Joe Biden

Político norte-americano
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Joe Biden

Joseph Robinette Biden, conhecido apenas como Joe Biden, foi eleito em novembro de 2020 para ocupar o cargo de 46º presidente dos Estados Unidos depois de vencer nas urnas o antigo presidente Donald Trump.
O democrata Joe Biden, que foi vice-presidente durante a gestão de Barack Obama (2009-2017), é o mais velho presidente eleito dos Estados Unidos. 

Joe Biden nasceu no dia 20 de novembro de 1942 na Pensilvania (Estados Unidos). 

Carreira política

Depois de formado em Direito, Biden atuou como advogado numa grande empresa durante um curto espaço de tempo. Frustrado com o escritório privado, mudou de área e virou defensor público. 

No princípio da carreira conseguiu uma vaga no Conselho do Condado de New Castle, que deu visibilidade para que alcançasse espaço no Senado. Aos 29 anos, foi o quinto político mais jovem da história dos Estados Unidos a se tornar senador. Representando Delaware, Biden foi senador entre 1973 e 2009. 

Com uma trajetória política consolidada, integrou o Comitê Judiciário do Senado entre 1987 e 1996 e ocupou uma cadeira no Comitê de Assuntos Internacionais do Senado entre 1987 e 1995. 

Além da carreira política, entre 1991 e 2008, Joe Biden deu aulas como professor adjunto na Widener University School of Law.

Devido a sua experiência política, Joe Biden foi convidado por Barack Obama para ocupar o cargo de vice-presidente durante os dois mandatos (entre 2009 e 2017). 

Tentativas de se tornar presidente

Em 1987, Joe Biden tentou se candidatar pela primeira vez ao cargo de presidente da República. Durante a tentativa, frustrada, foi pego ao plagiar um discurso feito pelo político britânico Neil Kinnock. 

Em 2008 tentou a candidatura novamente e perdeu outra vez. Seis anos mais tarde ia tentar se candidatar, mas acabou desistindo, dando lugar para Hillary Clinton, que perdeu nas urnas numa eleição muito apertada.

Em 2020, na terceira tentativa de se tornar presidente, tendo dessa vez escolhido a senadora Kamala Harris como a sua vice, Joe Biden se candidatou pelo partido democrata e finalmente se elegeu. Em novembro de 2020 a dupla venceu o opositor Donald Trump, do partido republicano.

Principais propostas de campanha de Biden

Joe Biden apostou principalmente em quatro setores durante a sua campanha presidencial. O primeiro deles foi a economia: a sua proposta era estimular a indústria americana dando principalmente incentivos fiscais para investimento na produção nacional. No campo da saúde, Biden formalizou que desejava retomar e expandir o Obamacare. 

Em relação ao meio ambiente, prometeu apoiar energias renováveis e colocar os Estados Unidos de volta no Acordo de Paris. Sobre a imigração, disse que o seu desejo era interromper a construção do polêmico muro com o México, voltar atrás nas políticas Trump que separaram famílias imigrantes e facilitar os vistos de trabalho em alguns setores específicos. 

Formação acadêmica

Joe Biden se formou na Universidade de Delaware em História e Ciência Política (1965). Biden também se formou em Direito pela Universidade de Syracuse (1968). 

Tragédias pessoais

Depois de ter sido eleito para o primeiro mandato como senador, no dia 18 de dezembro de 1972 Biden recebeu a notícia que a mulher e os três filhos se envolveram em um acidente de carro.

A esposa, Neilia Hunter, e a filha Naomi, que na ocasião tinha 1 ano, faleceram. Os filhos Beau (3 anos) e Hunter (4 anos) ficaram gravemente feridos, mas se salvaram, tendo se recuperado completamente no hospital de Delaware. 

Outra tragédia aconteceu mais de quarenta anos depois: Beau Biden, o filho mais novo de Biden, que sobreviveu ao acidente de carro quando era criança, faleceu aos 46 anos, em maio de 2015, vítima de um câncer no cérebro. Beau chegou a ser procurador-geral de Delaware. 

A origem familiar de Biden

Joe Biden cresceu em Scranton, Pensilvânia, numa família modesta. Os seus pais (Joseph Robinette Biden e Catherine Eugenia Biden) tiveram mais três filhos: James Biden, Valerie Biden Owens e Frank Biden. 

A família de Biden tem origem irlandesa americana e os filhos foram criados com uma educação católica. 

A família construída por Joe Biden

O primeiro casamento de Joe Biden foi com Neilia Hunter, que conheceu durante as férias de verão quando estava na faculdade.

O casal teve três filhos: Naomi, Beau e Hunter. Envolvidos em um acidente de carro, Neilia e Naomi perderam a vida. Beau e Hunter sofreram ferimentos graves, mas sobreviveram.

Beau faleceu aos 46 anos vítima de um câncer no cérebro. Do primeiro casamento sobrevive apenas o filho Hunter. 

Depois de viúvo e pai de dois filhos, Joe conheceu a professora Jill Jacobs, com quem teve uma filha (Ashley).

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...