Paul Gauguin

Pintor francês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Paul Gauguin

Paul Gauguin (1848-1903) foi um importante pintor francês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Consolidou a própria fama recriando linhas e cores, anulando a profundidade e reivindicando o direito de se expressar à sua própria maneira.

Com uma explosão de cores mescladas sobre um desenho simétrico e de traços vigorosos, a pintura pós-impressionista de Gauguin exerceu grande influência na evolução da arte moderna.

Infância e Juventude

Eugène Henri Paul Gauguin, conhecido como Paul Gauguin, nasceu em Paris, França, no dia 7 de junho de 1848. Era filho do jornalista francês Clovis Gauguin e de Aline Chazal, filha da escritora feminista Flora Tristán, filha de um peruano de origem espanhola. (As trajetórias de Flora e de Paul serviram de tema para o romance O Paraíso na Outra Esquina, do escritor peruano Mário Vargas Llosa).

Em 1849, após a chegada de Napoleão III ao poder, sua família emigrou para Lima, Peru e durante a viagem seu pai faleceu. Em 1855, Gauguin, sua irmã e sua mãe retornaram para a França. De volta à França, Gauguin estudou em Orléans.

Em 1864, com 16 anos, Gauguin entrou para a Marinha Mercante. Nesse mesmo ano, ficou órfão de mãe. Em 1872, de volta a Paris, empregou-se em uma corretora de valores. Em 1873, Gauguin casou-se com a dinamarquesa Mette Sophia Gad, com quem teve cinco filhos.

Início da carreira

Interessado pela pintura, Gauguin começou a estudar e passou a pintar nas horas livres. Em 1875 ingressou no movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne. Participou dos salões impressionistas de 1880, 1881 e 1882.

Em 1882, com a crise do mercado financeiro, Gauguin perdeu o emprego e começou a se dedicar somente à pintura. Em 1884 se mudou para Copenhague, cidade natal de Mette, mas não se adaptou à cidade, rompeu o casamento e voltou para Paris. Conheceu o ceramista Ernest Chaplet e começou a produzir de cerâmica pintada.

Em 1886, Gauguin foi para Pont-Aven, na Bretanha, reduto dos artistas que buscavam escapar da pintura acadêmica, onde permaneceu durante três meses. Conheceu Charles Laval e Émile Bernard. Pintou Natureza-Morta com Perfil de Charles Laval (1886), quando combinou pintura e escultura. É dessa época também, a tela Dança das Quatro Bretãs (1886).

Gauguin
Natureza-Morta com Perfil de Charles Laval
Gauguin
Dança das Quatro Bretãs

Em 1887, Gauguin fez uma viagem ao Panamá e à Martinica, onde entrou em contato com os nativos, com o colorido das paisagens e com a natureza viva trazendo para sua pintura uma nova luminosidade.

Na volta à Paris, Gauguin conheceu Vincent Van Gogh, e em 1888 reuniu-se com ele em Arles, onde passaram a dividir um estúdio. A convivência entre os dois foi conflituosa, e Van Gogh teve crises de humor, discutiu e agrediu o amigo. A desavença terminou de modo dramático, quando Van Gogh foi para casa e arrependido, cortou um pedaço da orelha e mandou em um envelope para Gauguin.

Depois da desastrosa passagem em Arles, Gauguin retornou à Paris e durante o ano de 1888 chegou a renegar o Impressionismo e a empreender o “retorno ao princípio”, ou seja, à arte primitiva.

A exaltação da cor, as formas sintetizadas e os valores simbolistas e decorativos estão agora presentes nas obras dessa fase, como em: O Cristo Amarelo, A Visão Após o Sermão, As Lavadeiras de Arles, Autorretrato (Os Miseráveis), Fazenda nos Arredores de Arles.

Paul Gauguin
O Cristo Amarelo (1889)

Gauguin
Visão Após o Sermão (1888)
Gauguin
As Lavadeiras de Arles (1888)
Gauguin
Autorretrato (Os Miseráveis) (1888)
Gauguin
Fazenda nos Arredores de Arles (1888)

Entre 1889 e 1890, Gauguin fez mais duas viagens à Bretanha. Permaneceu entre Pont-Aven e Le Pouldu. Em 1889 apresentou suas obras na Exposição Universal de Paris e manteve contato com escritores simbolistas no café Voltaire.

Em 1891, Gauguin viajou para o Taiti e para as ilhas Marquesas. O convívio com os aborígenes permitiu ao pintor radicalizar a visão primitiva que já havia inaugurado na França. Manifestou sua vocação de ceramista e produziu diversas obras

Em 1893 voltou à Paris para expor suas obras, mas sua pintura foi mal recebida, considerada extravagante demais. Após uma temporada na Bretanha, fixou-se novamente no Taiti.

Em 1894 realizou uma mostra na Galeria de Paul Durand-Ruel. Entre as 44 pinturas expostas, apenas 11 foram vendidas. Entre os quadros expostos estavam:

Gauguin
Ave Maria (1891)
Gauguin
Mulheres de Taiti na Praia (1891)
Gauguin
Taitiana com a Manga (1892)

Em 1895, Paul Gauguin fez nova viagem ao Taiti e instalou-se em uma cidade perto de Papeete. Sentiu-se doente e deprimido. Nessa segunda fase taitiana criou algumas de suas obras mais importantes: De Onde Viemos? Quem Somos? Para Onde Vamos? uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma tentativa de suicídio.

Gauguin
De Onde Viemos? Quem Somos Nós? Para Onde Estamos Indo? (1897)

Em 1901 voltou para a Oceania e se instalou na aldeia de Atuona na ilha Hiva-Ao (uma das Marquesas). Sua arte tomou novo fôlego. Fez anotações sobre os Maori (publicadas sob o título Noa Noa, 1924) e foi influenciado pelo folclore da Polinésia.

Gauguin simpatizava com os nativos e defendia seus interesses, entrando em conflito com as autoridades locais. Foi preso por desacato a um militar. Nessa época, pintou a tela, Cavaleiros na Praia.

Paul Gauguin
Cavaleiros na Praia (1902)

A pintura de Paul Gauguin com um estilo diferente, mas que tinha o desejo de ir além do naturalismo puro e dar mais ênfase às cores, emoções e imaginação, significou uma ruptura absoluta, do ponto de vista conceitual, com o Impressionismo, que havia abraçado antes, razão pela qual passou a ser considerado um pintor pós-impressionista.

Paul Gauguin faleceu, em Atuona, ilhas Marquesas, no dia 6 de maio de 1905, em consequência da Sifilis.

Obras de Paul Gauguin

  • Nu de Mulher Que Costura (1880)
  • Natureza-Morta Com Perfil de Charles Laval (1886)
  • Dança das Quatro Bretãs (1886)
  • Visão Após o Sermão (Jacó em Luta com o Anjo) (1888)
  • Retrato de Madeleine Bernard (1888)
  • Ciranda de Três Jovens Bretãs (1888)
  • Paisagem em Port-Aven (1888)
  • As Lavadeiras de Arles (1888)
  • Autorretrato (Os Miseráveis) (1888)
  • Vincent Van Gogh Pinta Girassóis (1888)
  • Café em Arles à Noite (1888)
  • Fazenda nos Arredores de Arles (1888)
  • Auto Retrato com Auréola (1889)
  • Flores e uma Estampa (1889)
  • Praia de Le Pouldu (1889)
  • Autorretrato com Cristo Amarelo (1889)
  • Meninas em Frente ao Mar (1889)
  • Taitiana Sentada (1891)
  • Montanha Sagrada (1892)
  • Taitiana com a Manga (1892)
  • Manao Tupapau (1892)
  • Autorretrato com Paleta (1894)
  • De Onde Viemos? Quem Somos Nós? Para Onde Estamos Indo? (1897)
  • Três Figuras Taitianas (A Conversa) (1899)
  • Cavaleiros na Praia (1902)
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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