Moisés

Líder religioso

Biografia de Moisés

Moisés, segundo a Bíblia, foi um descendente dos hebreus que obediente a Deus teria libertado seu povo do cativeiro no Egito e liderado uma longa peregrinação até a terra de Canaã. Toda a vida de Moisés – seus atos, seus feitos, suas leis – é descrita em quatro livros do Pentateuco: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (segunda lei).

Diz a Bíblia que algumas tribos nômades da Palestina abandonaram o solo semiárido daquela região e partiram para o Egito. Chegando lá, foram escravizados e submetidos a trabalhos forçados durante longos anos. No século XII a. C. a opressão chegou ao auge quando o Faraó mandou matar todos os filhos homens do povo de Israel, pois estavam se tornando mais numerosos que eles.

Nessa época, um homem da tribo de Levi, que havia casado com uma mulher da mesma tribo, teve um filho que ao nascer foi escondido por três meses, e depois quando não pode mais escondê-lo, pegou uma cesta de papiro, colocou o filho e lançou entre os juncos na margem do rio Nilo. A criança foi resgatada por uma filha do Faraó, que devolveu para a mãe, que o amamentou e o criou. Quando cresceu, foi entregue de volta à filha do Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, o educou como nobre, em ambiente palaciano.

Passaram os anos e Moisés, que saiu para ver seus irmãos, choca-se com a opressão que sofriam. Os filhos de Israel clamavam e esse clamor chegou a Deus (Javé), que apareceu para Moisés, entregando-lhe o poder de salvar seu povo e torná-lo um grupo coeso e livre.

Depois de relutar, Moisés aceitou sua missão e foi ter com o Faraó, que acreditando em Ra, não em Javé, não pretendia perder mão de obra tão abundante e qualificada como a dos hebreus. Diante da recusa, dez pragas convenceram o Faraó de que deveria consentir na partida dos seus escravos.

Os filhos de Israel partiram do Egito em busca da liberdade. Sob a liderança de Moisés, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e penetraram no deserto rochoso que cobre a Península do Sinai a caminho de Canaã.

Durante 40 anos, vagaram pelo deserto, até que morresse toda a geração escrava, para que só os nascidos na liberdade pudessem entrar na Terra Prometida. A Bíblia descreve minunciosamente a odisseia dos hebreus, fatos que iriam influenciar a humanidade por séculos.

Ao chegarem ao Monte Sinai, Deus revelou-se ao povo que escolhera e entregou a Moisés as duas tábuas com os Dez Mandamentos e uma série de leis que passam a regular as relações entre os homens.

Quando Moisés passou das planícies de Moab para o monte Nebo, até o cume do Faga, em frente a Jericó, Javé lhe mostrou toda a terra e falou: “Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: Eu a darei à sua descendência. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”. (Dt 34, 4).

Moisés morreu antes de atravessar as fronteiras do solo prometido, tinha cento e vinte anos. Foi sepultado no vale, na terra de Moab, na frente de Bel-Fegor. “Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” (Dt 34, 8).

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. A figura central do Cristianismo...
  • Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da...
  • José de Paiva Netto (1941) é um líder religioso, escritor, jornalista e radia...
  • Buda , que em hindu quer dizer "Iluminado", foi o nome dado a Siddhartha Gauta...
  • Antônio Conselheiro (1830-1897) foi o líder do movimento religioso que reuni...
  • Yasser Arafat (1929-2004) foi o presidente da OLP-Organização para a Libertaç...
  • Luiz Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poe...
  • Mahatma Gandhi Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personal...
  • Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que lu...
  • Zumbi dos Palmares foi o líder da resistência negra do Quilombo dos Palmares...

Última atualização: 13/08/2018