Bruce Lee

Ator e lutador de artes marciais norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Bruce Lee

Bruce Lee (1940-1973) foi um lutador de artes marciais, ator e roteirista norte-americano. Foi o responsável por levar as artes marciais para as telas do cinema na década de 1970. Sua morte prematura o tornou uma lenda do esporte.

Bruce Lee nasceu em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1940, na hora e ano do dragão, segundo a astrologia chinesa, que denotava forte presságio de homem poderoso.

Filho de integrantes da Ópera Chinesa, nasceu durante em turnê do grupo pelos Estados Unidos. Lee Juan Fann, seu nome de nascimento, recebeu da médica do hospital onde nasceu, o nome Bruce.

Infância e adolescência

Quando Bruce Lee estava com três meses de idade, sua família retornou para Hong Kong, então colônia britânica. Ainda criança, levado pelo pai, apareceu em vários filmes.

Com nove anos, Bruce Lee contracenou com o pai no filme The Kid, quando interpretou seu primeiro papel principal. Era frequentemente escalado para atuar como um delinquente juvenil.

Quando adolescente, Lee se juntou com uma gangue local e para melhor se defender, começou a aprender Kung fu. Iniciou aulas de dança, o que ajudou no seu equilíbrio.

Com 18 anos, Lee venceu o torneio de boxe das escolas de Hong Kong, eliminando o campeão Gary Elms. Venceu também o campeonato de Colony Cha-Cha de Hong Kong.

Mudança para os Estados Unidos

Preocupados com os constantes envolvimentos de Lee com as brigas de rua e com a polícia, seus pais o enviaram para os Estados Unidos, onde passou a morar com amigos da família em Seattle.

Nessa época, Lee terminou o ensino médio e em seguida cursou teatro e filosofia na Universidade de Washington. Ainda em Seattle, ele abriu sua primeira escola de artes marciais.

Em 1964, mudou-se para Oakland, Califórnia, onde abriu sua segunda escola. Nessa época, desenvolveu sua própria técnica que chamou de Jun Fan Gung, uma mistura de kung Fu antigo, esgrima, boxe e filosofia.

O ator Bruce Lee

Em 1966, depois de dar uma demonstração de Kung fu em Los Angeles, Bruce Lee chamou a atenção de um produtor de televisão que o escalou como o ajudante de Kato na série de televisão “The Green Hornet” (no Brasil, O Besouro Verde), onde atuou durante um ano.

Bruce Lee

Após o cancelamento da série, Lee passou a dar aulas particulares de “Jeet Kune do” para estrelas de Hollywood, entre elas, Steve McQueen.

Em 1969, Bruce Lee fez uma breve aparição no filme Marlowe, onde interpretou um bandido contratado para intimidar o detetive particular Philip Marlowe.

Nesse mesmo ano, Lee atuou como conselheiro de caratê em The Wrecking Crew, a quarta parte da comédia de espionagem de Matt Helm, estrelada por Dean Martin. Atuou ainda no episódio de Here Come The Brides e Blondie.

Insatisfeito com sua atuação em papéis secundários, aconselhado pelo produtor Fred Weintraud, Lee retornou para Hong Kong e começou a preparar um longa-metragem.

Em Hong Kong, Lee descobriu que a série “The Green Hornet” foi exibida com sucesso com o título de “The Kato Show” e ficou surpreso ao ser reconhecido nas ruas.

Depois de negociar com o Shaw Brothers Studio e a Golden Harvest, Lee assinou um contrato para estrelar em dois filmes produzidos por Golden Harvest.

Seu primeiro papel principal foi em “The Big Boss” (1971) que se tornou um sucesso de bilheteria. Em seguida foi lançado “Fist os Fury” (1972), que quebrou os recordes de bilheteria em toda a Ásia e mais tarde obteve sucesso nos EUA.

Encorajado pelo sucesso dos filmes, Lee fundou sua própria produtora, Concord Production Inc., quando escreveu, coproduziu, dirigiu e estrelou seu próprio filme.

Em “The Way of The Dragon” (1972), Lee protagonizou cenas ao lado do campeão de Karatê, Chuck Norris, que foram consideradas as melhores cenas de luta das artes marciais da história do cinema.

Operação do Dragão

Ainda em 1972, Lee iniciou sua segunda produção, mas recebeu um convite da Warner Brothers para estrelar em “Enter The Dragon”, produzido em conjunto com a Concord e a Golden Harvest.

As filmagens começaram em Hong Kong em fevereiro de 1973 e foram concluídas em abril. Porém, seis dias antes do seu lançamento em Hong Kong, em 26 de julho de 1973, Bruce Lee faleceu com apenas 32 anos.

Bruce Lee

O filme se tornou a maior bilheteria do ano e um sucesso mundial, levando Lee ao estrelato cinematográfico internacional e consolidando o ator como uma lenda das artes marciais.

Casamento e filhos

Bruce Lee foi casado com a norte-americana Linda Lee, entre 1964 e 1973. O casal teve dois filhos, Brandon Lee e Shannon Lee.

Seu filho, Brandon Lee, também ator, morreu acidentalmente, atingido por uma arma de fogo, durante as filmagens de “The Crow” (1944), no auge de sua carreira.

Morte

Tragicamente, Bruce Lee morreu em circunstâncias misteriosas e sua morte foi fonte de especulações por todos os seus admiradores.

Suspeitava-se que Bruce Lee teria morrido vítima de um edema cerebral, e pelo uso excessivo de esteroides.

Havia rumores de que ele teria sido envenenado por seguidores de seitas de lutas tradicionais, pois teria revelado segredos das artes marciais do oriente.

Em Autópsia de Famosos, do Discovery Channel, um médico legista norte-americano, encontrou excesso de cortisona em seu corpo, resultado do tratamento de uma hérnia de disco.

Bruce Lee faleceu m Kowloo, Hong Kong, no dia 20 de julho de 1973. Seu copo foi levado para Lake View Cemetery, Seattle, Washington, Estados Unidos, onde foi sepultado.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Morihei Ueshiba (1883-1969) foi um mestre de artes marciais japonês, fundador...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Harrison Ford (1942) é um ator norte-americano. Brilhou no cinema por sua atu...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • Denzel Washington (1954) é um ator, diretor e produtor norte-americano, um do...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...