São João Evangelista
Biografia de São João Evangelista
São João Evangelista (6-96) foi um dos doze apóstolos de Cristo, o mais jovem deles. Junto com seu irmão Tiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho Segundo João".
João escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi citado como o discípulo que Jesus amava. Foi o único apóstolo que acompanhou Jesus Cristo até a morte na cruz.
São João Evangelista nasceu em Batsaida na Galileia. Era filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus Cristo.
O discípulo de Jesus
Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus. Ao passar pela beira do mar viu João e seu irmão Tiago e os convidou para segui-lo:
Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, concertando as redes. Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus. (Mc 1,19-20)
Mateus relata o momento em que Jesus delega poderes para seus discípulos, entre eles estava João: Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. (Mt 10,1)
O Evangelho de Marcos relata o momento em que João e Tiago fazem um pedido a Jesus:
Tiago e João, filhos de Zebedue, foram a Jesus e lhe disseram: Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir. Jesus perguntou: O que vocês querem que eu lhe conceda? Eles responderam: Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda. Vocês vão beber o cálice que eu vou beber. (Mc 10,35-39)
João, Tiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a angústia de Jesus no Jardim das Oliveiras:
Jesus levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, e começou a ficar triste e angustiado. Então disse a eles: Minha alma está numa tristeza de morte. Fiquem aqui e vigiem comigo. (Mt 26,37-38)
Ao ser levado para a cruz, Jesus viu quem estavam ao lado da cruz e disse: Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse: à mãe: Mulher, eis aí o seu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a sua mãe. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.
Depois que ressuscitou, Jesus pediu que os discípulos fossem para a Galileia. Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28,16-17;19)
Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. (Mc 16,19-20)
De acordo com os Atos dos Apóstolos, João acompanhou Pedro na catequese. Em Jerusalém, Pedro e João estavam ao Templo quando curaram um paralítico: O homem curado não deixava mais Pedro e João. (At 3,11)
As autoridades procuraram reprimir as atividades dos apóstolos: Pedro e João ainda estavam falando quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos tinha acontecido em Jesus. (At 4,1-2)
Pedro e João foram presos e interrogados, porém, no dia seguinte foram soltos: Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido. (At 4,21)
João Evangelista em sua peregrinação esteve em Antioquia, por ocasião do Concílio dos Apóstolos. E após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização.
Os Evangelhos de João Evangelista
A tradição católica reconhece em João o autor do Quarto Evangelho e as Epístolas. O Apocalipse teria sido escrito na ilha de Patmos, no mar Egeu: Eu João, irmão e companheiro de vocês neste tempo de tribulação, na realeza e na perseverança de Jesus, eu estava exilado na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. (Ap 1,9)
Continuou: No dia do Senhor, o espírito tomou conta de mim. E atrás de mim ouvi uma voz forte como trombeta que diz: Escreva num livro tudo o que você está vendo. Depois mande para as sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Os primeiros fragmentos do quarto Evangelho foram encontrados em papiros no Egito, em grego, que pertencem ao Evangelho de João, que na maior parte relata a vida de Jesus até sua morte. Muitos estudiosos acreditam que João tenha visitado essa região.
São João Evangelista faleceu na cidade de Éfeso, entre os anos de 96 e 98, onde foi sepultado. Seu dia festivo é 27 de dezembro.
- Jesus Cristo foi um profeta, pregador e líder religioso. Para os cristãos, é...
- Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
- Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
- São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
- São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
- São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
- São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
- São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
- São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
- São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
- São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
- São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
- São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...