Jim Morrison

Cantor norte-americano

Biografia de Jim Morrison

Jim Morrison (1943-1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano. Vocalista da banda The Doors faleceu precocemente com apenas 27 anos de idade.

Jim Morrison (1943-1971), nome artístico de James Douglas Morrison, nasceu em Melbouene, Flórida, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1943. Filho do almirante George Steplien Morrison e de Clara Clark Morrison, funcionários da Marinha americana, morou em diversos estados em decorrência da profissão dos pais. Durante sua adolescência começou a escrever poesias. Em 1961, morando em Washington, graduou-se na George Washington High School. Em 1964, ingressou no curso de cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)

Em 1965, depois de formado, junto com o amigo Ray Manzarek iniciou a criação da banda de rock, “The Doors”, nome inspirado no livro The Doors os Perception, de Aldous Huxley. Nesse mesmo ano o grupo estava formado com Morrison (voz), Manzarek (teclado), Krieger (guitarra) e Densmore (bateria). Ainda em 1965, Morrison conheceu Pamela Courson, durante uma apresentação da banda no clube noturno The London Fog. O casal iniciou um tumultuado relacionamento com discussões, uso de drogas e infidelidades.

Em 1966 o grupo passou a tocar no clube Whisky a Go Go, quando foi visto pelo presidente da Elektra Recordes, que logo contratou a banda. Durante as gravações, Morrison já chegava embriagado. O álbum de estreia do grupo, intitulado “The Doors”, foi lançado em janeiro de 1967, e conta com diversas músicas de autoria de Morrison, incluindo o drama musical “The End”, com duração de mais de 11 minutos. O primeiro single promocional da banda, “Break On Through” foi dirigido por Morrison e Manzarek. Com o lançamento do segundo single, “Light My Fire” a banda tornou-se um grande sucesso e com performances polêmicas, se destacaram como um símbolo da contracultura norte-americana.

Em 1967, a banda lançou seu segundo disco intitulado “Strange Days”, no qual, a faixa “When the Musics Over”, era longa e dramática como The End do primeiro disco. O disco incluiu também canções clássicas como “Peaple Are Strange” e “Love Me Two Times”. Com as apresentações escandalosas de Jim Morrison, o grupo conquistou os adolescentes e em suas apresentações ao ar livre, ocorreram situações descontroladas entre os fãs e a polícia.

O terceiro disco do grupo “Waiting for the Sun”, lançado em 1968, foi o primeiro e único disco a chegar ao primeiro lugar na Billboard 200, e o single “Hello, I Love You” atingiu o primeiro lugar no Billboard Hot 100. A música “The Unknown Soldier” foi banida das rádios por ter uma letra bastante controversa. Ainda em 1968, o grupo iniciou uma turnê pela Europa. Em Amsterdã, Morrison não se apresentou, pois havia perdido os sentidos pelo uso de drogas.

Em março de 1969, durante um concerto no Dinners Key Auditorium, em Miame, depois de atitudes obscenas, Morris foi preso e diversos shows foram cancelados. Nesse mesmo ano, com sessões de gravações que se estenderam por semanas, por causa do estado de Morrison, foi lançado “The Soft Parade”, onde o primeiro single “Touch Me”, teve a colaboração do saxofonista Curtis Amy.

O grupo lançou ainda: “Morrison Hotel” (1970) e “L.A. Woman” (1971). Após a gravação do último disco, em abril, Morrison seguiu para Paris com a companheira Pamela Courson com o objetivo de descansar, mas continuou envolvido nas drogas e álcool. Em julho foi encontrado morto na banheira do apartamento que morava com Pamela. Muito se especula sobre sua morte, mas até hoje a causa não foi divulgada. Depois de sua morte, dois volumes de poesias foram publicados.

Jim Morrison faleceu em Paris, França, no dia 3 de julho de 1971.

Veja também as biografias de:
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Eminem (1972) é um rapper, compositor e produtor musical norte-americano. O á...
  • Chris Brown (1989) é um cantor, dançarino de música pop, R&B e hip hop norte-...
  • Usher , (1978) é um cantor e dançarino norte-americano, considerado como a mai...
  • Kurt Cobain (1967-1994) foi um cantor, compositor e músico norte-americano. F...
  • James Brown (1933-2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-am...
  • Ray Charles (1930-2004) foi um pianista, cantor e compositor norte-americano,...
  • Stevie Wonder Stevie Wander (1950) é um cantor e compositor norte-americano. Entre seus suc...
  • Kenny Rogers (1938) é um cantor, compositor, produtor musical, ator e empresá...

Última atualização: 03/01/2017