Victor Civita

Empresário brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de Victor Civita

Victor Civita (1907-1990) foi um editor e empresário, naturalizado brasileiro, o fundador do Grupo Abril, uma das maiores empresas de comunicação da América Latina.

Victor Civita nasceu em Nova Iorque, no dia 9 de fevereiro de 1907. Filho do empresário italiano Carlo Civita e de Vittoria. O casal teve três filhos, César (1905), Victor (1907), nascidos em Nova York e Artur nascido em Milão (1912). Em 1909 a família mudou-se para Milão na Itália.

Infância e juventude

Victor Civita foi criado em Milão, estudou no Instituto Técnico de Estudos Comerciais, completando somente o curso secundário. Prestou o serviço militar na Força Aérea Italiana.

Em 1927 ganhou do pai uma passagem para os Estados Unidos e durante quase um ano, Victor percorre várias cidades, visitou fábricas e conheceu os costumes locais.

De volta à Itália, passou a trabalhar com o pai numa empresa de representação de máquinas americanas e em uma oficina de carros.

Casamento e filhos

Em 1935 casou-se com Sylvana Alcoso e no ano seguinte nasceu seu primeiro filho Roberto. Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, Victor Sylvana e Roberto foram para Londres, onde nasceu Richard, o segundo filho do casal.

No mesmo ano, foram para a França e de lá mudaram-se para Nova Iorque. Lá, trabalhou em uma fábrica de embalagem de perfume e chegou a conquistar uma participação acionária na empresa.

Editora Abril

Em 1949 a família foi de férias para a Itália. Nesse mesmo viajou para a Argentina para conhecer a Editora Abril, cujo símbolo era uma árvore, fundada por seu irmão César e que lançara a revista El Pato Donald.

Em conversas com o irmão, Victor resolveu abrir uma editora em São Paulo. No mesmo ano, mudou-se para o Brasil e instalou, em uma salinha, na rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo, sua editora.

No dia 12 de julho de 1950 saiu o primeiro número da revista O Pato Donald. Foi o início do negócio que viria a se tornar o Grupo Abril.

No ano seguinte monta uma gráfica e, em 1952, publica a revista Capricho. Seguem-se Manequim, Quatro Rodas, Claudia, Realidade e revistas infantis.

Publicou uma série de fascículos, entre eles: Conhecer, Gênios da Pintura, Grandes Compositores, Grandes Óperas e Grandes Personagens da História Universal. Em 1968 iniciou a publicação de Veja, que se tornou a revista de maior circulação do país.

A Editora Abril tornou um dos maiores grupos de comunicação da América Latina Em 1985 foi inaugurada a Fundação Victor Civita, com o objetivo de estimular e modernizar a educação no Brasil. Victor permaneceu no comando do grupo até a morte.

Victor Civita morreu de infarto fulminante no dia 24 de agosto de 1990.

A Fundação que leva seu nome, beneficia 25 milhões de alunos das escolas públicas. No dia 9 de fevereiro de 2007, ao completar 100 anos do nascimento de Victor Civita os correios lançaram um selo comemorativo em sua homenagem.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de: