Karen Carpenter

Cantora norte-americana
Por Dilva Frazão

Biografia de Karen Carpenter

Karen Carpenter (1950-1983) foi uma cantora norte-americana e baterista, que fez sucesso nos anos 70 com a dupla "The Carpenters", junto com seu irmão Richard.

Karen Anne Carpenter nasceu em New Haven, Connecticut, Estados Unidos, no dia 2 de março de 1950. Era filha dos missionários Harold Bertram e Agnes Reuwer.

Com 13 anos Karen mudou-se com sua família para Downy, Los Angels, Califórnia. Com 14 anos ingressou na Downey High School, época em que formou o trio feminino Two Plus Two com duas amigas da escola.

Em 1965, após o fim do trio, e seu irmão Richard, que tocava piano, conheceu o contrabaixista Wes Jacobs e junto com Karen formaram o “Richard Carpenter Trio”, que tocava jazz e se apresentava em casamentos e bailes.

O trio chegou à final do concurso de talentos “The Battle on the Bands”, no Hollywood Bowl, com a música “Iced Tea”. Como prêmio, assinaram um contrato com a RCA Records, prém, foi cancelado antes do lançamento comercial.

Em 1966, Karen já mostrava grande capacidade vocal e assinou com o Magic Lamp Records e gravou “Looking for Love”, “I’ll be Yours”, “The Parting of Our Ways”, entre outras músicas, com a banda formada por Richard no teclado, Joe Osborn no baixo e Karen na bateria. O grupo lançou apenas 500 cópias e uma delas foi parar nas mãos do diretor da A&M Records.

Em 1967, Karen formou-se na Downey High School e ingressou na Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach, para estudar música e passou a integrar o coral da faculdade, junto com seu irmão Richard.

Carpenters

Em 1969, após o fim do trio, os Carpenters decidiram continuar com a dupla, com Richard no piano e Karen na bateria e ambos como vocalistas. Assinaram com a A&M que lançou a banda “Carpenters”, que logo conquistou seu espaço.

Karen Carpenter

O disco de estreia foi Offering, que mais tarde foi renomeado de Ticket to Ride, título da música que foi sucesso dos Beatles e logo se tornou o grande sucesso do álbum.

Richard escreveu dez das treze canções do disco e cantou em cinco delas. Além da bateria, Karen tocou baixo em “All of My Life” e “Eve”, sob a orientação de Osborn.

Em 1970 lançaram o segundo disco intitulado Close to You que chegou ao topo das vendas. As músicas (They Long To Be) Close To You e We’ve Only Just Begun levaram o grupo ao estrelato e ao sucesso internacional.

Durante os 14 anos de carreira (1969-1983), os Carpenters gravaram onze álbuns que entraram para as paradas de sucesso com diversas músicas, entre elas, Rainy Days and Mondays, Superstar, Hurting Each Other, Goodbye to Love, Yesterday Once More e Top of the World.

Em 1975, logo depois do lançamento da música Only Yesterday, o excesso de turnês e as longas sessões de gravações, começaram a mudar o comportamento da dupla, que iniciava um declínio.

Richard envolveu-se com drogas e acabou sendo internado em uma clínica de reabilitação. Karen fazia dietas rigorosas e começou a desenvolver anorexia nervosa. Enfraquecida, foi forçada a cancelar as apresentações que fariam na Inglaterra e no Japão.

As apresentações públicas da dupla foram interrompidas a partir de 1978. Em 1979, Karen Carpenter decidiu gravar um álbum solo com o produtor Phil Ramone, mas o disco nunca foi concluído.

Em 1980, após um rápido romance, Karen se casou com Thomas James Burris, um corretor de imóveis, divorciado e pai de um jovem de 18 anos. O casal se separou um ano depois, o que colaborou para agravar a doença da cantora.

Depois de uma longa interrupção, em 1981 a dupla lançou seu último disco, Made in America, levando o hit Touch Me When We’re Dancing ao número 16 nas paradas de sucesso.

Morte

Cada vez mais debilitada por causa da anorexia, Karen foi obrigada a se afastar novamente e se manteve fora dos holofotes. A música Now (1982) foi sua última gravação.

No dia 17 de dezembro desse mesmo ano, fez sua última apresentação em público. Richard que estava se tratando tentou levar Karen para o hospital, mas ela não aceitou.

Em 1983, Karen teve uma parada cardíaca enquanto estava na casa de seus pais, sendo levada para o hospital, mas não sobreviveu.

Karen Carpenter faleceu em, Downey, Califórnia, no dia 4 de fevereiro de 1983

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...
  • Aretha Franklin (1942-2018) foi uma cantora norte-americana, considerada a ra...
  • Billie Holiday (1915-1959) foi uma cantora e compositora norte-americana que...
  • Roberta Flack (1937) é uma cantora, compositora e pianista norte-americana. É...
  • Britney Spears (1981) é uma cantora, compositora, dançarina e atriz norte ame...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Madonna (1958) é uma cantora, atriz, dançarina e produtora musical norte-amer...