
Atualmente, o nome mais conhecido relacionado a esse feito é o do norte-americano Thomas Edison.
Entretanto, sua invenção foi fruto do esforço de diversos cientistas ao logo do tempo. Foram muitos os experimentos e tentativas até se chegar a um dispositivo prático que pudesse ser amplamente difundido.
Conheça alguns dos estudiosos que contribuíram para essa incrível invenção.
Thomas Edison (1847-1931)
Thomas Alva Edison é o grande nome por trás da invenção da lâmpada elétrica. Nascido em Ohio, nos EUA, em 11 de fevereiro de 1947, desde a infância Edison tinha curiosidade pela ciência, construindo um laboratório em sua casa aos 11 anos para dar andamento aos seus experimentos.
Ainda na adolescência se interessou por telégrafos. Foi nessa época, aos 14 anos, que sofreu um acidente de trem que lhe prejudicou seriamente a audição.
Construiu alguns aparelhos de telegrafia e trabalhou na área. Um desses empregos foi na Bolsa de Valores de Nova York, o que lhe rendeu um bom dinheiro após uma fase de dificuldades financeiras.
O cientista era incansável em seus experimentos, chegando a patentear mais de mil criações. Eles esteve envolvido na criação fonógrafo, no aperfeiçoamento do microfone, na invenção de uma máquina registradora que seria mais trade o mimeógrafo, entre outros feitos. Ao todo, chegou a patentear mais de mil invenções.
Em 1879 patenteou o que seria a sua maior criação, uma lâmpada incandescente feita a partir de um filamento de carbono e uma cápsula de vidro em vácuo. Foi a primeira lâmpada bem sucedida o suficiente para ser comercializada.
Thomas Edison morreu aos 84 anos, em 18 de outubro de 1931 em West Orange, nos EUA.
Para saber mais sobre o cientista leia: Biografia de Thomas Edison
Nikola Tesla (1856-1943)
Tesla é outro nome amplamente associado à criação da lâmpada incandescente. O estudioso austro-húngaro foi responsável por aprimorar o design das lâmpadas, criando a corrente alternada (AC) para transmissão de eletricidade.
Saiba mais sobre o cientista em: Biografia de Nikola Tesla
Humphry Davy (1778-1829)
Nascido na Grã-Bretanha, o químico realizou experimentos importantes em eletricidade. Na primeira década de 1800 ele inventou a lâmpada de Davy, uma lanterna usada por mineradores durante a Revolução Industrial.
Sir Joseph Swan (1828-1914)
Físico e químico britânico, Joseph Swan inventou um dispositivo elétrico usando papel carbonizado. Patenteou sua criação em 1878, sendo o primeiro a usar uma lâmpada incandescente em sua casa.
Heinrich Göbel (1818-1893)
Inventor alemão que reivindicou ter produzido uma lâmpada incandescente 25 anos antes de Thomas Edison. Seu feito foi publicado em jornais de 1893 que traziam seu relato de ter sido o inventor do dispositivo.
Lewis Howard Latimer (1848-1928)
Um nome pouco conhecido nesse meio foi o do afro-americano Lewis Howard Latimer.
O engenheiro trouxe melhorias no processo de fabricação do filamento de carbono, o que aprimorou a qualidade e a vida útil das lâmpadas, garantindo praticidade e economia.
Talvez você também se interesse: