Steve Jobs

Empresário americano

Biografia de Steve Jobs

Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o "Macintosh", o "iPod", o "iPhone" e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.

Steve Jobs (1955-2011) nasceu em São Francisco, Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955. Filho do sírio Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble, foi adotado, por Paul e Carla Jobs. Em 1972 ingressa no Reed College, em Portland, Oregon. Depois de seis meses sem condições de pagar o curso, abandona os estudos. Nesse mesmo ano conhece Stephen Wozniak, que era especialista em fazer programas e circuitos integrados. Em 1976 abrem uma fabriqueta de computadores, na garagem de sua casa na Califórnia.

Em 1976 lança o "Apple I", o primeiro computador pessoal, vendido já montado, que era apenas uma placa-mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira. Em 1977 é lançado o "Apple II", que apresentava um mouse e disco rígido interno. Em janeiro de 1984 é lançado o "Macintosh" apelidado de "torradeira bege", que esquentava muito pois não tinha ventilador. Nesse mesmo ano Steve é afastado de sua própria empresa, por divergir das táticas de vendas.

Steve Jobs cria a NEXT, empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos a NEXT é comprada pela Apple. Em 1995, Steve compra a PIXAR, companhia de computação gráfica que havia criado o filme Guerra nas estrelas. A PIXAR Animation Studios foi contratada, em 1991, pela Walt Disney Picture para fazer três longas animados. O primeiro lançado em 1995 foi Toy Story. A partir daí, vários longas e cutas-metragens foram lançados.

Steve Jobs era centralizador e explosivo. Desapegado do dinheiro, andava frequentemente com jeans e camisa preta. A Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da Apple é "Pense diferente". Várias frases de Steve ficaram famosas, entre elas "A jornada é a recompensa", "É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha".

Em 2001, é lançado o "iPode", obrigando a indústria fonográfica a se reinventar. Em 2003, foi diagnosticado com um câncer raro, descoberto no início, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e fez tratamentos alternativos. Apenas em 2004 se submeteu a cirurgia para retirada do tumor no pâncreas. Em 2007 é lançado o "iPhone", celular com o comando feito com os dedos na tela digital, com acesso a internet e facilidade na criação de aplicativos.

No ano de 2009, surge o computador de mão o "Netbooks", pequeno e de fácil acesso a internet. Em junho de 2011, Steve Jobs anuncia o "iCloud", que resolveria o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas e aplicativos serão guardados em "nuvens" que são potentes servidores. Em agosto de 2011, Steve deixa a direção da Apple, definitivamente. No dia 5 de outubro de 2011 falece Steve Jobs.

Steve Jobs faleceu em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011.

Veja também as biografias de:
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Donald Trump (1946) ) é um empresário norte-americano e o atual presidente do...
  • Paul Allen (1953) é um empresário norte-americano, cofundador da Microsoft, j...
  • Henry Ford HenryFord (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford M...
  • Warren Buffett (1930) é um investidor e empresário norte-americano, um dos ma...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • João Doria Júnior (1957) é um empresário brasileiro. Presidente do Grupo Dori...
  • Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) foi um empresário, industrial e engenhe...
  • Eike Batista (1956) é um empresário brasileiro. Foi o homem mais rico do Bras...

Última atualização: 25/07/2016