César Lattes

Físico brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de César Lattes

César Lattes (1924-2005) foi um cientista brasileiro. Descobriu junto com outros pesquisadores a partícula atômica "méson pi". Estudou física e matemática na Universidade de São Paulo. Com 19 anos era assistente da cadeira de Física Teórica. Durante dois anos estudou os raios cósmicos, em laboratório montado nos Andes, na Bolívia.

César Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 11 de julho de 1924. Era filho de imigrantes italianos. Iniciou seus estudos em Curitiba. Mudou-se para São Paulo e ingressou no Colégio Dante Alighiere e depois na Escola Politécnica.

Estudou na Universidade de São Paulo, onde cursou Física e Matemática. Concluiu o curso no ano de 1943.

Seguiu para a Inglaterra, com o físico italiano Giuseppe Occhialini, para trabalhar, no Laboratório da Universidade de Bristol, sob a direção do físico britânico, Cecil Powell, onde permaneceu entre 1944 e 1945.

Descobertas

Juntos, descobriram uma nova partícula atômica "méson pi" (ou pion), a qual desintegra em um novo tipo de partícula, o méson um (ou muon), dando início a nova área de pesquisas, a física de partículas.

.Em 1947, César Lattes iniciou sua principal linha de pesquisa, “o estudo dos raios cósmicos”, descobertos em 1932, pelo físico norte-americano Carl Davis Anderson.

Instalou um laboratório em uma montanha nos Andes Bolivianos, a mais de 5 mil metros de altitude, quando expôs chapas fotográficas à ação de raios cósmicos.

Conseguiu assim, verificar experimentalmente a existência dos mésons pesados ou (píons), que se desintegram em um novo tipo de méson positivo com emissão de um neutrino.

Em 1948, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, conseguiu produzir artificialmente o méson, por meio da aceleração de partículas alfa no cíclotron.

Em 1949 Lattes voltou para o Brasil e tornou-se professor da Universidade de São Paulo. Assumiu também o cargo de professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de janeiro no mesmo ano.

Entre 1955 e 1957 permaneceu nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, assumiu o cargo de diretor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo. Nessa época, ingressou na Academia Brasileira de Ciências.

Em 1969, cientistas brasileiros e japoneses sob sua orientação determinaram a massa das “bolas de fogo”, fenômeno originado do choque intenso de partículas com energia muito elevada, que se supunha serem nuvens de mésons.

Vida pessoal

César Lattes foi casado com Martha Siqueira Neto, matemática pernambucana, com quem teve quatro filhas.

César Lattes faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 8 de março de 2005.

Última atualização: 18/05/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano, o inventor da pilha volt...
  • William Gilbert (1544-1603) foi um físico, pesquisador e médico inglês. Torno...
  • Max Planck (1858-1947) foi um físico alemão. Considerado o criador da teoria...