Kamala Harris

Política norte-americana
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Kamala Harris

Kamala Devi Harris foi eleita vice-presidente dos Estados Unidos, sendo a número 2 do governo do democrata Joe Biden. A dupla venceu a eleição realizada em novembro de 2020, substituindo os republicanos Trump e Mike Pence.

Kamala é filha de imigrantes (pai jamaicano e mãe indiana), é também afro-americana e, antes de assumir a vice-presidência, atuou como senadora.

Kamala Harris nasceu em Oakland (Califórnia) no dia 20 de outubro de 1964. 

Carreira política

Em 1990, Kamala Harris foi admitida na Ordem dos Advogados da Califórnia e começou a trabalhar como procuradora distrital adjunta em Oakland (cargo que ocupou entre 1990-1998). Em 2004 se tornou promotora distrital.  

Aos 40 anos virou a procuradora de São Francisco. Kamala foi a primeira negra e a primeira mulher procuradora-geral da Califórnia (2011-2017).

Em 2017 se elegeu senadora pelo partido democrata.

Dois anos mais tarde pensou em se candidatar para as eleições presidenciais do ano a seguir. Kamala chegou a disputar as primárias do partido, mas acabou desistindo do projeto ambicioso em dezembro de 2019.

Em agosto de 2020 foi escolhida por Joe Biden para ser a número 2 da sua campanha presidencial.

A primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Posso ser a primeira mulher neste cargo, mas não serei a última.

Em 1920 os Estados Unidos deram entrada na 19ª emenda da Constituição norte-americana, garantindo que as mulheres poderiam ter o direito ao voto. 

Precisamente 100 anos mais tarde, Kamala Harris alcançou o cargo político mais alto que uma mulher já havia alcançado nos Estados Unidos, o de vice-presidente do país. 

Diante dessa grande conquista, durante o discurso que fez ao saber da vitória, Kamala falou sobre a importância da luta das mulheres para que ela alcançasse uma posição tão elevada na hierarquia política norte-americana: 

Quando ela (a mãe de Kamala) chegou aqui, vinda da Índia, talvez ela não imaginasse propriamente este momento. Mas ela acreditava profundamente numa América em que um momento como este seria possível. Penso nela e nas gerações de mulheres — negras, asiáticas, brancas, latinas, índias — que, ao longo da história da nação, abriram o caminho para o momento desta noite.

Formação acadêmica

Kamala Harris se formou em Ciência Política e Economia (1986) pela Howard University, situada em Washington. De lá seguiu para o Hastings College, onde concluiu o curso de Direito (1989).

Origem familiar

Shyamala Gopalan Harris (1938-2009), mãe de Kamala, nasceu no sul da Índia e imigrou para os Estados Unidos quando tinha 19 anos. Ela era a filha mais velha de quatro irmãos e, como adorava ciências, foi incentivada pelos pais a se mudar para a Califórnia onde fez o doutorado em Nutrição e Endocrinologia pela Universidade de Berkeley. Nos Estados Unidos Shyamala seguiu trabalhando com pesquisas relacionadas ao câncer de mama. 

Donald Harris (1938), pai de Kamala, é jamaicano e se mudou para a América para estudar Economia na Universidade de Berkeley. Donald seguiu com a vida acadêmica e é professor emérito na Universidade de Stanford. 

Donald e Shyamala tiveram duas filhas: Kamala e Maya. Quando Kamala tinha 7 anos, o casal se separou e as meninas ficaram vivendo com a mãe em Oakland, visitando o pai durante os finais de semana. 

Mais tarde, quando Kamala tinha 12 anos, a mãe e as filhas foram viver no Canadá depois de Shyamala ser convidada para dar aulas e realizar pesquisas numa universidade local.

A vida pessoal de Kamala Harris

Em 2013, Kamala conheceu o futuro companheiro, o também advogado Douglas Emhoff. O casamento aconteceu no ano a seguir. Douglas, que era divorciado, já tinha dois filhos (Cole e Ella).

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Hillary Clinton (1947) é uma política e destacada advogada norte-americana. E...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, uma pioneira da...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...