São Simão

Apóstolo de Cristo

Biografia de São Simão

São Simão, Apóstolo foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entre todos os apóstolos é o menos citado nos Evangelhos..

São Simão, também chamado Zelota, nasceu em Caná, na Galileia. Foi um dos doze primeiros apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, conforme o Evangelho de São Lucas: “Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André, Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”. (Lucas 6, 12-13-14-15-16).

Nos Evangelhos de São Marcos e de São Mateus, seu nome aparece na lista dos doze apóstolos escolhidos, mas é citado como “Simão, o cananeu”. (Mateus 10, 4) e (Marcos 3,8). Alguns estudiosos da Bíblia dizem que tanto “Zelota” como “cananeu” foram acrescidos ao seu nome para diferenciá-lo de Pedro que também era chamado de Simão. Cananeu é relativo à Terra de Canaã (Palestina), e Zelota pode fazer referência à sua participação na seita ultranacionalista e não religiosa chamada Os Zelotes, ou zeladores, conservadores das tradições hebraicas que lutavam para a libertação de Israel da dominação dos Romanos.

Como os outros primeiros apóstolos de Jesus Cristo, Simão participou de todas as missões dos discípulos: “Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade.” “Jesus enviou os Doze com estas recomendações: Não tomem os caminhos dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: O Reino do Céu está próximo”. (Mateus, 10, 1-5-6-7)

Segundo os Evangelhos sinóticos (como são chamados os textos de Mateus, Marcos e Lucas, por poderem ser lidos em forma justaposta), Jesus enviava seus apóstolos em pares, para pregar o Evangelho. Segundo a tradição, Simão teria ido ao Egito juntamente com Filipe e depois seguido para a Bretanha e a Espanha. Teria chegado à Ásia Menor, e desse ponto, teria viajado em companhia de Judas Tadeu pela Mesopotâmia e pela Síria. Chegando à Pérsia juntou-se a outros apóstolos que por ali evangelizavam.

Martírio

Segundo o cronista cristão Hegésipo, o apóstolo Simão teria sofrido seu martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos. As versões sobre seu martírio são duvidosas, teria ele morrido na cruz ou teria sido queimado em uma fogueira, na Armênia. Porém, a tradição católica diz que Simão teria sido serrado vivo.

São Simão é representado na Igreja católica por uma imagem segurando um livro aberto na mão direita e um longo serrote na mão esquerda, ferramenta utilizada para o seu martírio. A Igreja Católica festeja o dia de São Simão em 28 de outubro.

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. A figura central do Cristianismo...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
  • São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
  • São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi escolhido para ocupar a vaga de...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
  • São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à ex...

Última atualização: 10/07/2017

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.