Adam Smith

Economista escocês
Por Dilva Frazão

Biografia de Adam Smith

Adam Smith, (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o pai da economia moderna. O mais importante teórico do liberalismo econômico do século XVIII. Sua principal obra "A Riqueza das Nações", é referência para os economistas.

Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Escócia, no dia 5 de junho de 1723. Filho do advogado Adam Smith e de Margaret Douglas, ficou órfão aos dois anos de idade.

Fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy. Estudou Filosofia em Glasgow, na Universidade de Edimburgo e em 1740, ingressou no Balliol College da Universidade de Oxford.

Atividade acadêmica

Radicado em Edimburgo, em 1748, deu cursos sobre ética e economia, até ser nomeado professor de Lógica, na Universidade de Glasgow, em 1751.

Smith travou amizade com o filósofo David Hume, cujas doutrinas empiristas e iluministas exerceram grande influência sobre ele.

Assumiu a cátedra de Filosofia Moral, em 1752. Publicou seu principal tratado sobre essa disciplina, "Teoria dos Sentimentos Morais” (1759).

Nessa obra, vinculada à escola do sentimento moral iniciada por Francis Hutcheson, Adam Smith destacava, como princípio básico da consciência moral do indivíduo, a imparcialidade no julgamento das próprias ações e do comportamento alheio.

Adam Smith tornou-se tutor do duque de Buccleuch e com ele viajou pela França e Suíça entre 1763 e 1766, onde teve contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay.

A Riqueza das Nações

De volta à Escócia, Smith abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres.

Publicou sua obra principal, "A Riqueza das Nações” (1776), que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.

Pregava a não intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada.

Teoria da divisão do trabalho

Com um estudo profundo sobre a formação, o investimento e a distribuição do capital, Smith afirmou a teoria valor-trabalho, segundo a qual a fonte única de riqueza é o trabalho.

As sociedades industriais se diferenciavam das comunidades primitivas por uma maior acumulação de riqueza, como resultado das inovações tecnológicas que a divisão do trabalho e o aumento de emprego produzem.

Segundo ele, todo o sistema econômico em que existe a livre atividade dos indivíduos se desenvolveria de forma harmônica, de acordo com um modelo de crescimento contínuo da riqueza geral do país.

Smith baseou-se no fato de empresários e trabalhadores serem guiados pela mesma lei psicológica natural da busca do interesse próprio.

Essa lei é que impulsiona os primeiros a conseguirem o maior lucro possível e os últimos a oferecerem sua força de trabalho ao capitalista que a remunere melhor.

E que por serem a oferta e a demanda dos produtos, da mesma forma que os seus custos de produção, reguladas espontaneamente pela “mão invisível”, estabelece a competição no mercado.

Em 1777, Smith foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo, onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow.

Postumamente ainda foi publicado parte do tratado que ficou inacabado, intitulado: "Essays on Philosophical Subjects" (1795).

Adam Smith faleceu em Edimburgo, Escócia, no dia 17 de julho de 1790.

Última atualização: 09/01/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • David Hume (1711-1776) foi um filósofo, historiador e ensaísta e diplomata es...
  • William Wallace (1272-1305) foi um guerreiro escocês. Liderou a resistência à...
  • James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um físico e matemático escocês. Estabelec...
  • James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
  • Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...
  • Gordon Ramsay (1966) é um chefe de cozinha escocês que faz sucesso na TV com...
  • Paulo Guedes (1949) é um economista brasileiro. É o Ministro da Economia do g...
  • David Ricardo (1772-1823) foi um economista britânico, um dos mais influentes...
  • Celso Furtado (1920-2004) foi um economista brasileiro. Foi Ministro do Plane...