Sun Tzu

Filósofo e estrategista chinês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Sun Tzu

Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Sun Tzu (544-496 a.C.) nasceu na China, provavelmente em 544, durante a dinastia Chou (722-476), período da história chamado de Primavera e Outono, quando o poder real praticamente desapareceu e os grandes principados guerreavam, e que ocorreu a divisão da China em vários Estados menores, que viviam permanentemente em luta.

Sun Tzu, contemporâneo do filósofo Confúcio (551-479 a.C.), viveu numa época em que a filosofia era também usada como arma para a sabedoria das estratégias e táticas militares e assim, os pensadores eram colocados à frente dos exércitos que disputavam o controle da soberania.

Segundo alguns historiadores, Sun Tzu teria nascido em Ch’i, era filho da aristocracia militar chinesa, e aprendera a desenvolver suas estratégias de guerra com seu avô. Em 517 a.C. teria rumado para o Sul e se fixado no Estado de Wu, onde teria exercido suas funções como general e estrategista do rei Hu Lu.

Como general, Sun Tzu teria subjugado seus inimigos com os ensinamentos que transmitia a seus soldados. Falava com propriedade sobre o posicionamento das tropas e a movimentação dos soldados, as técnicas de emboscada e até mudanças inesperadas de clima. Baseado em suas experiências teria elaborado um tratado filosófico-militar no qual reuniu um rico planejamento com táticas e estratégias de guerra para resolver conflitos e vencer batalhas. O livro “A Arte da Guerra” com 13 capítulos, com frases e pensamentos aborda diversos aspectos ligados à guerra.

O livro “A Arte da Guerra” é um dos mais antigos tratados de guerra, atravessou séculos e se transformou um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental. A obra é considerada a Bíblia da estratégia, do planejamento e liderança, sendo utilizado amplamente no mundo dos negócios. Até hoje, seus ensinamentos inspiram uma legião de líderes.

Sun Tzu, segundo alguns estudiosos, faleceu em 496 a.C., mais nada se sabe sobre sua morte.

Entre as sábias palavras de Sun Tzu destacam-se:

“Quando capaz, finja ser incapaz, quando pronto, finja desespero, quando perto, finja estar longe, quando longe, façam acreditar que está próximo.” 
“Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização.” 
“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.” 
“No meio do caos há sempre uma oportunidade.”
“Em batalha, use geralmente operações diretas para fazer o inimigo engajar-se na luta e as operações indiretas para conquistar a vitória.”

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Confúcio (551- 479 a.C.) foi um filósofo chinês, cujas ideias serviram de nor...
  • Mao Tsé-Tung (1893-1976) foi um líder comunista e revolucionário chinês...
  • Jacques Derrida (1930-2004) é considerado um dos maiores nomes da filosofia c...
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Auguste Comte (1798-1857) foi filósofo francês. Considerado o fundador do pos...
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político s...
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...