São João Evangelista

Apóstolo de Cristo

Biografia de São João Evangelista

São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. O mais jovem deles. Junto com seu irmão Thiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João".

Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi o "discípulo amado" de Jesus. Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados.

São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia. Filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus. João e seu irmão mais velho Tiago, foram convidados a seguir Jesus, logo depois dos apóstolos Pedro e André.

João, Thiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e a angústia de Jesus no Jardim das Oliveiras. João e Thiago foram os únicos apóstolos que receberam de Cristo a autorização para sentar à direita e o outro à esquerda durante a última Ceia. Jesus disse "do cálice que eu beber, vós bebereis".

leonardo da vinci
A Última Ceia, Leonardo da Vinci (1495-1497) 

São João Evangelista em sua peregrinação esteve em Antioquia, por ocasião do Concílio dos Apóstolos. E após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização.

Evangelho segundo João

João Evangelista mudou-se para Éfeso, onde dirigiu muitas Igrejas e foi em Éfeso que escreveu o quarto Evangelho, o último dos Evangelhos Canônicos.

Escreveu também as Epístolas, três cartas com mensagens sobre a vida eterna e a vida da comunhão com Deus através da fé em Cristo.

De acordo com os Atos dos Apóstolos, o quinto livro do Novo Testamento, quando João acompanhou Pedro na catequese dos samaritanos, foi convencido por Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos.

Durante o governo de Domiciano, por ter dado testemunho de Jesus, João foi perseguido pelo imperador e exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final.

O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação.

Segundo João Evangelista, Jesus pregava o que aprendera com João Batista e agia da mesma maneira, realizando o batismo.

Os primeiros fragmentos do quarto Evangelho foram encontrados em papiros no Egito, em grego, que pertencem ao Evangelho de João, que na maior parte relata a vida de Jesus até sua morte. Muitos estudiosos acreditam que João tenha visitado essa região.

São João Evangelista faleceu na cidade de Éfeso, entre os anos de 98 e 103, onde foi sepultado.

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
  • São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi escolhido para ocupar a vaga de...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
  • São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
  • São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à ex...

Última atualização: 19/06/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.