Anjo Gabriel

Mensageiro de Deus
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Anjo Gabriel

Anjo Gabriel é descrito nos Evangelhos como o mensageiro de Deus e que anuncia as revelações divinas. No Evangelho de Lucas, o anjo anuncia a Maria que ela será mãe de Jesus, e anuncia também a gravidez de Isabel, mãe de João Batista.

Foi na Bíblia hebraica que o anjo nasceu e prosperou – e de onde migrou para o cristianismo e o islamismo. O nome Gabriel tem origem hebraica e significa “Emissário de Deus” ou “Deus é meu protetor”.

Anjos no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, no Gênesis, os anjos aparecem como criaturas corpóreas – um deles até se envolve em luta física com Jacó. Portadores de mensagens divinas, nenhum deles tem nome no primeiro livro da Bíblia.

A partir do exílio dos judeus na Babilônia, em 586 a.C., aumenta a devoção popular aos anjos. Em Daniel, um dos últimos livros da Bíblia hebraica, dois deles já são citados pelo nome: Miguel e Gabriel.

O livro de Daniel cita a presença do Anjo Gabriel: “Eu Daniel, estava olhando e procurando entender a visão que tive, quando de repente apareceu diante de mim a figura de um homem. Então, vinda do rio Ulai, ouvi uma voz que gritava: Gabriel, explica a visão para ele”. (Dn 8, 15-16)

Depois, enquanto Daniel estava rezando, Gabriel apareceu mais uma vez: “Eu ainda estava fazendo a minha prece, confessando o meu pecado e do meu povo de Israel; eu estava apresentando minha súplica a Javé meu Deus em favor em favor do seu monte santo; eu ainda estava fazendo a minha súplica, quando Gabriel, o homem que eu tinha visto no começo da visão, veio voando rápido para perto de mim”. (Dn 9, 20-21)

Gabriel e o Novo Testamento

Segundo o Evangelho de São Lucas, no tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias que era casado com Isabel, mas não tinha filhos e já eram de idade avançada. O Anjo Gabriel lhe aparece para comunicar que João Batista vai ser gerado.

Relata o Evangelho: “Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. Mas o anjo disse: Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João”. (Lc 1, 8-13)

O relato continua: “Então Zacarias perguntou ao anjo: Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada. O anjo respondeu: Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e ele me mandou dar esta boa notícia para você”. (Lc 1, 18-19)

Gabriel também é o anjo que no Evangelho de São Lucas anuncia a Maria que ela será mãe de Jesus: “Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem? O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”. (Lc 1, 31-35)

O Evangelho de São Mateus relata o começo de uma nova história e a origem de Jesus: “Enquanto José pensava na gravidez de Maria, o Anjo de Senhor lhe apareceu em sonho e disse: José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mt 1, 18-21)

O Anjo Gabriel e Maomé

De acordo com a tradição muçulmana, o Anjo Gabriel é figura proeminente no livro sagrado da religião: foi ele que ditou o Corão ao profeta Maomé. A revelação teria ocorrido em 610, quando Maomé tinha 40 anos, quando subiu ao monte Hira, perto de Meca, para meditar.

Durante a meditação, o Anjo Gabriel apareceu e lhe revelou a religião que deveria professar. A voz que vinha do Céu dizia: “Maomé, tu és o enviado de Deus”. As mensagens teriam se repetido, e Maomé começou a redigir as revelações de Deus.

Por volta de 615, Maomé tornou pública a mensagem relativa à existência de um Deus único e todo poderoso, chamado “Alá” (O Adorado). Ia até a Caaba e discursava para os politeístas.

Anjos protetores

A ideia de que um anjo é designado para a proteção de cada um de nós disseminou-se com vigor entre os judeus no período posterior ao exílio na Babilônia, em 586 a.C., e daí se propagou entre os primeiros cristãos (que também enfrentavam a dura perseguição do Império Romano.

No que concerne à aparência, os anjos podem apresentar asas, ou se apresentar em formato de fogo e luz. Mas, não sendo deuses nem humanos, os anjos servem aos propósitos que Deus estabelece para os homens.

Padroeiro da comunicação

O Papa Pio XII declarou o Anjo Gabriel como o padroeiro das comunicações e dos especialistas desta área.

A festa litúrgica do Anjo Gabriel é celebrada no dia 29 de setembro.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Deus Hermes Hermes é um personagem da mitologia grega que ficou conhecido como o mensagei...
  • Zeus é a divindade suprema da mitologia grega, senhor dos homens e mandatário...
  • Odin faz parte da mitologia nórdica. Ele é considerado o maior deus viking, r...
  • Anúbis é um dos principais deuses egípcios, tido como um protetor e guardião...
  • Apolo foi um deus grego. Foi a divindade do sol, da agricultura, da poesia, d...
  • Hades foi o deus do submundo na mitologia grega...
  • Poseidon , na mitologia grega, é o deus dos mares e oceanos...
  • Thor é um famoso deus da mitologia nórdica. Ele ficou conhecido como o deus d...
  • Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do...
  • Dionisio Um dos mais conhecidos deuses gregos é , o deus do vinho, das festas...