Torricelli

Físico e matemático italiano

Biografia de Torricelli

Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Inventou o barômetro. Descobriu e enunciou o teorema que permite determinar o centro da gravidade de toda e qualquer figura geométrica.

Evangelista Torricelli nasceu em Faenza, região ao Norte da Itália, no dia 15 de outubro de 1608. Foi aluno brilhante do Colégio jesuíta de Faenza. Com 16 anos foi mandado para Roma, estudar com Benedetti Castelli, que era discípulo de Galileu e professor de Matemática no Collegio di Sapienza.

Torricelli e Galileu

Torricelli surpreendeu os contemporâneos pelo seu saber. Seu primeiro tratado Sobre o Movimento dos Corpos Pesados Naturalmente, Descendentes e Projetados (1641) foi enviado a Galileu que ficou impressionado com a capacidade analítica e matemática do estudante.

No mesmo ano, o Grão-Duque de Toscana, Ferdinando II, convidou Torricelli para se radicar em Florença, e trabalhar como secretário e assistente de Galileu, que já estava com 78 anos e quase cego.

Não trabalharam juntos por muito tempo, pois três meses depois, no dia 8 de janeiro de 1642, Galileu morria. Assim, Torricelli foi imediatamente nomeado matemático do Grão-Duque.

Os fabricantes de bombas do Grão-Duque de Toscana haviam tentado erguer a água a uma altura de 12 metros por meio de uma bomba de sucção, mas verificaram que o limite de ascensão era de 9,6 metros. Os três meses que passou com Galileu, foi incentivado para estudar o problema.

O barômetro

Quando Torricelli já era professor de Matemática na Academia Florentina e ainda trabalhava para o Grão-Duque da Toscana, demonstrou sua experiência com um tubo de vidro parcialmente cheio de mercúrio, no interior do qual conseguiu, pela primeira vez, fazer vácuo.

Depois de várias experiências, concluiu que as variações na altura da coluna de mercúrio eram causadas por mudanças na pressão atmosférica. Estava inventado o barômetro de mercúrio, que a princípio foi chamado de Tubo de Torricelli, e depois denominado de barômetro pelo físico francês Blaise Pascal.

Outras experiências de Torricelli

Torricelli usou o sua descoberta para realizar outras experiências. Observou que a luz se transmite com a mesma velocidade no vácuo e no ar. Também trabalhou com o som e o magnetismo, além de contribuir para a Matemática e para a Hidráulica, dinâmica e até engenharia militar.

Torricelli trabalhou com afinco. Matemática, física, mecânica, hidráulica, astronomia, arquitetura – nada havia na ciência que não atraísse sua atenção. Se dedicou também ao estudo e planejamento de vários aparelhos – desenhou telescópios, microscópios, instrumentos óptico de precisão, etc.

Seu nome está associado ao estudo do cálculo das áreas de diversas figuras e dos volumes de figuras em rotação, que nas mãos de Newton e Leibnitz, deu origem ao Cálculo Integral.

Torricelli passou seus últimos dias trabalhando e dando aulas que atraíam cientistas de toda a Itália e de outras regiões da Europa.

Torricelli faleceu em Florença, Itália, no dia 25 de outubro de 1647, tinha apenas 39 anos. As obras de Torricelli só foram publicadas totalmente em 1919, em Lições Acadêmicas de Torricelli.

Veja também as biografias de:
  • James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um físico e matemático escocês. Estabelec...
  • Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o n...
  • André-Marie Ampère (1775-1836) foi um importante físico, cientista e matemáti...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano. O inventor da pilha volt...
  • Enrico Fermi (1901-1954) foi físico italiano. Desenvolveu o primeiro reator n...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...

Última atualização: 13/06/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.