Mark Zuckerberg
Biografia de Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg (1984) é o cofundador e CEO do Facebook, a maior rede social do planeta.
Em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram e, em 2014, comprou o aplicativo de mensagens WhatsApp.
Formação de Zuckerberg
Apesar de ter entrado para o curso de ciências informáticas em Harvard, o jovem não chegou a concluir a graduação. Abandonando o ensino formal em 2004, no segundo ano de faculdade, passa a se dedicar ao Facebook integralmente.
Embora não tenha se formado pela instituição, Zuckerberg chegou a receber um diploma honorário doze anos depois de deixar Harvard, quando foi convidado para discursar na cerimônia de formatura da turma de 2016.
No Facebook de Mark, o criador compartilhou uma foto ao lado dos pais no dia 25 de maio de 2017 ostentando o seu diploma com a legenda: "Mom, I always told you I'd come back and get my degree." ("Mãe, eu sempre disse que iria voltar e pegar o meu diploma").
A invenção do Facebook
Em 2002, Mark Zuckerberg ingressou na Universidade de Harvard e desenvolveu sites inovadores ao lado de um grupo de amigos.
Nessa época, baseado nas páginas com informações pessoais, Zuckerberg e os colegas criaram o Facemash, um polêmico site que publicava fotos de mulheres estudantes e permitia que os rapazes votassem na que consideravam a mais bonita.
As fotos eram recolhidas da base de dados da instituição de ensino sem autorização, por isso, assim que o site foi descoberto, acabou por ser retirado do ar.
Posteriormente, com a colaboração e o apoio financeiro do seu melhor amigo em Harvard, o brasileiro Eduardo Saverin, em fevereiro de 2004, depois de meses de desenvolvimento, foi lançado o Facebook.
A plataforma logo estourou em Harvard e depois se espalhou por outras universidades.
Quando o Facebook virou febre, Zuckerberg estava no segundo ano da graduação. Ele abandonou a universidade e se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia.
A ascensão do Facebook e o enriquecimento de Mark Zuckerberg
Com uma trajetória meteórica, o Facebook tornou-se rapidamente o maior site de relacionamentos da internet.
Em 2008, quando Mark Zuckerberg ingressou na lista da Forbes, tinha 24 anos e tornou-se o mais jovem americano a compor o panteão dos mais ricos da lista.
Ele transformou o Facebook em uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Quando o negócio começou a decolar, o programador se manteve firme e recusou ofertas bilionárias para vender o Facebook.
Whatsapp e Instagram
O Facebook não parou de crescer e, em fevereiro de 2014, Zuckerberg pagou 19 bilhões de dólares pelo aplicativo Whatsapp, valor que na época surpreendeu o mercado de tecnologia.
Fato é que as apostas de Zuckerberg se confirmaram e, em pouco tempo, o Whatsapp se tornou o maior aplicativo de troca de mensagens pelo celular.
O Whatsapp foi a 44ª aquisição do Facebook em quase 10 anos.
O Instagram também passou a fazer parte do grupo em 2012, depois de ser comprado por um bilhão de dólares. Na ocasião, a plataforma possuía apenas 30 milhões de usuários e a empresa tinha 13 funcionários na sua sede, em São Francisco.
Polêmicas em torno do Facebook
Desde o princípio, o surgimento do Facebook está envolto numa série de polêmicas. A primeira veio com a criação do Facemash, que usou a base de dados de mulheres da universidade sem autorização.
Depois do Facebook já ter alcançado uma enorme fama, Mark foi processado pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss e por Divya Narendra, seus colegas de faculdade, que o acusaram de ter roubado uma ideia que era originalmente deles.
O assunto foi resolvido através de acordo extrajudicial assinado em 2008. Na ocasião, Zuckerberg aceitou pagar 65 milhões de dólares aos supostos criadores originais do projeto.
Vida pessoal e trajetória
Mark Elliot Zuckerberg nasceu no berço de uma típica família nova iorquina.
Veio ao mundo em 14 de maio de 1984, em White Plains, Condado de Westchester, no estado de Nova Iorque.
Ele é filho do dentista Edward Zuckerberg e da psiquiatra Karen Kempner. Os dois também tiveram três filhas: Randi, Dona e Arielle.
Os primeiros passos na informática
Desde criança, Mark demonstrava interesse por computadores. Entre 1998 e 2000, estudou na Ardsley Hight School, onde se destacou em artes e culturas clássicas.
Durante os dois anos seguintes aprendeu Programação Básica com o desenvolvedor de software David Newman e ingressou no Mercy College, onde se graduou em programação.
Ao deixar o High School, ingressou na Phillips Exeter Academy e de lá partiu para cursar o ensino superior em Harvard.
Durante o curso no Mercy College, Zuckerberg desenvolveu um programa de mensagens caseiro que denominou ZuckNet.
A invenção permitia a comunicação de todos os computadores da sua casa e também foi usado por seu pai no consultório dentário.
A ideia era que Edward, o pai, pudesse se comunicar com a família mesmo quando estivesse no escritório ou fosse capaz de, estando em casa, falar com os colegas no trabalho.
Em 2001, aos 17 anos, num projeto escolar, o jovem prodígio criou um software capaz de rastrear as preferências musicais dos usuários online, que denominou Synapse Media Player.
O Synapse chamou a atenção de diversas empresas. O garoto chegou a receber uma proposta milionária da Microsoft, que queria não apenas comprar o programa, como contratá-lo, mas Zuckerberg recusou todas as ofertas que teve.
Casamento e família
No dia 19 de maio de 2012, Mark Zuckerberg casou-se com a sua namorada, a médica pediatra Priscilla Chan, que conheceu durante o segundo ano da faculdade. A jovem, na ocasião, fazia o curso de biologia.
Desde 2010 os dois moravam juntos.
A primeira filha do casal Mark e Priscilla nasceu no dia 30 de novembro de 2015, em Los Angeles, e se chama Maxima.
A segunda filha, chamada August, nasceu no dia 28 de agosto de 2017.
Zuckerberg e a filantropia
No dia 1 de dezembro de 2015 o casal Mark e Priscilla anunciaram a doação de 45 bilhões de dólares para obras de caridade geridos pela sua própria fundação filantrópica, a Chan Zuckerberg.
- Jeff Bezos (1964) é um empresário norte-americano, fundador e CEO da Amazon –...