James Monroe

Político norte-americano

Biografia de James Monroe

James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presidente dos Estados Unidos. Governou inspirado na famosa doutrina que levou seu nome, baseada na frase: "A América para os americanos".

James Monroe nasceu no condado de Westmoreland, na Virgínia, na época, uma das treze colônias da Inglaterra, no dia 28 de abril de 1758. Filho de um juiz, Monroe cresceu num clima de ansiedade por uma pátria livre. Com 16 anos interrompeu os estudos para lutar pela independência do país. Recebeu de George Washington o posto de capitão.

Carreira Política

Mais tarde, já formado em direito e, sob a orientação de Thomas Jefferson, iniciou sua carreira política.  Em 1782, com 24 anos, James Monroe foi eleito deputado e em seguida escolhido presidente da câmara legislativa de seu estado. Fez parte do Congresso Continental, sendo um dos responsáveis pela aprovação da constituição americana. Em 1790, James Monroe elegeu-se senador. Em 1794, foi nomeado embaixador na França pelo então presidente George Washington, onde permaneceu por três anos.

De volta aos Estados Unidos, James Monroe foi eleito para governador da Virgínia, em 1799, deixando o mandato em 1802. Nesse mesmo ano foi designado pelo presidente Thomas Jefferson para negociar na França e Espanha, a compra dos territórios situados na foz do rio Mississippi. Firmou-se então o tratado pelo qual a França vendeu aos Estados Unidos a Louisiana. Em seguida, James Monroe foi para Londres em nova missão para resolver o controle sobre a navegação no Atlântico, mas em 1806 o navio inglês Leopard atacou a fragata americana Chesapeake, fechando assim o entendimento diplomático.

James More regressou à pátria e à vida pública. Em 1810 foi eleito novamente para a Assembleia de seu Estado. No ano seguinte era eleito pela segunda vez governador de Virgínia, mas logo renunciou para tornar-se secretário de Estado americano. Em 1814 foi nomeado para Secretário de Defesa. Nessa época, os ingleses tomaram Washington em luta aberta que ficou conhecida como II Guerra da Independência ou Guerra da Independência Comercial.

Presidente dos Estados Unidos

Em 1817 James Monroe foi eleito o quinto presidente dos Estados Unidos. No plano interno, trabalhou para uma trégua entre os dois partidos políticos da época – o federalista, que apoiara os dois primeiros presidentes, George Washington e John Adams, e o democrata-republicano, que elegera os outros três, Thomas Jefferson, James Madison e o próprio Monroe.

Vários Estados entraram para a Federação: Mississippi (1817), Illinois (1818) e Alabama (1819), enquanto a Flórida era adquirida da Espanha (1819).

Doutrina Monroe

Em 1820 James Monroe conseguiu a reeleição, faltando apenas um voto para a unanimidade. Nesse mesmo ano, formou o compromisso de Missouri, com que solucionou a primeira controvérsia constitucional entre escravocratas e abolicionistas. Reconheceu a independência dos países que surgiram na América Latina com o fim do império espanhol.

No dia 2 de dezembro de 1823, em um discurso lido durante o Congresso dos Estados da União, James Monroe promulgou a doutrina que leva o seu nome, “Doutrina Monroe”, que expressava o lema “A América para os americanos”, pela qual os Estados Unidos rejeitavam qualquer tipo de intervenção política dos países europeus no continente americano.

Em 1825, terminando o segundo mandato, Monroe assumiu o cargo de reitor da Universidade de Virgínia, voltando a vida pública em 1829, como membro da Convenção convocada para emendar a Constituição.

James Monroe faleceu durante uma visita em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1831.

Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito p...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...

Última atualização: 28/01/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.