Mao Tsé-Tung

Líder comunista chinês

Biografia de Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung (1893-1976) foi um líder comunista e revolucionário chinês. Organizou a primeira guerrilha comunista na China, consolidou sua liderança e instaurou a República Popular da China em 1949. Governou a China de 1949 a 1976.

Mao Tsé-Tung (1893-1976) nasceu na aldeia de Shaoshan, em Hunan, na China, no dia 26 de dezembro de 1893. Filho de camponeses estudou até os 13 anos de idade, quando passou a trabalhar na lavoura. De volta aos estudos formou-se em uma escola preparatória para o magistério em Changsha, capital da província de Hunan. Alistou-se no exército nacionalista onde serviu por curto período. De volta para Changsha foi nomeado diretor de uma escola primária.

Desde cedo, Mao Tsé-Tung identificou-se com os ideais socialistas e tomou contato com o pensamento político ocidental. Lutou como soldado no exército revolucionário do Kuomintang, o Partido Nacional do Povo, liderado por Sun Yat-sem, que derrubou a dinastia Manchu, que mantinha uma economia arcaica e colaborava com a dominação estrangeira no país.

A partir de 1911, o país foi palco de uma série de conflitos entre grupos políticos que queriam tomar o poder. Em 1921, com a participação de Mao Tsé-Tung, foi fundado o Partido Comunista Chinês (PCC), que no início aliou-se ao Kuomintang, mas em 1927 a aliança foi desfeita e os comunistas seguiram um caminho próprio com o objetivo de construir o socialismo na China. O PCC formou então as bases do “Exército Vermelho”, constituído principalmente por camponeses que atuavam em diferentes regiões da China.

Em 1929, o Exército Vermelho já contava com 10 mil soldados e dominava a província de Kiangsi. Em 1931, a tropa já havia crescido para 300 mil pessoas. Em 1933, o Kuomintang, sob a liderança do general Chang Kai-chek, iniciou uma campanha para aniquilar as Bases Vermelhas e reprimir os comunistas. Sob sua liderança, 900 mil soldados partiram contra o Exército Vermelho. Em outubro de 1934, o assédio das tropas do governo tornou-se insuportável, o que fez os líderes, com seus exércitos, se retirarem para o norte da China.

Era o começo da “Longa Marcha”, uma retirada estratégica em que o exército vermelho percorreu durante um ano, cerca de 10 mil quilômetros a pé, atravessando a China de sul a norte. Mao Tsé-Tung comandou a longa marcha e tornou-se a principal liderança do PCC. Ao saírem de Kiangsi eram cerca de 100 mil pessoas. Chegaram a Shensi em outubro de 1935, apenas 30 mil. Apesar das perdas, o movimento foi decisivo para a Revolução Chinesa.

Em 1937, os japoneses que ocupavam a Manchúria, invadiram outros territórios do país, mas as regiões ocupadas foram libertadas pelo Exército Vermelho. Com a expulsão dos japoneses, ao final da Segunda Guerra Mundial, a “China Vermelha” de Mao Tsé-Tung avançou sobre a China Livre, até conquistar a vitória final em outubro de 1949 e instaurar a “República Popular da China”.

A vitória da Revolução Chinesa só foi possível porque Mao rompeu com a orientação do Partido Comunista soviético de Stalin. Este queria que os comunistas chineses se lançassem em insurreições nas grandes cidades. Mao preferiu concentrar suas forças nas zonas rurais, impondo o cerco pelo campo.

Mao Tsé-Tung governou a República Popular da China de 1949 até sua morte, em 1976. Seu governo foi marcado pelo culto à sua pessoa e às suas ideias, muitas delas reunidas numa coletânea que foi chamada de “Livro Vermelho”. Escreveu ainda textos para propagar a ideologia comunista: “Sobre a Prática e Sobre a Contradição” (1937), “Uma Nova Democracia” (1940), “Literatura e Arte” (1942), entre outros.

Mao Tsé-Tung faleceu em Pequim, China, no dia 9 de setembro de 1976.

Veja também as biografias de:
  • Confúcio (551- 479 a.C.) foi um filósofo chinês, cujas ideias serviram de nor...
  • Leon Trotsky (1879-1940) foi um revolucionário comunista, principal companhei...
  • Olga Benário (1908-1942) foi uma militante comunista alemã. Foi companheira d...
  • Sun Tzu (544 a.C) foi um estrategista de guerra e filósofo chinês, autor do l...
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
  • Moisés Foi um líder religioso e profeta, a quem Deus revela as leis que formariam o...
  • Luiz Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poe...
  • Yasser Arafat (1929-2004) foi o presidente da OLP-Organização para a Libertaç...
  • Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da...
  • José de Paiva Netto (1941) é um líder religioso, escritor, jornalista e radia...

Última atualização: 15/12/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.