Rosa Parks

Ativista norte-americana

Biografia de Rosa Parks

Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. No dia 1 de dezembro de 1955, Rosa entrou para a história por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery, no Alabama.

Rosa Louise Parks nasceu em Tuskegee, Alabama, no Sul dos Estados Unidos, no dia 4 de fevereiro de 1913. Filha de James e Leona Edwards McCauley, mais tarde, mudou-se com a família para Pine Level, onde Rosa estudou na escola rural. Com 11 anos, ingressou na Montgomery Industrial School for Girls. Em seguida, estudou na Alabama State Teacher’s College High School. Com a doença de sua avó e em seguida de sua mãe, Rosa foi obrigada a abandonar a escola. Trabalhava como costureira para ajudar nas despesas da casa.

No dia 18 de dezembro de 1932, Rosa casou-se com Reymond Parks, membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), uma organização que lutava pelos direitos civis dos negros, da qual Rosa se tornou uma militante. Incentivada pelo marido, Rosa concluiu o ensino médio em 1934. Reymond chegou a secretário e líder juvenil da associação.

Em Montgomery, capital do Estado de Alabama, no Sul dos Estados Unidos, local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país, desde 1900, por lei, os primeiros assentos dos ônibus eram reservados para passageiros brancos. No dia 1 de dezembro de 1955, quando Rosa voltava do trabalho, tomou um desses ônibus e sentou-se em um dos assentos localizados no meio do coletivo. Quando alguns brancos entraram no ônibus e ficaram em pé, o motorista exigiu que Rosa e outros três negros se levantassem para dar o lugar aos brancos. Enquanto os outros três se levantaram, Rosa se negou a cumprir a ordem e permaneceu sentada.

A polícia foi chamada e Rosa Parks foi detida e levada para a prisão, por violar a lei de segregação do código da cidade de Montgomery, apesar de não estar sentada nas primeiras cadeiras. No dia seguinte, Rosa foi solta depois que teve a fiança paga por Edgar Nixon, presidente da NAACP e por seu amigo Clifford Durr. A prisão de Rosa provocou um grande protesto que resultou em um boicote aos ônibus urbanos, quando os trabalhadores negros e os simpatizantes da causa passaram a caminhar quilômetros em direção ao trabalho, causando grande prejuízo para a empresa.

Os protestos receberam o apoio de várias personalidades que se engajaram no movimento, entre eles, Martin Luther King, que era pastor na cidade de Montgomery, a cantora gospel Mahalia Jackson, que realizou uma série de shows para ajudar os ativistas que estavam presos. O movimento contra a segregação durou 382 dias e só terminou em 13 de novembro de 1956, após a Suprema Corte declarar inconstitucionais as leis de segregação. Foi o primeiro movimento contra a segregação que saiu vitorioso em solo norte-americano.

Em 21 de dezembro de 1956, Martin Luther King e Glen Smiley, sacerdote branco, entraram juntos em um ônibus e ocuparam os primeiros lugares. Rosa Parks foi reconhecida nacionalmente como a “mãe do moderno movimento dos direitos civis”. As dificuldades não pararam, Rosa sofreu ameaças de morte e teve dificuldade de conseguir emprego. Em 1957 mudou-se para Detroit, Michigan. Em 1964 tornou-se diaconisa da Igreja Episcopal Metodista Africana (AME).

Rosa Parks recebeu diversas homenagens. Em 1976, a cidade de Detroit renomeou a 12th Street como Rosa Parks Boulevard. Em 1997, o estado de Michigan decretou o dia 4 de fevereiro como o Dia de Rosa Parks. Em 1999, o então presidente Bill Clinton condecorou Rosa Parks, então com 88 anos, com a medalha de ouro do Congresso norte-americano. O ônibus em que ocorreu a reação de Rosa Parks, atualmente faz parte do acervo do The Henry Ford Museum.

Rosa Parks faleceu em Detroit, Michigan, Estados Unidos, o dia 24 de outubro de 2005.

Veja também as biografias de:
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Malcolm X (1925-1965) foi um ativista norte-americano, um dos mais polêmicos...
  • Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana...
  • Antônio da Silva Jardim (1860-1891) foi ativista político brasileiro. Formado...
  • Ingrid Betancourt (1961), ativista política colombiana, foi sequestrada pela...
  • Antonio Gramsci (1891-1937) foi um ativista político, jornalista e intelectua...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é cantora Pop norte-america. Começou na música Gospel, mas...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...

Última atualização: 22/08/2017