Kurt Cobain

Cantor norte-americano

Biografia de Kurt Cobain

Kurt Cobain (1967-1994) foi um cantor, compositor e músico norte-americano. Foi o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Viciado em drogas, morreu com apenas 27 anos de idade.

Kurt Donald Cobain (1967-1994) nasceu em Aberdee, ao sul do estado de Washington, nos Estados Unidos, no dia 20 de fevereiro de 1967. Filho de um mecânico e de uma garçonete cresceu em uma família de tradição musical, onde seus tios tocavam em bandas da região. Com dois anos começou a cantar, já mostrando seus dons musicais.

Quando estava com sete anos, seus pais se separaram e Cobain tornou-se uma criança reclusa e rebelde. Passava a maior parte do tempo sozinho ouvindo música e pintando. Sem lugar certo para morar, vivia com o pai, com a mãe, com amigos e parentes. Duas semanas antes de se formar no ensino secundário, abandonou a escola. Apaixonado pelo rock ’n’ roll, ao completar 14 anos ganhou de presente sua primeira guitarra elétrica e logo estava tocando e fazendo suas próprias canções.

Kurt Cobain formou sua primeira banda, a “Fecal Malter”, com o baixista Dale Crover, mas 1985 conheceu Krist Noviselic e juntos se mudaram para Olympia, atraídos pelo cenário musical da cidade. Tocavam em shows e bares da cidade. Em 1986, a banda teve diversas formações e em cada uma delas mudava de nome. No final desse mesmo ano, a banda estava formada por Cobain, o vocalista e guitarrista, Krist no baixo, e Chad Channing na bateria, e finalmente adota o nome de “Nirvana”.

Em dezembro de 1988, a banda lançou seu primeiro single com “Love Buzz”. Em 1989, já com um público fiel, lançou se primeiro álbum “Bleach”. Kurt Cobain se destacava por seu carisma e por suas letras com as quais o público jovem se identificava. Nesse mesmo ano, o grupo embarcou em sua primeira turnê nacional. Ainda em 1989, Kurt Cobain conhece Courtney Love, a vocalista da banda de rock “Hole”. A união dos dois foi explosiva e traduziu o que é a vida de sexo, drogas e rock ‘n’ roll.

Em 1990, com novo baterista, Peters, o Nirvana grava seu segundo single, “Silver”, que além da música título tinha também a música “Dive”. Com o produtor Butch Vig, gravou também o EP “Blew”, com seis músicas, entre elas, a primeira versão de “Smells Like Teen Spirit”, que mais tarde se tornaria a canção de maior sucesso do conjunto. Em outubro, Dave Grohl torna-se o baterista definitivo da banda.

O segundo disco do trio “Nevermind”, lançado em 1991, vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo, e anunciou a chegada de um novo gênero – o grunge – e transformou Seattle na capital do rock. Produzido por Butch Vig, que poliu, mas não domesticou a sonoridade áspera do trio, o disco fez do Nirvana um sucesso que seu líder, Kurt Cobain, não soube administrar. Em 1992, Kurt e Courtney já grávida, casam-se no Havaí. Kurt foi de pijama à cerimônia. A pequena Frances nasceu logo depois. Nessa época o casal se refugiou em um apartamento em Los Angeles.

Com um ritmo alucinante de shows, o grupo se apresentava com roupas rasgadas e velhas, além de protagonizar as costumeiras seções de quebra-quebra de instrumentos. Em janeiro de 1993, durante um show no Rock in Rio, Kurt Cobain abaixou as calças e cuspiu na câmera. Mesmo com vários problemas, no dia 23 de setembro desse mesmo ano, é lançado o disco “In Utero”, em que se destacou a música “Serven the Servants”.
No dia 8 de janeiro de 1994, a banda fez sua última apresentação nos Estados Unidos no Center Arena de Seattle. Depois de uma breve parada, no dia 2 de fevereiro partem para a última turnê pela Europa. Um mês antes de morrer, Kurt teve uma overdose e foi hospitalizado em Roma. Já de volta à sua mansão em Seattle, Kurt Cobain deixa uma carta de despedida e se suicida com um tiro na cabeça, e seu corpo só é encontrado três dias depois.

Kurt Cobain faleceu em Seattle, Washington, Estados Unidos, no dia 5 de abril de 1994.

Veja também as biografias de:
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Eminem (1972) é um rapper, compositor e produtor musical norte-americano. O á...
  • Chris Brown (1989) é um cantor, dançarino de música pop, R&B e hip hop norte-...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Usher , (1978) é um cantor e dançarino norte-americano, considerado como a mai...
  • James Brown (1933-2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-am...
  • Stevie Wonder Stevie Wander (1950) é um cantor e compositor norte-americano. Entre seus suc...
  • Ray Charles (1930-2004) foi um pianista, cantor e compositor norte-americano,...
  • Willie Nelson (1933), é um cantor e compositor norte-americano, reconhecido m...
  • Jim Morrison (1943-1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano. V...

Última atualização: 28/09/2016