São Mateus
Biografia de São Mateus
São Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. É o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, os outros dois são de Marcos e Lucas. No Evangelho, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa Deus está conosco.
Mateus nasceu em Cafarnaum, uma vila pesqueira localizada na margem norte do mar da Galiléia. Não se conhece a data de seu nascimento.
Antes de ser chamado para seguir Jesus Cristo, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Por ordem de Herodes Antipa, Mateus estava alocado para recolher os impostos em Cafarnaum.
Apóstolo de Jesus Cristo
O primeiro contato de Mateus com Jesus se deu após Jesus curar um paralítico em Cafarnaum: Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: Siga-me! Ele se levantou e seguiu Jesus. (Mt 9, 9).
Os Evangelhos de Marcos e Lucas relatam o mesmo episódio, porém, se referindo a Levi, o filho de Alfeu. Segundo os estudiosos, Mateus e Levi seria a mesma pessoa.
Lucas relata: Depois disso, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: Siga-me. Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus. (Lc 5,27-28)
E continua: Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí uma numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas, sentadas à mesa com eles. (Lc 5,29)
Em seu evangelho, Marcos relata: Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram sentar-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores? Jesus respondeu: Aprendam, pois, o que significa: Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores. (Mt 9,10-13)
São Mateus e o Evangelho
Denominado de Primeiro Evangelho, logo no início, Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça. Relata o nascimento, as peregrinações, os ensinamentos, os milagres, a morte e a ressurreição de Jesus.
O nome de Mateus aparece sempre na relação dos 12 primeiros discípulos de Jesus Cristo, é citado como cobrador de impostos, e geralmente ao lado de Tomé.
Em seu Evangelho, Mateus relata os discursos de Jesus, no Sermão da Montanha, entre eles: Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. (Mt 7,1-2)
Lucas relata que os apóstolos presenciaram a ressurreição de Jesus: Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. (Lc 24,50-51)
Entre as citações consta um pedido de Jesus, depois que ressuscitou: Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante deles. Ainda assim, alguns duvidaram. Então, Jesus se aproximou e falou: Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. (Mt 28,16-18)
"Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo. (Mt 28,19-20).
Pregação
Apóstolo e Evangelista, a tradição relata a pregação de São Mateus na Judéia durante 15 anos, depois de haver percorrido grande parte da Etiópia e Pérsia.
Fora do Evangelho, a única referência histórica a seu respeito é uma citação do bispo Papais de Hierápolis, do século II, recolhida por Eusébio de Cesaréia, em sua História da Igreja.
Da sua atividade após o Pentecostes, se conhece somente as páginas do seu Evangelho, primitivamente redigido em aramaico.
Martírio e morte
Existem várias versões sobre sua morte. Uma delas é que teria morrido na Etiópia apedrejado, decapitado e queimado, defendendo, Santa Ifigênia, na década de 70.
Suas relíquias teriam sido encontradas em 1080, e levadas para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram e são consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.
A Igreja Romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro. O símbolo de São Mateus como Evangelista é o anjo.
- Jesus Cristo foi um profeta, pregador e líder religioso. Para os cristãos, é...
- Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
- Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
- São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
- São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
- São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
- São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
- São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
- São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
- São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
- São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
- São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
- São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...