Thomas Jefferson

Político norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Thomas Jefferson

Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, exercendo dois mandatos entre 1801 e 1809. Foi o redator do texto da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Tomás Jefferson nasceu em Shadwell, Virgínia, Estados Unidos, no dia 13 de abril de 1743. Filho de Peter Jefferson e Jane Randolph ficou órfão de pai aos 14 anos de idade, herdando uma vasta extensão de terras.

Estudou línguas, matemática e ciências e em 1767 formou-se em direito. Exerceu a advocacia durante sete anos, quando abandonou a profissão para dedicar-se à política. Nessa época casou-se com a viúva Martha Wayles Skelton.

Carreira política

Thomas Jefferson iniciou-se na política colonial em 1769, quando foi eleito para a Câmara dos Burgueses. Nesse período, iniciou a construção de “Monticello”, uma residência em estilo clássico, que hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Thomas Jefferson
Residência de Thomas Jefferson, Monticello

Grande defensor da Independência, em 1774 escreveu “A Summary View of the Rights of British America” (Breve Panorama dos Direitos da América Britânica) de enorme repercussão.

A obra defendia que o Parlamento britânico não tinha qualquer direito de governar as colônias, alegando que eram independentes desde sua fundação.

Os frequentes desentendimentos entre ingleses e colonos e a constante criação de leis que só beneficiavam a Inglaterra, desencadeou uma série de violentos conflitos.

No início, a "Revolução Americana" foi apenas um protesto contra o governo britânico, mas em menos de um ano a ideia de Independência foi tomando vulto.

Em 1775, Thomas Jefferson foi nomeado delegado da Virgínia no Segundo Congresso Continental, na Filadélfia.

Quando a ruptura com a Inglaterra tornou-se inevitável, ele fez parte da comissão que redigiu a Declaração da Independência, em 1776. No dia 4 de julho de 1776 foi assinada uma declaração que proclamava:

“Estas colônias unidas são, e devem ser, de direito, Estados livres e independentes”.

Thomas Jefferson voltou para Virgínia, onde foi eleito governador para a legislatura de 1779 e 1781.

Carreira Diplomática

A carreira diplomática de Thomas Jefferson começou em 1784, na França, como assessor do embaixador Benjamin Franklin , a quem substituiu no cargo de embaixador no ano seguinte. Permaneceu em representação dos Estados Unidos na França até 1789.

Era a época pré-revolucionária e as ideias que inspiraram a Revolução Francesa contribuíram para fortalecer as convicções democráticas de Jefferson. Em 1790, foi nomeado Ministro do Exterior na presidência de George Washington.

Suas divergências em política econômica e exterior com o Ministro da Fazenda, Alexander Hamilton, deram origem a duas correntes políticas: o Partido Federalista, liderado por Hamilton, e o Partido Democrático Republicano, base do atual Partido Democrata, dirigido por Jefferson.

Ao eclodir a guerra na Europa em 1792, Jefferson apoiou a França, enquanto Hamilton propunha na neutralidade. A decisão de George Washington a favor da neutralidade motivou Jefferson a pedir demissão.

Presidente da República

Em 1796, Thomas Jefferson candidatou-se à presidência da república, concorrendo com John Adams, mas foi derrotado com pequena diferença de votos.

Conforme a lei em vigor, coube a Jefferson a vice-presidência da república. A ideologia federalista de Adams originou sérias crises entre os dois partidos.

Em 1800, Jefferson foi novamente candidato, sendo eleito o terceiro presidente dos Estados Unidos. Foi o primeiro presidente do partido Democrata Republicano.

A prioridade de seu governo foi o desenvolvimento do país. A principal realização foi a aquisição do vasto território da Louisiana, comprado à França em 1803, duplicando a área dos Estados Unidos.

Reeleito em 1804, procurou evitar que o país fosse envolvido nas guerras napoleônicas e defendeu os direitos marítimos dos Estados Unidos como uma nação neutra.

 Após cumprir o segundo mandato, retirou-se da vida pública indo morar em Monticello. Dedicou-se a um dos seus mais caros projetos: a fundação da Universidade da Virgínia, quando foi o primeiro reitor.

Thomas Jefferson faleceu em Monticello, Virgínia, Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1826, no dia do aniversário de 50 anos da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Joe Biden (1942) é o 46º presidente eleito dos Estados Unidos tendo sido venc...