Max Weber

Sociólogo e economista alemão

Biografia de Max Weber

Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas.

Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Filho de um jurista e político do Partido Liberal Nacional na época de Bismarck. Estudou nas universidades de Heidelberg, Berlim e Gotinga. Formou-se em Direito e doutorou-se em Economia e acabou desenvolvendo obras sobre Sociologia. A partir de 1893, lecionou em diversas universidades da Alemanha, principalmente em Heidelberg. Entre 1898 e 1906, ficou afastado do magistério em consequência de crises depressivas. Nesse período, realizou diversas viagens e dedicou-se ao trabalho acadêmico.

Teoria

Max Weber tornou-se conhecido pela “Teoria dos Tipos Ideais”. Foi um grande renovador das Ciências Sociais em vários aspectos, inclusive na metodologia: diferente dos precursores da sociologia, Weber compreendia que o método dessas disciplinas não poderia ser uma mera imitação dos empregados para as ciências físicas e naturais, uma vez que nos estudos sociais estão presentes indivíduos com consciência, vontade e intenções que precisam ser compreendidos.

Max Weber criou então o método dos “Tipos Ideais”, que descrevem a intencionalidade dos agentes sociais mediante casos extremos, puros e isentos de ambiguidades, uma vez que tais casos não estariam condizentes com a realidade. Desse modo, estabeleceu os fundamentos do método de trabalho da “Sociologia Moderna”, uma base para se construir modelos teóricos centrados na análise e na discussão sobre conceitos rigorosos.

O primeiro fruto da aplicação desse método foi sua obra: “A Ética e o Espírito do Capitalismo” (1905). Trabalhando sobre os tipos ideais da burguesia, a ética protestante e o capitalismo industrial, Weber estudou a moral estabelecida por algumas seitas calvinistas dos séculos XVI E XVII, para mostrar que a Reforma Protestante havia criado, em alguns países ocidentais, uma cultura social mais favorável ao desenvolvimento econômico capitalista, do que a predominante nos países católicos. Em 1909, Weber fundou a Associação Sociológica Alemã.

Ideias

Em termos gerais, Max Weber procurou compreender a inter-relação de todos os fatores que influíam para a construção de uma estrutura social, e em particular reivindicou a importância dos elementos culturais e a mentalidade coletiva na evolução histórica, contestando a exclusiva determinação econômica defendida por Marx e Engels.

Frente à prioridade da luta de classe como motor da história no pensamento marxista, Weber prestou mais atenção à racionalização como chave do desenvolvimento da civilização ocidental, um processo guiado pela racionalidade baseada na burocracia. Todas essas ideias aparecem na sua obra-prima “Economia e Sociedade” (1922).

Max Weber e a Política

Politicamente, Weber foi um liberal democrata e reformista, que contribuiu para fundar o Partido Democrata Alemão. Criticou os objetivos expansionistas de seu país durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e depois da derrota, conquistou importância política como membro do comitê que representou o governo alemão na Conferência da Paz de Paris (1918) e como colaborador do jurista e político alemão Hugo Preuss, na redação da Constituição Republicana de Weimar (1919). Entre seus escritos políticos destaca-se: “Parlamento e Governo em uma Alemanha Reorganizada” (1918), uma valiosa defesa do parlamentarismo, escrita nos difíceis tempos de guerra.

Max Weber faleceu em Munique, Alemanha, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.

Veja também as biografias de:
  • Thomas Malthus (1766-1834) foi um economista, sociólogo e clérigo anglicano i...
  • Herbert Marcuse (1898-1979) foi um sociólogo e filósofo alemão, um dos mais i...
  • Ferdinand Tönnies (1855-1936) foi um sociólogo alemão. Sua obra principal “Co...
  • Niklas Luhmann (1927-1998) foi um sociólogo alemão que desenvolveu uma nova t...
  • Georg Simmel , (1858-1918) foi um sociólogo e filósofo alemão, considerado o f...
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • Celso Furtado (1920-2004) foi um economista brasileiro. Foi Ministro do Plane...
  • David Ricardo (1772-1823) foi um economista britânico, um dos mais influentes...
  • John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista inglês, um dos mais importa...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...

Última atualização: 16/07/2018