Alexander Graham Bell

Cientista e inventor escocês

Biografia de Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telefone e fundador a Companhia Telefônica Bell. Participou da inauguração da primeira linha transcontinental ligando Nova York a São Francisco, em 1915.

Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847. Filho de Alexander Melville Bell, educador de surdos-mudos, e de Eliza Grace Symonds, que ficou surda ainda jovem. 

Infância e formação

Graham Bell foi educado em casa até os onze anos, quando entrou para a High School Real de Edimburgo, onde permaneceu por quatro anos.

Além de ser autodidata, ele aprendeu muito com seu pai e seu avô, que eram autoridades na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva.

Em 1861, passou a assistir as conferências realizadas na Universidade de Edimburgo e na University College, em Londres. Nesse mesmo ano passou a ensinar música e dicção na Academia Weston House, em Elgin, na Escócia.

A partir de 1864, tornou-se mestre e residente da Academia Weston House, estudando e ensinando técnicas de correção da fala.

Em 1868, em Londres, tornou-se assistente do pai e assumia seu lugar quando ele viajava para os Estados Unidos, para ministrar cursos sobre terapia da fala.

Mudança para os Estados Unidos

Em 1870, após a morte de seus dois irmãos mais novos, acometidos de tuberculose, a família Bell muda-se para o Canadá.

Compram uma casa em Brantford, na província de Ontário, que ficou conhecida como “Casa Melville” e hoje é chamada de “Solar dos Bell”.

Alexander Graham Bell passou a fazer palestras em Boston, sobre o sistema de símbolos fonéticos criados por seu pai.

Em 1872, funda em Massachusetts uma escola preparatória de professores para surdos-mudos..No ano seguinte tornou-se professor de fisiologia vocal da Universidade de Boston.

Invenção do Telefone

As pesquisas de Bell tentando descobrir um meio de fazer com que os surdos escutassem, concebeu ao pesquisador a ideia de transmitir a palavra através de ondas elétricas.

Para realizar suas pesquisas recebeu a ajuda financeira dos pais de dois de seus alunos. Um deles, um advogado e empresário, que viria a ser seu sogro. Em 1875, registrou a patente de um telégrafo.

Em 1876, retornou para Boston e depois de seis meses de trabalho apresentou um aparelho rudimentar, que ele próprio se encarregaria de aperfeiçoar mais tarde. Estava inventado o telefone.

Graham Bell começou uma complicada luta judicial sobre as questões da patente com o italiano Antonio Meucci. Nesse mesmo ano o telefone é apresentado em uma exposição na Filadélfia.

Ainda em 1876, Bell funda a primeira companhia telefônica, a “Bell Telephone Company”, que mais tarde tornou-se a AT&T. 

Em 1882 naturaliza-se cidadão norte-americano. No ano seguinte idealiza a revista Science.

Em 1885, Graham Bell adquire terras na Nova Escócia, no Canadá, onde constrói uma casa de campo. Em 1898, sucede o sogro na presidência da National Geographic Society, transformando a antiga revista em uma publicação popular.

Prêmios e honrarias

  • Em 1880, Bell é homenageado pela Academia Francesa com o Prêmio Volta, cujo dinheiro doou para pesquisas sobre a surdez.
  • Em 1882, a Universidade de Würzburg, na Alemanha, lhe concede o grau de Doutor Honoris Causa.
  • Em 1902, a Sociedade Real das Artes de Londres, lhe concede a medalha Albert.

Primeira linha transcontinental

Em 1915, era inaugurada a primeira linha telefônica transcontinental norte-americana, ligando Nova York a São Francisco.

Convidado para a inauguração, Bell consegue levar para a outra extremidade da linha, seu assistente Thomas Watson, que há muitos anos ouvira pela primeira vez a transmissão de voz pelo telefone.

Outras invenções

Casado com Mabele Hubbard, desde 11 de julho de 1877, passou a viver em Washington onde montou um laboratório dedicado a outros inventos.

Deve-se a Graham Bell muitos outros progressos científicos e técnicos, entre elas, a invenção do audiômetro - instrumento para medir a sensibilidade do ouvido aos diversos sons, e de um aparelho para localizar objetos metálicos no corpo humano.

Alexander Graham Bell faleceu em sua casa em Beinn Bhreagh, Nova Escócia, no Canadá, no dia 02 de agosto de 1922.

Veja também as biografias de:
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • David Hume (1711-1776) foi um filósofo, historiador e ensaísta e diplomata es...
  • William Wallace (1272-1305) foi um guerreiro escocês. Liderou a resistência à...
  • James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um físico e matemático escocês. Estabelec...
  • James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...
  • Gordon Ramsay (1966) é um chefe de cozinha escocês que faz sucesso na TV com...
  • Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com...
  • João Gutenberg (1396-1468) foi inventor alemão. O pai da imprensa. Foi o pri...
  • Sir Richard Arkwright (1732-1792) foi um inventor e industrial têxtil inglês...

Última atualização: 12/08/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.