César Lattes

Físico brasileiro

Biografia de César Lattes

César Lattes (1924-2005) foi um cientista brasileiro. Descobriu junto com outros pesquisadores a partícula atômica "méson pi". Estudou física e matemática na Universidade de São Paulo. Com 19 anos era assistente da cadeira de Física Teórica. Durante dois anos estudou os raios cósmicos, em laboratório montado nos Andes, na Bolívia. Trabalhou na Inglaterra e no Laboratório da Universidade de Bristol, junto com outros pesquisadores, descobriram a partícula atômica, "o méson pi". Em 1949, participou junto com outros cientistas, da fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de Janeiro.

César Lattes (1924-2005) nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 11 de julho. Era filho de imigrantes italianos. Iniciou seus estudos em Curitiba. Mudou-se para São Paulo e ingressou no Colégio Dante Alighiere e depois na Escola Politécnica. Estudou na Universidade de São Paulo, onde cursou física e Matemática. Concluiu o curso no ano de 1943. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de janeiro.

Estudou os raios cósmicos, em laboratório na Bolívia. Seguiu para a Inglaterra, com o físico italiano Giuseppe Occhialini, para trabalhar, no Laboratório da Universidade de Bristol, sob a direção do físico britânico, Cecil Powell. Juntos descobriram uma nova partícula atômica "méson pi", dando início a nova área de pesquisas, a física de partículas.

César Lattes foi bolsista da Fundação Rockfeller onde aperfeiçoou seus conhecimentos, sendo considerado o maior cientista brasileiro. Trabalhou na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Em 1949 voltou para o Brasil, assumindo o cargo de professor e pesquisador na Universidade do Rio de Janeiro.

César Mansueto Giulio Lattes faleceu em Campinas, São Paulo,no dia 8 de março de 2005.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 12/10/2017