Pocahontas

Índia norte-americana

Biografia de Pocahontas

Pocahontas (1595-1617) foi uma índia, filha de Powhatan, chefe de uma tribo nativa do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Sua história se transformou em várias versões românticas, que deu origem ao filme “O Novo Mundo” (1995) e ao desenho animado da Disney, “Pocahontas” (2005).

Pocahontas (1595-1617) nasceu na região chamada, pelos índios, de Tenakomakah, que abrangia quase todas as tribos indígenas do litoral do atual estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Filha do chefe Powhatan recebeu o nome de “Matoaka”, mas era chamada de “Pocahontas”, que significa criança mimada. Viveu na época em que a América foi colonizada pelos ingleses.

Uma das versões da história, conta que com 12 anos de idade Pocahontas teria convencido o pai a não matar o soldado britânico John Smith, para não atrair o ódio dos colonizadores. O soldado era um homem de meia idade, de barba e cabelos longos, o líder dos colonos ingleses. A história conta que através de Smith os Powhatan fizeram as pazes com os soldados. Algumas versões negam que a índia e o soldado tenham se apaixonado.

Em 1609, John Smith teve que voltar para a Inglaterra para tratar de ferimentos após um acidente com pólvora. A paz durou pouco e Pocahontas foi aprisionada pelos ingleses e levada para Jamestown – o primeiro assentamento britânico e capital da colônia no continente americano, no atual estado da Virgínia, onde permaneceu durante um ano.

Durante a prisão, a jovem aprendeu o cristianismo, foi batizada, recebeu o nome de Rebeca e aprimorou seu inglês. Nesse período, o coronel John Rolfe demonstrou um especial interesse pela jovem índia e com a condição de libertá-la teve que casar com ele, que era um importante comerciante de tabaco. Logo após a união, nasceu seu primeiro filho que foi chamado de Thomas Rolfe. (Seus descendentes ficaram conhecidos como Red Rolfes).

Em 1616, John Rolfe, Pocahontas, o filho e um grupo de onze membros da tribo, entre eles o sacerdote Tomocomo, viajaram para a Inglaterra. Sabendo da chegada de Pocahontas, John Smith mandou uma carta à rainha Ana para pedir que o grupo fosse bem tratados. Pocahontas e Tomocomo foram recebidos pelo rei James (1566-1625). Em um encontro com John Smith, Pocahontas declarou que estava decepcionada por ele não ter tomado medidas para manter a paz entre sua tribo e os colonizadores.

Em 1617, ao retornar para a Virgínia, Pocahontas adoeceu e o navio em que estava foi obrigado a atracar em Gravesend, em Kent, na Inglaterra, mas ela veio a falecer. Mais tarde, no local de seu túmulo foi construída uma igreja. Em sua memória foi erguida, em Gravesend, uma estátua de bonze em tamanho real.

Pocahontas faleceu em Gravesend, Kent, Inglaterra, no dia 21 de março de 1617.

Veja também as biografias de:
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é cantora Pop norte-america. Começou na música Gospel, mas...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...
  • Ava Gardner (1922-1990) foi atriz norte-americana. Uma das atrizes mais bonit...
  • Grace Kelly (1929-1982) foi uma atriz norte-americana. Recebeu o Globo de Our...
  • Doris Day (1924) é atriz norte-americana, se destacou na fase áurea de Hollyw...
  • Judy Garland (1922-1969) foi atriz norte-americana. Se destacou no personagem...

Última atualização: 17/11/2016