Michael Jackson

Cantor norte-americano

Biografia de Michael Jackson

Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-americano. Um dos maiores artistas do showbiz mundial. Recebeu o título de “Rei do Pop”.

Michael Jackson (1958-2009) nasceu em Indiana, Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1958. Filho de Joseph Jackson e Katherine Scruse era o sétimo de nove irmãos. Começou a cantar aos cinco anos de idade. Sua primeira aparição na mídia foi em 1964 quando se apresentou ao lado de seus irmãos: Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, que formavam o “The Jackson Five”.

Em pouco tempo, com suas grandes performances, o grupo alcançou o topo das paradas. Em 1966, Michael Jackson, o mais novo dos irmãos, se tornou o vocalista e dançarino principal do conjunto. Sob a supervisão do pai, em 1968, o grupo assinou contrato com a Motown. O primeiro grande sucesso veio em 1969 com a música “I Want You Back”. Levados para Los Angeles foram transformados em astros mundiais. O grupo gravou 15 álbuns de sucesso.

Ainda integrante do grupo, Michael lançou os compactos “Go To Be There” (1972), “Bem” (1972), “Music & Me” (1973) e “Forever Michael” (1975), todos com grande destaque na mídia. Em 1979 se separou do grupo iniciou sua carreira solo com o disco “Off the Wall”, que vendeu cerca de sete milhões de cópias. Em 1982, lançou o álbum “Thriller”, que se tornou um sucesso mundial. Os vídeos de divulgação de suas músicas, entre elas, “Billie Jean”, “Beat it” e “Thriller”, foram considerados os melhores vídeos de todos os tempos.

No dia 16 de maio de 1983, em um especial que celebrava os 25 anos da gravadora Motown, depois de uma apresentação ao lado dos irmãos do Jackson Five, Michael ficou sozinho no palco para cantar “Billie Jean”. Foi nessa apresentação que o astro mostrou pela primeira vez um passo de dança em que se deslocou para trás enquanto seus pés pareciam mover-se na direção oposta, produzindo a ilusão de que ele flutuava sobre o palco. Batizado de “moonwalk” (passo lunar), o movimento logo se tornaria uma das marcas registradas do artista.

O cantor que levava uma vida excêntrica fez várias cirurgias que mudaram radicalmente sua aparência, mudou sua cor de pele, resultado de uma suposta doença (vitiligo) e construiu um parque de diversões em sua propriedade, o “Neverland”, para onde levava várias crianças amigas. Em 1993, foi acusado de pedofilia pela primeira vez, por um garoto de 13 anos, o que se repetiu em 2003, sendo absolvido em ambas.

Em 1991, Michael Jackson lançou o álbum “Dangerous”, que vendeu menos do que estava sendo esperado, contudo o sucesso foi mantido com o videoclipe “Black or White”. Em 1994, o astro, considerado o “Rei do Pop”, casou-se com Lisa Marie Presley, a filha do Rei do Rock, Elvis Presley, mas dois anos depois já estavam separados.

No dia 13 de novembro de 1996, Michael Jackson se casou com a enfermeira da clinica de seu dermatologista. Em 1997, Michael teve seu primeiro filho, Prince Michael Jackson e em 1998 nasceu Paris Michael Katherine Jackson. Em 1999 o casal se separou. Em 2002, nasceu seu terceiro filho, Prince Michael Jackson II, fruto de inseminação artificial. A mão da criança foi mantida no anonimato.

Em uma tentativa de retomar o sucesso, uma grande turnê estava sendo preparada e no dia 5 de março de 2009 Michael Jackson anunciou em Londres sua volta aos palcos. O show “This is It”, teria uma série de 50 apresentações com início para 13 de junho, no O2 Arena, em Londres. Todos os ensaios foram filmados totalizando 100 horas de gravações. O cantor que segundo seus produtores estava visivelmente ansioso sofreu uma parada cardíaca em consequência de overdose de medicamentos.

Michael Jackson faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 25 de junho de 2009.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 21/09/2016