Bob Marley

Músico jamaicano
Por Dilva Frazão

Biografia de Bob Marley

Bob Marley (1945-1981) foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.

Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945. Era filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana.

Sua mãe Celella Booker deu a luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de 50 anos, que passou a ajudar financeiramente no sustento do filho.

Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston, onde ele sofreu discriminação por ser mulato, fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

Carreira musical

Os amigos, Bob Marley e O’Riley Livington – o “Bunny”, começaram a fazer música e usavam instrumentos improvisados.

Posteriormente, através do cantor local Joe Higgs, que lecionava canto, Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh que se juntou ao grupo.

Em 1962, o empresário Leslie Kong ouviu Marley cantar e o convidou para gravar em estúdio o single “Judge Not”, era o início da carreira de Marley.

No ano seguinte, Marley formou, junto com Bunny e Peter, um grupo de reggae chamado Wailing Waillers. Eles tocavam o principal ritmo do país, o ska, de onde se originou o reggae, que se baseia em uma mistura de sons africanos com o rhythm & blues (R&B).

O primeiro single da banda, “Simmer Down”, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocal Beverly Kelso e Cherry Smith.

Em 1966, Bob Marley se casa com Rita Anderson e viaja para os Estados Unidos, onde permanece durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto.

bob marley e rita

The Wailers

De volta à Jamaica, Marley se reúne com Bunny e Peter, retoma o grupo que passa se chamar The Wailers.

O sucesso dos Wailers começou quando eles se uniram ao produtor Lee Perry, quando gravaram “Soul Rebel”, “400 Years” e “Small Axe”, já com influencia da crença “Rastafar” – de origem africana, mas de grande apelo na Jamaica.

Em 1970, o baixista Aston Barret e o baterista Carton Barret se uniram à banda.

Em 1971, o grupo assinou com a Island Records e em 1973 gravaram o álbum “Catch a Fire”, o primeiro do grupo e com grande destaque para a música da Jamaica.

A gravadora promoveu uma turnê da banda pela Inglaterra e Estados Unidos. Nesse período, Bunny resolve não fazer a turnê pelos Estados Unidos, sendo substituído por Joe Higgi.

Nesse mesmo ano, lançam o álbum “Burnin”, que trouxe duas canções de Bob e de Peter, “Get Up, Stand Up” e “I Shot the Sheriff”, que foi gravada por Eric Clapton, em 1974, e virou o hit n.º 1 nos Estados Unidos.

O terceiro álbum, “Natty Dread” (1974) lançou a música “No Woman, No Cray”, que se tornou um grande sucesso dos Wailers. Nesse mesmo ano, Peter e Bunny deixam a banda, e Rita, sua esposa, se une ao grupo, junto com Judy Mowatt e Marcia Griffiths, e ficam conhecidas como “I – Threes”.

Em 1976, o grupo lança o quarto disco de estúdio, “Rastaman Vibrations”. Nessa época, a banda começa a ser reconhecida como “Bob Marley & The Wailers”. Logo, o disco atinge as primeiras posições das paradas musicais nos Estados Unidos.

Atentado

Nessa época, a Jamaica passava por uma grave crise político social. O músico, com grande prestígio resolve fazer um show gratuito no Parque dos Heróis Nacionais em Kingston, com o objetivo de pedir o fim dos conflitos entre ocorridos entre as diversas gangues.

No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show, “Smile Jamaica”, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road.

Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Apesar do ocorrido, mesmo ferido, Marlei foi para o palco e se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas.

Após o ocorrido, Marley resolve ir morar em Londres. Em 1977 grava o álbum “Exodos”, que permaneceu por mais de 50 semanas nas primeiras posições dos tops na Inglaterra. A faixa “One Love” fez grande sucesso.

De volta à Jamaica, Marley organiza o “One Love Peace Concert”, onde o grande momento foi o aperto de mão, dado no palco, entre o Primero-Ministro Michael Manley e seu rival Edward Seaga.

Por mediar tal encontro, Bob Marley recebeu a “Medalha da Paz”, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Ainda em 1977, Marley embarca para a Etiópia, país da África onde se originou o Rastafári – movimento judaico-cristão que ele seguia.

Em 1979, Marley lança o disco “Survival”, onde revela em algumas músicas a dor e o ódio com relação às injustiças sociais, como nas faixas “So Much Trouble in the World” e “Ambush in the Night”.

No álbum, foi lançada também a música “Africa Unite”. Foi então convidado para as comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.

A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias de paz através da música.

Morte

Em 1977 foi diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo, recusou-se a trata-lo por questões religiosas, mas no fim de sua vida aderiu à Igreja Ortodoxa, porém já era tarde demais.

Bob Marley morreu em Miami, no dia 11 de maio de 1981, vítima do câncer. Seu funeral teve honras de chefe de estado e a data de seu nascimento é feriado nacional na Jamaica.

Última atualização: 06/02/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Usain Bolt (1986) é um atleta jamaicano considerado o maior velocista de todo...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, consid...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemã...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...