Joe Biden

Político norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Joe Biden

Joe Biden (1942) é um advogado e político norte-americano. Foi eleito em novembro de 2020 para ocupar o 46.º cargo de presidente dos Estados Unidos, para o período de 2021 e 2024, na sucessão de Donad Trump. Foi o mais velho presidente eleito do pais. Foi vice-presidente durante a gestão de Barack Obama entre (2009 e 2017).

Joseph Robinette Biden Jr, conhecido como Joe Biden, nasceu em Scranton, Pensilvânia, Estados Undidos, no dia 20 de novembro de 1942. Os seus pais, Joseph Robinette Biden e Catherine Eugenia Biden, tiveram mais três filhos: James Biden, Valerie Biden Owens e Frank Biden. 

A família de Biden tem origens irlandesa, inglesa e francesa e os filhos foram criados com uma educação católica. 

Formação acadêmica

Joe Biden se formou na Universidade de Delaware em História e Ciência Política (1965). Biden também se formou em Direito pela Universidade de Syracuse (1968). 

Depois de formado em direito, Biden atuou como advogado numa grande empresa durante um curto espaço de tempo. Frustrado com o escritório privado, mudou de área e virou defensor público. 

Carreira política

No início da carreira de defensor conseguiu uma vaga no Conselho do Condado de New Castle, fato que deu visibilidade para ele que alcançasse espaço no Senado.

Aos 29 anos, foi o quinto político mais jovem da história dos Estados Unidos, representando Delaware no Senado entre 1973 e 2009. 

Com uma trajetória política consolidada, integrou o Comitê Judiciário do Senado entre 1987 e 1996 e ocupou uma cadeira no Comitê de Assuntos Internacionais do Senado entre 1987 e 1995. 

Em 1987, Biden buscou a candidatura pela primeira vez ao cargo de presidente da República. Durante a tentativa, frustrada, foi pego ao plagiar um discurso feito pelo político britânico Neil Kinnock. 

Além da carreira política, entre 1991 e 2008, Joe Biden deu aulas como professor adjunto na Widener University School of Law.

Em 2008 tentou novamente a candidatura, mas perdeu outra vez. Seis anos mais tarde ia tentar se candidatar, mas acabou desistindo, dando lugar para Hillary Clinton, que perdeu nas urnas numa eleição muito apertada.

Devido a sua experiência política, foi convidado por Barack Obama para ocupar o cargo de vice-presidente, exercido durante os dois mandatos (entre 2009 e 2017). 

Campanha presidencial em 2020

Em 2019, o nome de Biden surgiu para concorrer pelo Partido Democrata, disputando com o republicano Donald Trump, que tentava a reeleição.

Biden disputou as primárias vencendo seus concorrentes Bernie Sanders e Elizabeth Warren. Em agosto de 2020 seu nome foi oficializado, e a Senadora Kamala Harris foi a escolhida para concorrer à vice-presidência.

Depois de uma acirrada campanha, Joe Biden venceu as eleições com mais de 81 milhões de votos, derrotando Donald Trump, que obteve 74 milhões de votos. No Colégio Eleitoral, Biden conquistou 306 delegados, enquanto Trump conquistou 232 delegados, o que determinou a vitória de Biden.

Donald Trump se recusou a aceitar a derrota nas eleições, e seus apoiadores iniciaram uma mobilização que culminou com a invasão do Capitólio. Vídeos e câmaras de segurança mostraram os invasores armados de barras de ferro e sprays químicos atacando os policiais.

No dia 20 de janeiro de 2021 Biden assumiu o cargo, tornando-se o 46.º Presidente dos Estados Unidos. Com 76 anos, tornou-se o presidente mais velho a assumir a presidência dos Estados Unidos.

Joe Biden na presidência dos Estados Unidos

Entre as medidas tomadas por Biden durante seu governo a que gerou mais impacto foi a retirada dos tropas norte-americanas do Afeganistão, após duas décadas de ocupação. Tal medida, abriu espaço para que o grupo talibã retomasse o poder no Afeganistão.

A política econômica do governo Biden foi marcada por uma alta inflacionária inicial, porém foi sendo bem administrada ao logo dos anos, o que resultou em um crescimento econômico expressivo levando a uma baixa do desemprego.

Em relação ao meio ambiente, Biden prometeu apoiar energias renováveis e colocar os Estados Unidos de volta no Acordo de Paris. Chegou a fazer altos investimentos com o objetivo de reduzir as mudanças climáticas.

Sobre a imigração, disse que o seu desejo era interromper a construção do polêmico muro com o México, anular as políticas de Trump que separaram famílias imigrantes e facilitar os vistos de trabalho em alguns setores específicos. 

O governo Biden enviou bilhões de dólares para a Ucrânia depois que o pais foi invadido pela Rússia, o que causou críticas internas e também de parte da comunidade internacional.

Biden também declarou apoio ao governo de Israel depois do ataque terrorista coordenado pelo Hamas que ocorreu no dia 7 de outubro de 2023.

Campanha presidencial em 2024

Em abril de 2023, Joe Biden anunciou sua candidatura à reeleição para presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris seria mais uma vez a candidata à vice-presidente.

Em 2024 ocorreu uma reviravolta na campanha de Biden. Aos poucos o candidato foi perdendo o apoio do seu partido que criticava o desempenho do candidato e sugeriram sua saída da campanha.

A grande pressão popular fez com que Biden retirasse sua candidatura à presidência. Por fim, Kamala Harris foi a escolhida dos democratas como a candidata à presidência dos Estados Unidos.

A candidata recebeu o apoio de várias personalidades, mas acabou sendo derrotada por Donad Trump, do Partido Republicano, que tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

Tragédias pessoais e família

Depois de ter sido eleito para o primeiro mandato como senador, no dia 18 de dezembro de 1972 Biden recebeu a notícia de que a mulher e os três filhos se envolveram em um acidente de carro.

A esposa, Neilia Hunter, e a filha Naomi, que na ocasião tinha 1 ano, faleceram. Os filhos Beau (3 anos) e Hunter (4 anos) ficaram gravemente feridos, mas se salvaram, recuperando-se completamente no hospital de Delaware. 

Depois de viúvo e pai de dois filhos, Joe conheceu a professora Jill Jacobs, com quem teve uma filha (Ashley).

Outra tragédia aconteceu mais de quarenta anos depois: Beau Biden, seu filho mais novo, um dos sobreviventes do acidente, faleceu aos 46 anos, em maio de 2015, vítima de um câncer no cérebro. Beau chegou a ser procurador-geral de Delaware.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Prince (1958-2016) foi um importante artista da música norte-americana. Atuou...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • Jimmy Carter (1924-2024) foi um político norte-americano. Foi o 39º president...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...