Eduardo Saverin

Empresário brasileiro

Biografia de Eduardo Saverin

Eduardo Saverin (1982) é o cofundador do Facebook. Junto com Mark Zuckerberg e Dustin Moskovitz criou o maior site de relacionamento da internet.

Eduardo Saverin (1982) nasceu em São Paulo, Brasil, no dia 19 de março de 1982. Filho do empresário Roberto Saverin, judeu romeno, e da psicóloga Sandra Saverin. Seu pai era proprietário de uma indústria de roupas infantis de São Paulo, que foi vendida em 1987. A família muda-se para Miame, Estados Unidos, em 1992, onde adquire uma companhia exportadora de remédios.

Em 2003, Eduardo Saverin entrou no curso de Economia na Universidade de Harvard. Fez pós-graduação e recebeu o MBA em 2006. Foi presidente da Associação de Investimento de Harvard e ficou famoso por lucrar mais de 300 mil dólares, apostando no mercado futuro de petróleo.

O Facebook, site de relacionamento da internet, inicialmente chamado de Thefacebook, teve seu primeiro endereço na casa dos pais de Eduardo, em Miame. O projeto de Mark Zuckerberg, foi financiado com as economias de Eduardo Saverin e fundado em 2 de fevereiro de 2004. Rapidamente o site tornou-se muito popular.

Um desentendimento entre os sócios, resultou na ida de Eduardo para Nova Iorque. Zuckerberg e sua equipe muda-se para o Vale do Silício e o site experimenta um rápido crescimento recebendo a entrada de investidores externos. Eduardo excluído da equipe, recorre à justiça e reconquista o direito de ter 5% das ações da empresa e seu nome volta a figurar como cofundador.

Em 2009, Saverin dá a volta ao mundo com o amigo Andrew Solimine, com quem divide um quarto em Harvard, e resolve morar em Singapura. Em maio de 2012, foi divulgada sua renúncia à cidadania americana, se supõe que tenha sido para evitar os 15% de impostos sobre ganhos de capital, taxa que não existe em Singapura e lhe poupou alguns milhões de dólares.

Eduardo Saverin mora num condomínio de luxo, em Singapura, no Sudeste Asiático. Um dos quartos do apartamento serve de escritório, onde faz suas apostas como "investidor-anjo", com o dinheiro que ganhou com o Facebook.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 15/07/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.