Desmond Doss

Militar norte-americano

Biografia de Desmond Doss

Desmond Doss (1919-2006) foi um militar norte-americano. Foi socorrista de guerra recebendo Medalha de Honra por salvar a vida de mais de 75 homens de infantaria durante a Batalha de Okinawa em 1945.

Donald Thomas Doss nasceu em Lynchburg, Virgínia, Estados Unidos, no dia 7 de fevereiro de 1919. Filho de William Thomas Doss e Berta Doss foi criado seguindo a doutrina e as crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ainda criança um acontecimento marcou sua vida ao ver seu pai bêbado discutir com seu tio e depois pegar uma arma de fogo. Sua mãe tomou a arma do marido e pediu a Doss que a levasse para longe do pai. Ele correu dois quarteirões e prometeu que nunca mais pegaria em uma arma.

Em abril de 1942, Doss foi recrutado pelo Exército dos Estados Unidos, mas se negou portar uma arma. A única arma que portava era uma Bíblia de bolso. A insistência de Doss em não tocar em armas irritava os seus companheiros do corpo de treinamento. Ao se ajoelhar ao lado da cama para orar, seus colegas atiravam sapatos nele. Um oficial ameaçou leva-lo para a corte marcial e até tentar dispensá-lo do Exército.

Inscrito no corpo de socorristas da 77ª Divisão de infantaria do Exército Americano nas batalhas do Pacífico, logo conquistou o respeito de seus companheiros. Nos combates, mesmo sob o risco de morte, recusava-se a abandonar os soldados feridos. Pela constante bravura em Guam, em 1944 e nas Filipinas entre 1944 e 1945, Doss recebeu duas Estrelas de Bronze.

Em maio de 1945, a unidade militar da qual Desmond Doss fazia parte, recebeu a missão de captura na Escarpa Maeda, um despenhadeiro de 120 metros que cercava a frente da ilha de Okinawa e que servia de quartel para os militares japoneses. Depois de escalar a montanha a tropa foi recebida por um intenso fogo inimigo. Desmond Doss conseguiu retirar daquela região mais de 75 fuzileiros feridos, arrastando-os e carregando um a um para leva-los até a base americana, com a ajuda de uma corda.

No dia 21 de maio, em um ataque noturno, Doss foi ferido nas pernas por estilhaços de uma granada. Levado por um maqueiro para uma área segura foi mais uma vez atingido no braço. Ele mesmo cuidou das feridas e pela primeira vez fez uso de um fuzil quando o usou como tala no braço para poder se arrastar para um hospital de campanha.

Em outubro de 1945, Doss recebeu uma Medalha de Honra das mãos do presidente Harry S. Truman durante uma cerimônia na Casa Branca. Em 1946 foi dispensado do Exército e passou cinco anos tratando de suas lesões e doenças. Uma tuberculose, mesmo tratada com antibióticos lhe deixou sem um pulmão. Em 1970 ficou surdo e viveu o resto de sua vida como um homem humilde. Mesmo doente viveu até os 87 anos.

“Soldado Desarmado” é um livro de memórias sobre o herói militar da Segunda Guerra Mundial. A obra foi escrita por Frances Doss, segunda esposa do soldado e lançado no Brsil em 2016. A história de Desmond Doss virou filme intitulado “Até o Último Homem” (Hacksaw Ridge), sob a direção de Mel Gibson, em que o soldado foi protagonizado por Andrew Garfield.

Desmond Doss faleceu em Piemont, Alabama, Estados Unidos, no dia 23 de março de 2006.

Veja também as biografias de:
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...

Última atualização: 26/10/2017