David Ricardo

Economista briânico

Biografia de David Ricardo

David Ricardo (1772-1823) foi um economista britânico, um dos mais influentes de sua época. Deixou importantes contribuições para o pensamento econômico mundial.

David Ricardo (1772-1823) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 18 de abril de 1772. Seu pai era um judeu holandês que fez fortuna na Bolsa de Valores. Desde os 14 anos já demonstrava grande aptidão para o negócio do pai e com ele aprendeu os conceitos básicos de finanças. Com 21 anos, por desentendimentos religiosos, rompeu com sua família, converteu-se ao protestantismo unitarista e casou-se com uma quacre.

Continuou com suas atividades na bolsa e logo fez fortuna, passando a se dedicar à literatura e à ciência, especialmente à matemática, física e geologia. Em 1799, com a leitura da obra de Adam Smith, A Riqueza das Nações, passou a se interessar pela economia. Escreveu: “O Alto Preço do Ouro, uma Prova da Depreciação das Notas de Banco”. Sua teoria foi aceita por um comitê da Câmara dos Comuns, o que lhe deu grande prestígio.

Em 1814 aposentou-se de suas atividades profissionais e refugiou-se em sua propriedade rural em Gloucestershire. Nessa época escreveu “Ensaio Sobre a Influência de um Baixo Preço do Cereal Sobre os Lucros do Capital” (1815).

Em 1817 escreveu “Princípios da Economia Política e Tributação”, onde são analisadas as leis que determinam a distribuição de tudo o que poderia ser produzido pelas três classes da comunidade: os proprietários da terra, os trabalhadores e os donos do capital. Em sua teoria de distribuição, ele concluiu que os lucros variam inversamente aos salários, que sobem ou caem em linha com o custo das necessidades.

David Ricardo tornou-se conhecido por suas teorias, entre elas destacam-se: “a teoria das vantagens comparativas”, que constituem a base essencial da teoria do comércio internacional, onde demonstrou que duas nações podem beneficiar-se mutuamente do comércio livre, mesmo que uma delas seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial.

Em sua “teoria da renda da terra”, David Ricardo procurou interligar os preços dos cereais à repartição da renda, ao aumento da população, ao preço da renda da terra, às vantagens recíprocas do comércio internacional e ao nível de salário e subsistência dos trabalhadores.

Em 1819, David Ricardo entrou para o Parlamento Inglês, onde denunciou os excessos das finanças e da grande emissão de notas por parte do governo britânico, levando a uma depreciação da moeda. Seu prestígio como economista fez com que suas teorias sobre o livre comércio fossem recebidas com respeito, embora não fosse totalmente aceita pelos comuns.

David Ricardo faleceu em Gatcombe Park, em Gloucestershire, Inglaterra, no dia 11 de setembro de 1823.

Veja também as biografias de:
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • Celso Furtado (1920-2004) foi um economista brasileiro. Foi Ministro do Plane...
  • John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista inglês, um dos mais importa...
  • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alem...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
  • Milton Friedman (1912-2006) foi um economista norte-americano, ganhador do Pr...
  • Cláudio de Moura Castro Cláudio de Mora Castro (1938) é um economista brasileiro, professor e especia...
  • Thomas Malthus (1766-1834) foi um economista, sociólogo e clérigo anglicano i...

Última atualização: 04/05/2015