Niklas Luhmann

Sociólogo alemão
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Niklas Luhmann

Niklas Luhmann (1927-1998) foi um sociólogo alemão que desenvolveu uma nova teoria sociológica - a teoria dos sistemas. Foi considerado um dos autores mais produtivos das ciências Sociais do século XX.

Niklas Luhmann nasceu em Lüneburg, Alemanha, no dia 8 de dezembro de 1927. Com 18 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na Luftwaffe – força aérea alemã, sendo preso pelos aliados.

Formação

Após libertado, em 1946, iniciou o curso de Direito na Universidade de Freiburg, concluído em 1949. Em 1954 iniciou sua carreira na administração pública.

Em 1961, viajou para os Estados Unidos e iniciou o curso de Sociologia na Universidade de Harvard, quando foi aluno do sociólogo Talcote Parsons, que exerceu grande influência em sua forma de pensar.

Teoria dos Sistemas

Em 1964 Luhmann pulicou seu primeiro trabalho, dedicado a analisar os problemas sociológicos a partir do uso da “Teoria de Sistemas”, intitulado “Funktiones und Folgen Formaler Organisation”.

Em 1965 ingressou na Universidade de Münster, no curso de Sociologia Política, concluído em 1967.

Em 1968 se estabelece em Bielefeld e assumiu o posto de palestrante na cadeira antes ocupada por Theodor Adorno, na Universidade de Frankfurt, quando iniciou um intenso debate teórico com Jürgen Habermas, sobre a importância da “Teoria de Sistemas Sociais”.

Em 1969 foi indicado como professor de Sociologia da recém-fundada Universidade de Bielefeld, onde permaneceu até 1993.

Niklas Luhmann desenvolveu uma nova teoria sociológica, pois para ele, a sociologia tradicional não seria suficiente para envolver a complexidade da sociedade, uma vez que era baseada na teoria dos fatores, e seria incapaz de analisá-la em maior profundidade e na sua verdadeira essência.

No seu entendimento seria necessário mudar as bases sobre as quais se sustentavam os estudos sociológicos, passando da teoria dos fatores para a teoria dos sistemas.

A “Teoria dos Sistemas” foi apontada como responsável por dirigir qualquer aspecto da vida social. Em um universo com uma infinidade de elementos que estão em relação uns com os outros, algumas dessas relações são mais estreitas, e duradoras, outras são mais distantes, ou passageiras.

Quando alguns elementos se relacionam entre si e adquirem autonomia em relação aos demais, diz-se que eles formam um sistema. A noção de sistema é correlativa da noção de ambiente, que são todos os outros elementos que não integram o sistema.

Essa teoria, segundo Luhmann, não é somente utilizada para o entendimento da sociedade como um todo, mas também para o estudo do Direito. Ele afirma ser o sistema jurídico composto pela legislação e pela jurisdição.

Segundo Luhmann, primeiramente houve o direito das sociedades arcaicas, o direito das sociedades antigas e por fim o direito da sociedade moderna, que deve ser olhado por outro ângulo.

Niklas Luhmann escreveu mais de trinta livros sobre os mais variados temas, como política, economia, arte, religião, ecologia e meios de comunicação, entre eles destacam-se:

  • Sociologia do Direito (1972)
  • A Economia e a Sociedade (1988)
  • Sociologia do Risco (1991)
  • O Direito e a Sociedade (1993)
  • Sistemas Sociais (1995)
  • A Arte da Sociedade (1995)
  • A Sociedade da Sociedade” (1997)

Niklas Luhmann faleceu em Oerlinghausen, Alemanha, no dia 6 de novembro de 1998.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo teórico alemão e professor...
  • Herbert Marcuse (1898-1979) foi um sociólogo e filósofo alemão, um dos mais i...
  • Ferdinand Tönnies (1855-1936) foi um sociólogo alemão. Sua obra principal “Co...
  • Georg Simmel , (1858-1918) foi um sociólogo e filósofo alemão, considerado o f...
  • Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da S...
  • Betinho (1935-1997) foi um sociólogo brasileiro e ativista dos direitos human...
  • Zygmunt Bauman (1927-2017) foi um sociólogo, pensador, professor e escritor p...
  • Pierre Bourdieu , (1930-2002) foi um importante sociólogo e pensador francês,...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • Erving Goffman Erving Gojjman (1922-1982) foi um sociólogo, antropólogo e escritor canadense...