George Washington
Biografia de George Washington
George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente da República dos Estados Unidos. Em sua homenagem foi dado seu nome à Capital Federal do país.
George Washington nasceu em Popes Creek no condado de Westmoreland, na Virgínia, no dia 22 de fevereiro de 1732. Era filho de Augustine Washington e de sua segunda esposa Mary Ball.
Seu pai era um grande proprietário de terras. Com sete aos, George ingressou em uma escola local e depois estudou com professores particulares. Com 11 anos ficou órfão de pai.
Com 17 anos George começou a trabalhar como agrimensor assistente de uma expedição designada para fazer o levantamento topográfico da extensa região da Virgínia.
Carreira militar
Em 1751 George Washington ingressou na milícia local para lutar contra os franceses e os índios. No mesmo ano, comandou um dos distritos militares do Estado da Virgínia.
Com a morte de seu meio irmão e tutor, em 1752, George herdou uma grande propriedade em Mount Vernon, tornando-se um dos homens mais ricos da Virgínia.
No ano seguinte, foi encarregado de levar um ultimato aos franceses que haviam ultrapassado os limites de Ohio. Rejeitada a intimação, assumiu o posto de tenente-coronel, no comando de 150 homens.
Em 1754, recebeu a missão de estabelecer um forte, onde hoje se localiza a cidade de Pittsburgh. Era o início de uma luta contra os franceses, que durou até 1759.
Encarregado de tomar a posição francesa de Fort Duquesne, em 28 de maio de 175, surpreendeu e derrotou as primeiras forças enviadas a seu encontro.
Depois de duas derrotas, Washington recrutou um contingente de colonos da Virgínia e preparou um ataque, vitorioso, contra o Fort Duquesne, em novembro de 1758.
No mesmo ano deixou o Exército, e em 1759 casou-se com a rica viúva Martha Dandridge, que tinha quatro filhos do casamento anterior. Passou a viver no plantio de fumo em sua fazenda.
Carreira política
Em 1759, George Washington foi eleito para o Parlamento de Virgínia e, viu de perto a insatisfação do povo em viver numa colônia britânica. Logo tornou-se o líder da oposição à política colonial britânica.
Em 1765, o Parlamento Britânico aprovou o Stamp Act (Lei do Selo) um imposto que obrigava o uso de um selo e o pagamento de uma taxa por qualquer transação comercial.
Os colonos criticaram abertamente a lei, pregaram o boicote às mercadorias inglesas, depredaram a residência do Governador Hutchinson, em Boston, e queimaram os selos nas ruas.
Em 1770 desencadeou-se a violência, primeiro no Massacre de Boston, depois no Boston Tea Party (1773), quando um grupo atirou ao mar todo o carregamento de chá, em represália ao monopólio desse artigo concedido pela Inglaterra à Companhia das Índias Ocidentais.
George Washington foi um grande combatente da dominação inglesa nos EUA. Como administrador de terras, revoltou-se contra o excesso de regulamentos britânicos e os impostos cobrados.
Porém, resolveu agir de forma moderada e política. Em 1774, o governador britânico da Virgínia dissolveu a Assembleia, o que acirrou o ânimo para a criação de em conflito armado.
Em 1775, após as batalhas de Lexington e a de Concord, o Segundo Congresso Continental se reuniu na Filadélfia, onde deram início à Revolução Americana ou Guerra da Independência (1775-1781).
No dia 04 de julho de 1776, no início da Revolução, foi assinada uma declaração que proclamava:
"Estas colônias unidas são e devem ser, de direito, Estados livres e independentes".
A Declaração de Independência dos EUA, que teve Thomas Jefferson como principal autor, baseava-se especialmente na defesa dos direitos individuais e do direito de revolução, comunicando oficialmente que as Treze Colônias não mais faziam parte do Império Britânico.
Finalizado em 1783, o processo de independência teve como ponto final o Tratado de Paris, quando, finalmente, a Coroa inglesa reconheceria a separação do antigo território colonial.
Nesse mesmo ano, Washington demitiu-se e retirou-se para Mount Vernon.
Presidente dos Estados Unidos
Em 1787, George Washington foi chamado para retornar à política e escolhido para presidir a convenção federal da Filadélfia.
Propôs a votação da constituinte de 1787 e foi eleito, por unanimidade, em 4 de março de 1789, o primeiro presidente dos Estados Unidos, derrotando John Adams. George Washington tomou posse em 30 de abril de 1789.
Reeleito por unanimidade em novembro de 1792, iniciou o segundo mandato presidencial em janeiro de 1793.
Recusou-se a concorrer ao terceiro mandato, o que estabeleceu um regulamento para as eleições americanas.
Após um discurso de despedida ao povo americano, em 19 de setembro de 1796, retirou-se da vida pública em março de 1797.
O discurso de adeus de Washington é considerado um dos documentos mais importantes da história americana e se tornou a base da doutrina política do Partido Federalista.
Porém, em 1798, a ameaça de uma guerra com a França levou-o a aceitar, em 3 de julho, a função de tenente-general e a chefia do comando do Exército, postos que manteve até sua morte.
Sua participação na política americana foi decisiva para que fosse considerado o Pai da Pátria. Em sua homenagem foi dado seu nome (Washington) à capital Federal do País.
George Washington morreu em Mount Vernon, na Virgínia, no dia 14 de dezembro de 1799.
- Desmond Doss (1919-2006) foi um militar norte-americano. Foi socorrista de gu...
- George S. Patton (1885-1945) foi um militar norte-americano, o mais polêmico...
- Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
- Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
- John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
- Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
- Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
- Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
- Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
- James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...