Edir Macedo

Líder religioso

Biografia de Edir Macedo

Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. É também escritor religioso.

Edir Macedo (1945) nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 1945. Iniciou sua carreira profissional na Loteria do Estado do Rio de Janeiro. Foi pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Trabalhou durante dezesseis anos como funcionário público. Ao deixar as funções públicas para se dedicar à vida religiosa, foi censurado por sua família e amigos.

Edir Macedo é graduado em Teologia, pela Faculdade Evangélica de Teologia "Seminário Unido", e pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo. Cursou doutorado em Teologia, Filosofia Cristã e foi Honoris Causa em Divindade, além de ter cursado o mestrado em Ciências Teológicas na Federación de Entidades Religiosas Evangélicas de España, em Madri.

Edir Macedo envolveu-se em muitas polêmicas, entre as quais, o de evasão de divisas, de se favorecer do dízimo e convencer os pastores a extrair o máximo possível dos fiéis, fato que foi filmado e transmitido pela Rede Globo de Televisão, em 1995, e no episódio, Edir Macedo foi flagrado fazendo brincadeiras e expressando frases como "Ou dá ou desce". Antes disso, em 1992, Macedo tinha sido preso acusado de charlatanismo e tráfico de drogas, mas foi liberado pouco tempo depois.

Edir Macedo, além de líder religioso, é dono da Rede Record desde 1991, tendo assumido a direção da TV, em 1989. Também escreveu diversos livros sobre religião, entre eles, “Nos Passos de Jesus” (2003) e “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?” (1997) e “Nos Passos de Jesus” (2003), que se tornaram sucessos de venda.

Entre os mais de trinta títulos, o bispo Edir Macedo publicou em 2012, o primeiro livro da trilogia “Nada a Perder”, uma autobiografia onde relata questões polêmicas e as dificuldades que enfrentou na prisão, em 1992. Em 2013 é publicado o segundo livro da trilogia "Nada a Perder”, onde relata a compra de TV Record e a construção do Templo de Salomão.

Em 2014 o bispo inaugurou a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, construída em São Paulo, no bairro do Brás. O templo é o maior espaço religioso do país, é uma réplica do Templo de Salomão, citado na Bíblia.

Edir Macedo é casado com Ester Bezerra e é pai de duas filhas biológicas e um filho adotivo chamado Moyses.

A Igreja Universal do Reino de Deus possui 08 milhões de fiéis pelo mundo, e igrejas em mais de 170 países.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 18/02/2015