Charles Augustin de Coulomb

Físico francês

Biografia de Charles Augustin de Coulomb

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a "Lei de Coulomb", que descreve a interação eletrostática entre dois corpos eletricamente carregados. Inventou a balança de torção. Os trabalhos sobre as leis do atrito e sobre o magnetismo terrestre foram premiados pela Académie des Sciences de Paris.

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) nasceu em Angoulême, França, no dia 14 de junho de 1736. Foi aluno do Collège de Quatre-Nations. Mudou-se para Paris e ingressa no Colégio Mazarin, onde aprendeu Matemática, Astronomia, Química e Botânica. Estudou Engenharia Militar na École du Génie, em Mezières.

Engenheiro do Exército

Em 1758, no posto de subtenente do corpo de engenheiros do exército francês, Coulomb partiu para a Martinica, nas Canárias, com a missão de supervisionar as obras do Fort Bourbort, onde permaneceu durante nove anos. Nessa época, durante os intervalos de suas atividades profissionais, realizava investigações sobre mecânica de estruturas, eletricidade dos metais e atrito em maquinaria.

De volta à França, Coulomb publica numerosos artigos de grande repercussão no meio científico. Seu primeiro trabalho, datado de 1776, “Aplicação das regras de máximos e mínimos a alguns problemas de estática”, apresenta soluções engenhosas para vários problemas de mecânica aplicada.

Publicações

Em 1779, Charles de Coulomb publica o trabalho, “Teoria das Máquinas Simples”, no qual desenvolve importantes considerações sobre a resistência passiva, o atrito e a fricção, estabelecendo alguns princípios básicos de grande utilidade prática para a utilização das máquinas e a fabricação de novos equipamentos mecânicos. Esse trabalho lhe valeu a nomeação para a Academia de Ciências de Paris, em 1781.

Charles de Coulomb iniciou suas pesquisas no campo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto pela Academia de Ciências, sobre a fabricação de agulhas imantadas. Começou a estudar um meio de avaliar a força magnética de uma barra imantada. Para esse fim, utilizou a barra de torção, por ele inventada, semelhante a utilizada pelo físico e químico inglês Henry Cavendish  para medir a atração gravitacional.

Lei de Coulomb

As experiências realizadas por Coulomb sobre os efeitos de atração e repulsão de duas cargas elétricas permitiram-lhe verificar que a lei da atração universal de Newton também se aplicava à eletricidade. Estabeleceu então a lei das atrações elétricas, segundo a qual as forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas são diretamente proporcionais às cargas (massas) e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa.

Os resultados de suas pesquisas foram publicados, entre 1785 e 1789, em Memórias da Academia Real de Ciências. A lei de Coulomb, depois de várias experimentações, foi minuciosamente demonstrada em uma das sete memórias publicadas pela Academia de Ciências.

Charles Augustin de Coulomb morreu em Paris, França, no dia 23 de agosto de 1806.

Veja também as biografias de:
  • André-Marie Ampère (1775-1836) foi um importante físico, cientista e matemáti...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano, o inventor da pilha volt...
  • César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro. Descobriu junto com outros...
  • William Gilbert (1544-1603) foi um físico, pesquisador e médico inglês. Torno...

Última atualização: 04/02/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.