Trajano

Imperador romano

Biografia de Trajano

Trajano (52-117) foi um imperador romano, o primeiro nascido fora da península itálica. Durante seu reinado, o imperador construiu o Fórum de Trajano, organizou bibliotecas, abriu portos e permitiu a perseguição aos cristãos.

Marco Ulpio Trajano nasceu em Itálica, na Bética, no sul da Espanha, perto de Híspalis (depois Sevilha), em 18 de setembro de 53 da era cristã.

De família nobre, concluiu a formação militar junto ao seu pai, governador primeiro da Síria e depois da Ásia, à época do imperador Vespasiano (69-79).

Trajano comandou uma legião na Espanha e participou das campanhas na Germânica, época em que conquistou grande prestígio.

Em 91 foi nomeado cônsul por Domiciano (81-96), o último imperador da dinastia dos Flávios, que acabou assassinado durante uma conspiração palaciana.

Trajano e a dinastia dos Antoninos

O século dos Antoninos marcou o apogeu do Império Romano. Nesse período, atingiu sua maior extensão territorial, teve grande prosperidade econômica e conheceu a paz interna.

Os antoninos eram originários das províncias da Gália e da península Ibérica. O senador Nerva, que deu início à dinastia e governou de 96 a 98.

Trajano foi adotado por Nerva e com a morte deste, em 98, Trajano, pertencente à aristocracia provincial (Espanha), foi proclamado Imperador Romano.

Império de Trajano (98-117)

O império de Trajano destacou-se pelo respeito às instituições. Desde o começo, dedicou seus esforços à reorganização do império, com o apoio decisivo do Senado, que lhe concedeu o título de “Optimus Princeps”.

O plano detalhado de sua administração foi descrita na correspondência que manteve com Plínio o Jovem.

O governo de Trajano dedicou atenção ao desenvolvimento da agricultura e do comércio. Reduziu a carga tributária.

Em todas as propriedades existiam artesões especializados (tecelões, ferreiros, carpinteiros etc.) que instalavam suas oficinas nas províncias italianas da Gália e da Bretanha.

Obras

Trajano iniciou um ambicioso programa de obras em todo o império. Além de edifícios públicos, como o novo Foro de Roma. Trajano construiu estradas, pontes, aquedutos, portos, bibliotecas e termas públicas.

trajano imperador
Foro de Trajano

O Foro de Trajano foi inaugurado em 112 e era formado por uma enorme praça cortada por um pórtico de 300 metros de comprimento por 185 metros de largura. Era decorado com uma enorme estátua equestre do imperador.

A cada lado do Fórum, estavam duas bibliotecas, uma abrigava documentos em latim e a outra em grego. Entre as duas ficava a coluna de Trajano com 38 metros de altura, construída para comemorar a conquista da Dácia.

trajano imperador
Coluna de Trajano e detalhes da guerra pela conquista da Dácia

O mercado de Trajano, localizado na encosta do Monte Quirial, fazia parte do complexo do Fórum e das bibliotecas.

trajano imperador
Mercado de Trajano

No plano externo, o império de Trajano se dedicou às guerras externas destinadas a aumentar e consolidar o poder de Roma e a proporcionar os recursos necessários para sua reforma.

A Dácia (atual Romênia), importante por suas minas de ouro, converteu-se em província romana. Os partas foram vencidos, e algumas regiões da Mesopotâmia foram conquistadas.

Morte e sucessão

Em 116, com a saúde abalada, o imperador Trajano adotou seu sobrinho Adriano, também originário da Espanha, a quem confiou o comando do Exército.

Trajano faleceu em Selino, posteriormente Selindi, Cilícia, no sul da Anatólia, em 8 de agosto de 117. Foi sucedido por seu sobrinho Adriano.

Última atualização: 12/12/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Nero (37 – 68) foi imperador romano entre os anos de 54 e 68 da era cristã. F...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Calígula (12-41) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Constantino (272-337) foi o primeiro imperador cristão de Roma. Iniciou a con...
  • Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 3...
  • Augusto (Otávio ) (63 a. C-14) foi o primeiro imperador romano. Govern...
  • Diocleciano (244-311) foi um imperador romano, governou entre 284 e 305. Real...
  • Marco Aurélio (Imperador romano) (121-180) foi imperador romano entre os anos...
  • Cláudio (10 a. C.-54) foi imperador romano entre os anos de 41 a 54 da era cr...
  • Vespasiano (9-79) foi imperador romano nos anos 69 e 79 da era cristã. Foi o...