Toulouse-Lautrec

Pintor francês

Biografia de Toulouse-Lautrec

Toulouse Lautrec (1864-1901) foi um pintor pós-impressionista e desenhista francês, famoso por suas litografias e pôsteres dos salões de dança e cabarés do final do século XIX em Paris.

Henri Marie Raymond de Toulouse- Lautrec Monfa, conhecido como Toulouse Lautrec, nasceu em Albi, próximo a Toulouse, no sudoeste da França, no dia 24 de novembro de 1864. Filho do Conde e da Condessa de Toulouse- Lautrec Monfa, primos em primeiro grau, herdara uma doença congênita nos ossos. Viveu grande parte de sua infância no Château du Bosc, a casa do avô. Seu pai e um tio eram bons desenhistas e incentivavam o pequeno Henri. Com 14 anos, após duas fraturas nas pernas, , enquanto se recuperava, pintou vários desenhos e pinturas.

No início de 1882, Lautrec mudou-se para paris, acompanhado de sua mãe. Ingressou no estúdio de Léon Bonnat, defensor das normas acadêmicas e contra os impressionistas, não gostava dos desenhos de Lautrec. Em 1983, tomou como mestre Fernand Cormon, cujo estúdio ficava em Montmartre, que se tornou o paraíso dos artistas. Em 1885, Lautrec já se dedicava inteiramente à pintura.

As Noites no Moulin Rouge

Em 1886, com uma mesada dos pais, Lautrec monta um estúdio e passa a frequentar a vida noturna do bairro. Os cabarés e os bordéis viraram seu segundo lar, um ambiente que seus pais nunca aceitaram em ver o filho. Para uma dessas casas, a Bruant’s Militon, Lautrec fez vários cartazes. Em 1889 foi inaugurado mais um cabaré, o luxuoso, Moulin Rouge, onde o pintor passou a frequentar e passava horas, munido de um bloco, anotando tudo que observava ao ser redor, entre um gole de absinto e outro de gim.

Tolouse-Lautrec

Em 1891, Lautrec fez o primeiro cartaz publicitário do Moulin Rouge, que é uma das representações mais famosas do cabaré, e graças a ele, Lautrec tornou-se famoso da noite para o dia. Durante essa década, produziu muitas gravuras – para álbuns de colecionadores, cardápios, programas de teatro e livros. Tornou-se o maior criador de cartazes de Paris.

Pós-Impressionista

Ao contrário dos Impressionistas, Toulouse-Lautrec tinha pouco interesse pela paisagem e preferia os interiores. Além de composições assimétricas, influenciadas pelas gravuras japonesas, naquela época, muito populares em Paris, retratava cenas noturnas de interiores iluminadas por luz forte e artificial, prostitutas que caracterizava para enfatizar seus atributos essenciais e as famosas dançarinas de cancan, como na tela, “Le Goulue Arriving At The Moulin Rouge” (1892).

Toulouse-Lautrec

Fascinado pelo teatro, Lautrec passou a frequentar os círculos mais elitizados. Ficou amigo de diversos pintores. Muitas das atrizes que povoam suas obras foram da sua roda de amizades. Bem como, as prostitutas que lhe pareciam adequadas como modelos e amantes, que eram retratadas nas mais variadas situações. Seu estilo transgredia as proporções anatômicas e as leis da perspectiva em favor da expressividade.

Últimos anos de Toulouse-Lautrec

A partir de 1892, Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu destaca-se a série “Elles”, que retrata a vida nos bordéis. Nessa época, o artista já estava entregue ao alcoolismo, contraíra sífilis, mesmo assim produziu obras brilhantes. Em 1898, realizou uma expedição individual, a última de sua carreira, na filial londrina da Galeria Goupil. Em 1899, após um colapso nervosos passou alguns meses em um sanatório em Neuilly, nos arredores de Paris.

Toulouse-Lautrec faleceu em Saint-André-du-Bois, França, no dia 9 de setembro de 1901.

Veja também as biografias de:
  • Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês, considerado um dos mais impor...
  • Henri Matisse (1869-1954) foi um pintor desenhista, gravurista e escultor fra...
  • Paul Gauguin (1848-1903) foi um importante pintor francês, um dos maiores rep...
  • Auguste Renoir (1841-1919) foi um dos mais importantes pintores do Impression...
  • Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra r...
  • Édouard Manet (1832-1883) foi um pintor francês do século XIX. Muitas vezes r...
  • Eugéne Delacroix (1798-1863) foi um pintor francês romântico que possui, entr...
  • Edgar Degas (1834-1917) foi um pintor impressionista francês, consagrado por...
  • Fernand Léger (1881-1955) foi um pintor francês, um dos mais destacados pinto...
  • Georges Braque (1882-1963) foi um pintor francês. Junto com Pablo Picasso deu...

Última atualização: 06/03/2018