James Dean

Ator norte-americano

Biografia de James Dean

James Dean (1931-1955) foi um ator norte-americano. Com três filmes, em pouco mais de um ano de carreira em Hollywood: “Vidas Amargas”, “Juventude Transviada” e “Assim Caminha a Humanidade”, e com sua morte precoce aos 24 anos em um acidente de carro, tornou-se um ícone do cinema.

James Byron Dean (1931-1955) nasceu em Marion, Indiana, Estados Unidos, no dia 8 de fevereiro de 1931. Filho de Wilton Dean e de Mildred Dean, filha de fazendeiros metodistas do interior de Indiana, com dois anos mudou-se com a família para a pequena aldeia de Fairmount e depois para Santa Monica, na Califórnia. Com nove anos ficou órfão de mãe sendo então levado para a fazenda de seus tios em Fairmount.

James Dean foi aluno da Fairmount Hight School, quando aos 14 anos já mostrava seus dons para as artes ao integrar o grupo de teatro da escola. Em 1949, depois de formado, com o objetivo de estudar artes dramáticas, mudou-se para a Califórnia, onde morou com o pai e a madrasta. Matriculou-se na Santa Monica College, mas em 1950, transferiu-se para Los Angeles onde ingressou na Universidade da Califórnia (UCLA), no curso de especialização em teatro. Nessa época, atuou na peça “Macbeth”. Para se sustentar trabalhava como garçom.

Depois de abandonar a faculdade, foi para Nova Iorque, onde ingressou na Actor’s Studio de Lee Strasbery. Passou a atuar em várias peças de teatro. Em 1951 fez sua estreia no cinema no pequeno papel no filme “Fixed Bayonetes!” (Baionetas Caladas). Ainda em 1951 atuou em “Sailor Beware” (O Marujo Foi na Onda). Em 1952 atuou em “Has Anybody See My Gal” (Sinfonia Prateada). Nesse mesmo ano fez sua estreia na TV. Em 1953, ainda em um pequeno papel, atuou em “Trouble Along the Way” (Atalhos do Destino).

Ainda em 1953, atuou no teatro da Broadway, nas peças “See The Jaguar” e em “Imoralista”, onde interpretou um homossexual e recebeu elogios da crítica e ganhou o “Tony Award de Melhor Ator do Ano”. Em suas performances, James Dean tentava imitar, com maneirismos, o grande ídolo que acabara de se destacar no cinema – Marlon Brando.

Em 1954 foi convidado para fazer um teste na Warner, e nesse mesmo ano, conheceu Pier Angeli, a estrela do filme O Cálice Sagrado, por quem se apaixonou, mas a atriz o trocou pelo cantor Vic Damone. Em sua breve passagem por Hollywood, Dean atuou em “East of Eden” (Vidas Amargas), sob a direção de Elia Kazan, levado às telas em 1955. O filme trata de um rapaz que disputa a afeição paterna com seu irmão mais velho. Lapidado pelo diretor, a interpretação de Dean se tornou memorável.

Ainda em 1955, atuou em “Juventude Transviada”, filme pioneiro em retratar com alguma veracidade a rebelião da adolescência. O filme que estreou menos de um mês depois da morte de Dean se somou à tragédia real para criar um dos mais duradores ícones do cinema. É ainda em “Assim Caminha a Humanidade” (1955), que Dean atua em seu último filme. Dirigido por George Stevens, o ator contracenou com Elizabeth Taylor, Rock Hudson e Denins Hopper, mas morreu antes de ver o filme concluído. Lançado em 1956, o filme recebeu o Oscar de Melhor Diretor e James Dean foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, em 1957.

James Dean era fascinado por motos e carros e dirigia em alta velocidade. Fora dos sets de filmagens levava uma vida social agitada, bebia e fumava. No dia 30 de setembro de 1955, em um intervalo das filmagens de “Assim Caminha a Humanidade”, ao se dirigir para uma corrida no norte da Califórnia, com seu Porsche Spyder, envolveu-se em um acidente que lhe tirou a vida com apenas 24 anos de idade.

James Dean faleceu em Cholame, Califórnia, Estados Unidos, no dia 30 de setembro de 1955.

Veja também as biografias de:
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...
  • Denzel Washington (1954) é um ator, diretor e produtor norte-americano, um do...
  • Chuck Norris (1940) é um ator norte-americano, campeão mundial de karatê que...
  • Tyrone Power (1914-1958) foi um ator de cinema e teatro, norte-americano...

Última atualização: 27/09/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.