Bob Dylan

Cantor e compositor norte-americano

Biografia de Bob Dylan

Bob Dylan (1941) é um cantor e compositor norte-americano de folk. Um dos ícones da contracultura. É considerado um dos maiores compositores do século XX. Prêmio Nobel de Literatura de 2016.

Bob Dylan (1941), nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nasceu em Duluth, Minnesota, Estados Unidos, no dia 24 de maio de 1941. Neto de imigrantes russos e judeus, na infância, aprendeu a tocar harmônica e violão influenciado pelas músicas de Hank Willians, cantor folk americano. Também gostava de ouvir Little Richard.

Bob Dylan iniciou sua carreira apresentando-se em shows e em bares, no começo dos anos 60, despontado com letras enigmáticas e belas, com sua voz fanhosa e o folk reinventado, como algo que as pessoas nunca tinham ouvido antes. Sua originalidade o acompanhou durante toda carreira. Em 1961, abriu um show de John Lee Hooker. Depois do evento, foi contratado pelo produtor John Hammond.

Dylan conseguiu reconhecimento com o álbum "The Freewheelin' Bob Dylan" (1963), o segundo com a gravadora Colúmbia Records. O grande sucesso do álbum foi “Blowin in the Wind”, canção emblemática, considerada uma das maiores no conjunto de seu repertório musical. Nos anos seguintes, gravou "Mr Tambourine Man", "Like a Rolling Stone", essa última, depois de envolver-se com polêmicas em 1965, no Newport Festival, por ter inserido guitarra elétrica em suas músicas, o que desagradou os fãs de folk mais conservadores. Em 1969, no álbum "Nashville Skyline”, a canção “Lay Lady Lay” foi destaque.

A partir dos anos 70, Dylan não teve a mesma energia para compor. Mesmo assim, a canção "Hurricane" (1976) foi sucesso do álbum “Desire". Na fase que converteu-se ao cristianismo, compôs “Slow Train Comming", "Saved" e "Shot of Love".

Nos anos 80, e 90 não foram períodos férteis musicalmente para Dylan, mas a canção “Jokerman” foi um hit da década de 80. Depois de um longo tempo com criações sem grande destaque, lançou em 1998 o álbum “Time Out of Mind”, considerado uma dos grandes trabalhos de sua carreira.

Dylan influenciou artistas e bandas importantes como Rolling Stones e Beatles. A canção “Like a Rolling Stone” foi considerada pela revista Rolling Stone como a melhor do século XX.

Avesso a rótulos, sempre abominou ser enquadrado no grupo de autores de "canções de protesto", apesar do uso recorrente de clássicos como "Blowin in the Wind" e "The Times They Are a-Changin" para reclamar contra governos, contra políticos e contra tudo.

No dia 3 de maio de 2012, Bob Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade, a maior honra civil dos Estados Unidos. Na cerimônia, Dylan foi condecorado pelo presidente Barack Obama, que não poupou elogios ao cantor, mas Dylan entrou mudo e saiu calado, ao seu estilo. No dia 13 de outubro de 2016 foi homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura.

Veja também as biografias de:
  • Chuck Berry (1926-2017) foi um cantor, compositor e guitarrista norte-america...
  • Bruno Mars (1985) é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Eminem (1972) é um rapper, compositor e produtor musical norte-americano. O á...
  • Chris Brown (1989) é um cantor, dançarino de música pop, R&B e hip hop norte-...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Usher , (1978) é um cantor e dançarino norte-americano, considerado como a mai...
  • Kurt Cobain (1967-1994) foi um cantor, compositor e músico norte-americano. F...
  • James Brown (1933-2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-am...
  • Ray Charles (1930-2004) foi um pianista, cantor e compositor norte-americano,...

Última atualização: 17/10/2016