Marlon Brando

Ator norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Marlon Brando

Marlon Brando (1925-2004) foi um ator e diretor norte-americano, recebeu duas estatuetas do Oscar de Melhor Ator com os filmes "Sindicato de Ladrões" (1954) e "O Poderoso Chefão" (1972).

Marlon Brando Jr. (1925-2004) nasceu em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, no dia 3 de abril de 1924. Filho do comerciante Marlon Brando e da atriz Dorothy Brando, tinha 11 anos quando seus pais se separaram. Estudou em Libertyville High Scholl, e com 16 anos ingressou na Academia Militar Shattuck, em Fairbault, Minnesota, quando se destacou nas aulas de teatro.

Carreira artística

Com 20 anos, Marlon Brando foi para Nova Iorque e se inscreveu na escola de arte dramática Actor’s Studio. Em seguida, ingressou na Stella Adler Studio of Acting. Com 23 anos, estreou na Broadway, com a peça “Um Bonde Chamado Desejo”, que lhe abriu as portas para Hollywood.

Em 1950 estreou no cinema com “Espíritos Indômitos”, que conta a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial. Em seguida atuou no filme “Uma Rua Chamada Pecado” (1951), com o roteiro baseado na peça, Um Bonde Chamado Desejo. O filme recebeu 12 indicações ao Oscar, entre elas, o de Melhor Ator para Marlon Brando.

Nos anos seguintes, recebeu mais duas indicações ao Oscar de Melhor Ator em “Viva Zapata” (1952) e “Júlio César” (1953). Em 1954 atuou em “Sindicatos de Ladrões”, quando recebeu o “Oscar de Melhor Ator”, em 1955. Em 1961, Marlon Brando dirigiu o filme “A Face Oculta”, recebendo elogios da crítica.

Marlon Brando foi um ativista dos direitos civis dos negros e participou de movimentos dos direitos dos índios norte-americanos. Em 1969 atuou no filme, “Queimada”, que mostra uma visão histórica do que teria sido a política de colonização europeia na América, quando interpreta “William Walker”, um soldado norte-americano que chegou a ser presidente da Nicarágua.

O Poderoso Chefão

Depois de uma série de filmes com várias indicações ao Oscar, sua carreira voltou a brilhar na interpretação de “Don Corleone”, no filme “O Poderoso Chefão” (1972), de Francis Ford Coppola, que lhe valeu o segundo Oscar de Melhor Ator em 1973.

Marlon Brando

Na noite de entrega do Oscar, Marlon Brando enviou uma atriz hispânica, representante dos povos indígenas, para falar em seu nome protestando contra a forma como Hollywood descrimina os índios.

Marlon Brando atuou ainda nos clássicos “Último Tango em Paris” (1972) e “Apocalypse Now” (1979). Nos anos 80, Marlon Brando deu um tempo em sua carreira e se isolou em uma ilha de sua propriedade na Polinésia Francesa.

Em 1989, Marlon Brando retornou ao cinema no filme “Assassinato sob Custódia”, estrelado por Donald Sutherland e Janet Suzman, quando foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 1990 atuou em “Um Novato na Máfia”, uma comédia policial, quando interpretou Carmine Sabatini, que faz uma paródia ao Dom Corleone do Poderoso Chefão.

Em 2001, Marlon Brando protagonizou seu último filme, “A Cartada Final”.

Vida familiar

Marlon Brando teve uma vida familiar tumultuada, teve diversos filhos, resultado de vários casamentos e relações. Em 1990, seu filho Christian assassinou o noivo de sua irmã Cheyenne, sendo condenado a cinco anos de prisão. Em 1995, depois de vários anos de depressão, Cheyenne se suicidou.

Brando passou seus últimos anos de vida, sozinho e endividado, em sua casa em Mulholland Drive, Los Angeles.

Marlon Brando faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 1 de julho de 2004.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Denzel Washington (1954) é um ator, diretor e produtor norte-americano, um do...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • Harrison Ford (1942) é um ator norte-americano. Brilhou no cinema por sua atu...
  • James Dean (1931-1955) foi um ator norte-americano. Com três filmes, em pouco...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...