Michelle Obama

Ex-primeira dama norte-americana

Biografia de Michelle Obama

Michelle Obama (1964) é uma advogada norte-americana. Foi primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Esposa do ex-presidente Barack Obama, foi a primeira afrodescendente a ocupar o posto de primeira-dama.

Michelle LaVaughn  Robinson nasceu em Chicago, Illinois, no dia 17 de janeiro de 1964. Filha de Fraser Robinson, empregado de uma empresa de purificação de água, e de Marian Shields Robinson, que foi secretária em um banco, passou sua infância e juventude em um bairro ocupado principalmente por famílias negras, o Southside.  

Entre 1977 e 1981 foi aluna da Whitney Young Magnet High School. Entre 1981 e 1985 estudou na Universidade de Princeton onde cursou Sociologia e Estudos Afro-americanos. Em 1985 ingressou na Escola de Direito da Universidade de Harvard, em Cambridge, onde se graduou em 1988.

Carreira Profissional

Em 1988, depois de graduada, Michelle Obama começou a trabalhar como estagiária de direito no escritório da Sidley & Austin, onde se especializou em direito de propriedade intelectual. Em 1989 conheceu Barack Obama, que havia ingressado como estagiário no mesmo escritório, para o período do verão, e depois retornou para a Universidade.

Em 1991, buscando uma carreira mais orientada para os serviços públicos, Michelle Obama se tornou assistente do prefeito de Chicago, Richard M. Daley. Entre 1992 e 1993, Michelle foi assistente do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Chicago. Em 1993, criou a Aliados Públicos de Chicago, um programa de treinamento de liderança para jovens adultos. Atuou como diretora executiva do programa até o ano de 1996.

Ainda em 1996, Barack Obama foi eleito para o Senado de Illinois, e nesse mesmo ano, Michelle tornou-se reitora dos serviços estudantis da Universidade de Chicago, onde ajudou a organizar o Centro de Serviços Comunitários da Universidade. Em 2002, tornou-se diretora executiva de negócios externos da Universidade. Em 2004, Barack Obama foi eleito para o Senado dos Estados Unidos. Em 2005, Michelle torna-se vice-presidente da Comunidade e dos negócios externos do Centro Médico da Universidade de Chicago.

Casamento e Filhas

Em outubro de 1992, Michelle e Obama se casaram e fixaram residência no South Side de Chicago. Juntos, Michelle e Obama tiveram duas filhas: Malia Ann Obama, nascida em 1998, e Natasha Obama, nascida em 2001.

Eleição Presidencial de 2008

Em 2008, Barack Obama anunciou sua candidatura, pelo Partido Democrata, para a presidência dos Estados Unidos. Durante a longa corrida das primárias para a presidência, Michelle afastou-se de suas funções na Universidade para dedicar-se à campanha do marido. No dia 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos, derrotando o senador John McCain.

Primeira-Dama

No dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos. Como primeira-dama, Michelle esteve envolvida em várias causas, entre elas, as das famílias dos militares e especialmente à obesidade infantil. Durante os primeiros meses como primeira-dama, Michelle Obama visitou abrigos que recolhiam pessoas desalojadas.

Em um esforço para promover uma alimentação mais saudável, ainda em 2009, ela organizou uma horta no lado Sul da Casa Branca. Ela relatou suas experiências com o projeto no livro: “A História da Casa Branca Kitchen Garden and Gardens Across América” (2012).

Em 2012, Barack Obama foi reeleito, mais uma vez com a ajuda de Michelle Obama, que foi presença constante e de destaque na campanha. Michele Obama foi considerada uma das primeiras-damas mais carismáticas que a América conheceu.

Michelle Obama escreveu sempre os seus próprios discursos, como o que pronunciou na despedida da Casa Branca, no dia 6 de janeiro de 2017, quando citou: “Ser a primeira-dama foi a maior honra da minha vida, espero que estejam orgulhosos de mim. A todos os jovens que me escutam saibam que este país é de vocês, qualquer que seja a sua origem e o seu passado. Se seus pais são imigrantes, tenham em conta que isso faz parte de uma tradição da qual os Estados Unidos se orgulham”.

“Saibam também que a diversidade religiosa é uma grande tradição americana. É nossa magnífica diversidade que nos faz o que somos. Não tenham medo! Me ouçam!, não tenham medo, mantenham o foco, a determinação e sejam fortes”.

Em 2018, Michelle Obama lançou o livro “Minha História”, uma autobiografia, onde começa agradecendo às filhas Malia e Sasha, e ao marido Obama, "que sempre lhe prometeu uma jornada interessante".

Veja também as biografias de:
  • Eva Perón (1919-1952) foi primeira-dama da Argentina durante o primeiro manda...
  • Michelle Bolsonaro (1980) é a Primeira-Dama do Brasil e ativista das causas s...
  • Indira Gandhi (1917-1984) foi primeira-ministra da Índia, entre os anos de 19...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...

Última atualização: 04/02/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.