Paulo Guedes

Economista brasileiro

Biografia de Paulo Guedes

Paulo Guedes (1949) é um economista brasileiro. É o Ministro da Economia do governo do presidente Jair Bolsonaro. É conhecido por seu pensamento liberal em relação à economia.

Paulo Roberto Nunes Guedes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1949. É filho de um vendedor de material escolar e de uma servidora do Instituto de Resseguros do Brasil, ambos já aposentados.

Formação

Paulo Guedes graduou-se em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais. Mais tarde, cursou sua pós-graduação em economia e depois o mestrado na Fundação Getúlio Vargas.

Em 1977, Paulo Gudes obteve o mestrado pela Universidade de Chicago, através da bolsa concedida pelo CNPQ. Em 1979 obteve o título de PHD pela mesma universidade.

Carreira Acadêmica

Paulo Guedes foi professor da Fundação Getúlio Vargas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Matemática Pura Aplicada – IMPA. Foi diretor técnico do IBMEC, entre as décadas de 80 e 90. Na mesma instituição, foi chefe-executivo e professor da disciplina de macroeconomia.

Empresário

Em 1983, Paulo Guedes foi um dos sócios fundadores do Banco Pactual, onde atuou como chefe executivo e chefe estrategista. Em 2006 o Pactual foi vendido para o banco suíço UBS e posteriormente se tornou o BTG Pactual.

Em 2005, Paulo Guedes foi um dos fundadores do Instituto Millenium – órgão voltado para a programação dos ideais econômicos liberais. Foi também um dos fundadores da Br Investimentos, integrou o conselho da PDG Realty, da Localiza e da Anima Educação.

Ministro da Economia

Em 2018, Paulo Guedes foi o escolhido para ocupar o cargo de Ministro da Economia para o governo do presidente Jair Bolsonaro, eleito pelo Partido Social Cristão (PSC), para o período de 2019 a 2023.

Paulo Guedes é um dos economistas de renome no Brasil, conhecido por seu pensamento liberal em relação à economia. Paulo Guedes foi nomeado para ocupar o Ministério da Economia e entre outras propostas, pretende mudar as regras do orçamento da União, instituir o sistema de capitalização para a Previdência Social e avançar na agenda de privatizações.

Veja também as biografias de:
  • Celso Furtado (1920-2004) foi um economista brasileiro. Foi Ministro do Plane...
  • Roberto Campos (1919-2001) foi um economista, diplomata, político e escritor...
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • David Ricardo (1772-1823) foi um economista britânico, um dos mais influentes...
  • John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista inglês, um dos mais importa...
  • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alem...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
  • Thomas Malthus (1766-1834) foi um economista, sociólogo e clérigo anglicano i...
  • Milton Friedman (1912-2006) foi um economista norte-americano, ganhador do Pr...
  • Cláudio de Moura Castro Cláudio de Mora Castro (1938) é um economista brasileiro, professor e especia...

Última atualização: 09/01/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.