Alessandro Volta

Físico italiano

Biografia de Alessandro Volta

Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano, o inventor da pilha voltaica. Em sua homenagem o Congresso dos Eletricistas deu o nome de "volt" à unidade de força eletromotriz.

Alessandro Volta nasceu em Como, cidade às margens do lago do mesmo nome, no sopé dos Alpes italianos, no Ducado de Milão, no dia 18 de fevereiro de 1745.

Alessandro só começou a falar aos quatro anos de idade. Com seis anos foi levado por alguns parentes, influentes na igreja, para uma escola de jesuítas. Em 1759, resolveu estudar física, e aos dezessete anos terminava o curso universitário.

Professor e pesquisador

Em 1774, Volta passou a lecionar Física na Escola Real de Como, onde permaneceu até 1779. Nessa época aperfeiçoou o eletróforo, uma máquina usada para gerar eletricidade estática.

Dedicado à pesquisa de fenômenos elétricos, isolou o metano e desenvolveu o audiômetro. Ainda em 1779, foi nomeado para organizar o departamento de Física e lecionar na Universidade de Pavia, Itália, onde permaneceu por 25 anos.

Alessandro Volta usou o eletróforo para descobrir muitas das leis que determinaram o funcionamento do hoje conhecido condensador ou capacitor.

Alessandro Volta e Luigi Galvani

Em 1791, Luigi Galvani, professor de Biologia e de Fisiologia da Universidade de Bolonha, fazia experiências com uma rã morta, a cujo nervo espinhal amarrou um fio de cobre e, toda vez que o fio e os pés do animal tocavam em um disco de ferro, as pernas sem vida contraíam-se.

Galvani publicou suas observações. Achava que a ação decorria da eletricidade produzida no próprio animal. Volta leu a experiência e teve dúvidas.

A invenção da pilha voltaica

Em 1792, Volta iniciou suas pesquisas partindo das notas de Galvani sobre os movimentos de contração da rã morta. Não estava convencido de que se tratasse de “eletricidade animal”.

Volta ofereceu uma explicação mais plausível: a eletricidade, no caso, era produzida pelo contato entre os dois metais - o cobre e o ferro - cujas cargas elétricas tinham sido ativadas por um fator de desequilíbrio entre os seus potenciais elétricos. Ou seja, por uma força eletromotriz. 

Desenvolveu uma tábua de tensão divulgadas em 1793, referente aos metais. Suas pesquisas levaram, em 1800, à criação da pilha, que construiu empilhando discos de cobre e zinco, separados por algodão umedecido em ácido sulfúrico.

No dia 20 de março de 1800, escreveu uma carta à Sociedade Real de Londres, descrevendo o que se conhece hoje como pilha voltaica.

Volta fizera a primeira "célula" elétrica, precursora das baterias secas usadas hoje. Pela primeira vez na História da Ciência se produzira uma fonte contínua de eletricidade. Sua descoberta abriu novos rumos para a pesquisa elétrica e química.

Honrarias

Alessandro Volta recebeu muitas honrarias. Foi convidado por Napoleão, para fazer demonstrações de suas pesquisas sobre a geração de corrente elétrica por uma bateria, no Instituto de Paris.

Recebeu a medalha da Légion d’Honneur e foi feito senador do reino da Lombardia. Em 1810 foi nomeado Conde. Em 1815, o imperador da Áustria deu-lhe o posto de diretor da Faculdade de Filosofia de Pádua. Em 1819, com setenta e quatro anos, voltou para sua cidade natal.

Alessandro Guiseppe Antonio Anastasio Volta morreu em Como, Itália, no dia 5 de março de 1827. Em 1893, o Congresso dos Eletricistas deu o nome de "volt" a "unidade de força eletromotriz".

Veja também as biografias de:
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Enrico Fermi (1901-1954) foi físico italiano. Desenvolveu o primeiro reator n...
  • Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Inventou o barôme...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro. Descobriu junto com outros...

Última atualização: 29/07/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.