George Washington

Político e militar norte-americano

Biografia de George Washington

George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente da República dos Estados Unidos. Em sua homenagem foi dado seu nome à Capital Federal do país.

George Washington nasceu em Pope’s Creek no condado de Westmoreland, na Virgínia, no dia 22 de fevereiro de 1732. Era filho de Augustine Washington e de sua segunda esposa Mary Ball.

Seu pai era um grande proprietário de terras. Com sete aos, George ingressou em uma escola local e depois estudou com professores particulares. Com 11 anos ficou órfão de pai.

Com 17 anos George começou a trabalhar como agrimensor assistente de uma expedição designada para fazer o levantamento topográfico da extensa região da Virgínia.

Carreira militar

Em 1751 George Washington ingressou na milícia local para lutar contra os franceses e os índios. No mesmo ano, comandou um dos distritos militares do Estado da Virgínia.

Com a morte de seu meio irmão e tutor, em 1752, George herdou uma grande propriedade em Mount Vernon, tornando-se um dos homens mais ricos da Virgínia.

No ano seguinte, chefiou a expedição que deveria submeter e exterminar alguns contingentes de soldados franceses que haviam ultrapassado os limites de Ohio.

Em 1754, recebeu a missão de estabelecer um forte onde hoje se localiza a cidade de Pittsburgh, iniciando uma luta contra os franceses, derrotando as primeiras forças enviadas ao seu encontro.

Em 1755, George Washington assumiu o posto de comandante das milícias do Estado da Virgínia para combater os franceses ali sediados.

Depois de duas derrotas, recrutou um contingente de colonos da Virgínia e preparou um ataque, vitorioso, contra o Fort Duquesne, em novembro de 1758.

No mesmo ano, deixou o Exército e em 1759 casou-se com a rica viúva Martha Dandridge, que tinha quatro filhos do casamento anterior.

Carreira política

Em 1759, George Washington foi eleito para o Parlamento de Virgínia, viu de perto a insatisfação do povo em viver numa colônia britânica e logo se torna o líder da oposição à política colonial britânica.

Em 1765, o Parlamento Britânico aprovou o Stamp Act (Lei do Selo) um imposto que obrigava o uso de um selo e o pagamento de uma taxa por qualquer transação comercial.

Os colonos criticaram abertamente a lei, pregaram o boicote às mercadorias inglesas, depredaram a residência do Governador Hutchinson, em Boston, e queimaram os selos nas ruas.

Em 1770 desencadeou-se a violência, primeiro no “Massacre de Boston”, depois no “Boston Tea Party” (1773), quando um grupo atirou ao mar todo o carregamento de chá, em represália ao monopólio desse artigo concedido pela Inglaterra à Companhia das Índias Ocidentais.

George Washington foi um grande combatente da dominação inglesa nos EUA. Como administrador de terras, revoltou-se contra o excesso de regulamentos britânicos e os impostos cobrados.

Porém, resolveu agir de forma moderada e política. Em 1774, o governador britânico da Virgínia dissolveu a Assembleia, o que acirrou o ânimo para a criação de em conflito armado.

Em 1775, após as batalhas de Lexington e a de Concord, o Segundo Congresso Continental se reuniu na Filadélfia, onde deram início à Revolução Americana ou Guerra da Independência (1775-1781).

No dia 04 de julho de 1776, no início da Revolução, foi assinada uma declaração que proclamava:

"Estas colônias unidas são e devem ser, de direito, Estados livres e independentes".

Estava assim declarada a Independência dos Estados Americanos.

Presidente dos Estados Unidos

Em 1787, George Washington foi chamado para retornar à política e escolhido para presidir a convenção federal da Filadélfia.

Propôs a votação da constituinte de 1787 e foi eleito, por unanimidade, em 4 de março de 1789, o primeiro presidente dos Estados Unidos, derrotando John Adams.

George Washington tomou posse em 30 de abril de 1789. Reeleito por unanimidade em novembro de 1792, iniciou o segundo mandato em janeiro de 1793.

Recusou-se a concorrer ao terceiro mandato, o que estabeleceu um regulamento para as eleições americanas.

Após um discurso de despedida ao povo americano, em 19 de setembro de 1796, retirou-se da vida pública em março de 1797.

Porém, em 1798, a ameaça de uma guerra com a França foi levado a aceitar, em 3 de julho, a função de tenente-general e a chefia do comando do Exército, posto que manteve a sua morte.

Sua participação na política americana foi decisiva para que fosse considerado o “Pai da Pátria”. Em sua homenagem foi dado seu nome (Washington) à capital Federal do País.

George Washington morreu em Mount Vermon, na Virgínia, no dia 14 de dezembro de 1799.

Veja também as biografias de:
  • Desmond Doss (1919-2006) foi um militar norte-americano. Foi socorrista de gu...
  • George S. Patton (1885-1945) foi um militar norte-americano, o mais polêmico...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito p...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...

Última atualização: 09/12/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.