Georg Simmel

Sociólogo e filósofo alemão
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Georg Simmel

Georg Simmel, (1858-1918) foi um sociólogo e filósofo alemão, considerado o fundador da Sociologia Formal ou Sociologia das Formas Sociais.

Georg Simmel nasceu em Berlim, Alemanha, no dia 1 de março de 1858. Filho de próspero comerciante judeu, que adotou o catolicismo, e de mãe luterana, de origem judaica, foi batizado como luterano, mas retirou-se da igreja, apesar de manter interesse filosófico na religião.

Em 1874, Georg Simmel ficou órfão de pai e viveu da herança herdada do pai e posteriormente de seu tutor, o que lhe permitiu seguir na carreira acadêmica por muitos anos.

Estudou História e Filosofia na Universidade de Berlim, concluindo o doutorado em 1881, com a tese intitulada A Natureza da Matéria Segundo a Nomadologia Física de Kant. Entre 1885 e 1900, foi professor na Universidade de Berlim.

Teoria filosófica

A obra de Simmel apresenta-se entremeada de ensaios escritos em estilo brilhante, que representam uma parte de sua vasta obra, onde se revela também como filósofo.

Simmel foi um pensador não sistemático, mas defendeu sempre uma filosofia relativista, culminando numa metafísica dialética do espírito.

Concordando inicialmente com Kant, acreditava que existiam exigências teóricas e práticas a priori, às quais o espírito submete o dado da representação, mas ameniza a concepção rígida de Kant, abandonando o espírito como função sistemática fixa, substituindo-a por operações graduais de seu funcionamento concreto.

Acreditava que sujeito e objeto, longe de serem duas abstrações inertes, encontram-se em permanente ação recíproca, oscilando incessantemente da unidade à pluralidade e desta à aquela.

Para ele, o espírito permeia por toda parte, colocando-se a teoria relativista no centro da própria vida, com todas as suas manifestações de conhecimento natural e cultural.

Os ensaios sobre Schopenhauer, Nietzsche, Goethe e Rembrandt são aplicações concretas desse perspectivismo relativista, nos quais cada tipo espiritual aparece como um agente ativo de seleção dos materiais proporcionados pelo mundo e pela vida.

Sociologia das formas sociais

Georg Simmel foi o fundador da Sociologia das Formas Sociais, tendo estudado as formas de socialização ou das relações sociais.

Ao lado de Durkheim, com quem colaborou para a revista L’Anné Sociologique, Simmon é considerado o fundador da Sociologia como ciência autônoma das formas de associação.

A investigação em torno da correspondência funcional na sociedade constituiu o tema central do trabalho de Simmel, que por meio dela procurou desenvolver uma sistemática incondicionada do social, ou seja, atemporalmente válida e independente dos fatores históricos.

Georg Simmel visava uma Sociologia pura, uma espécie de teoria formal da sociedade que ele procurou demonstrar como fenômenos grupais. Apesar da intenção formal, verifica-se que sua concepção está ricamente saturada da visão histórica, como na Filosofia do Dinheiro ou na Filosofia da Moda.

Entre suas obras destacam-se:

  • Os Problemas da Filosofia da História (1892)
  • Filosofia do Dinheiro (1900)
  • Schopenhauer e Nietzsche (1906)
  • Sociologia, Pesquisas Sobre as Formas de Socialização (1908)
  • Problemas Fundamentais da Filosofia (1910)
  • Goethe (1913)
  • Rembrandt, um Ensaio Sobre Filosofia e Arte (1916)

Em 1910, Simmel contribuiu para a fundação da Associação Sociológica Alemã. Em 1914, foi nomeado professor em Strasbourg, na época pertencente ao Império Germânico.

Georg Simmel faleceu em Strasbourg, no dia 28 de setembro de 1918.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Herbert Marcuse (1898-1979) foi um sociólogo e filósofo alemão, um dos mais i...
  • Ferdinand Tönnies (1855-1936) foi um sociólogo alemão. Sua obra principal “Co...
  • Niklas Luhmann (1927-1998) foi um sociólogo alemão que desenvolveu uma nova t...
  • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alem...
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...
  • Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialis...
  • Friedrich Engels (1820-1895) foi um filósofo social e político alemão. Teve p...
  • Arthur Schopenhauer (1788-1860) foi um filósofo alemão do século XIX, fez par...
  • Theodor Adorno (1903-1969) foi um filósofo, sociólogo e musicólogo alemão, um...