David Ricardo

Economista briânico
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de David Ricardo

David Ricardo (1772-1823) foi um economista britânico, um dos mais influentes de sua época. Deixou importantes contribuições para o pensamento econômico mundial.

Segundo a “lei de ferro dos salários”, desenvolvida pelo economista, são inúteis todas as tentativas de aumentar o ganho real dos trabalhadores, porque permanecerão sempre próximos ao nível de subsistência.

David Ricardo nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 18 de abril de 1772. Seu pai era um judeu holandês que fez fortuna na Bolsa de Valores. Desde os 14 anos de idade já demonstrava grande aptidão para o negócio do pai e com ele aprendeu os conceitos básicos de finanças.

Com 21 anos, por desentendimentos religiosos, rompeu com sua família, converteu-se ao protestantismo unitarista e casou-se com uma quacre.

Continuou com suas atividades na bolsa e logo fez fortuna, passando a se dedicar à literatura e à ciência, especialmente à matemática, química e geologia.

Em 1799, com a leitura da obra de Adam Smith, principal teórico da escola clássica, “A Riqueza das Nações”, Ricardo passou a se interessar pela economia. Escreveu: “O Alto Preço do Ouro, uma Prova da Depreciação das Notas de Banco”.

Na obra, mostrou que a inflação que então ocorria se devia à política do Banco da Inglaterra, de não restringir a emissão de moeda. Seu ponto de vista foi aceito por um comitê da Câmara dos Comuns, o que lhe deu grande prestígio.

Em 1814, Ricardo aposentou-se de suas atividades profissionais e refugiou-se em sua propriedade rural em Gloucestershire. Nessa época escreveu “Ensaio Sobre a Influência de um Baixo Preço do Cereal Sobre os Lucros do Capital” (1815).

Em 1817 publicou sua principal obra Princípios de Economia Política e Tributação, no qual são analisadas as leis que determinam a distribuição de tudo o que poderia ser produzido pelas “três classes da comunidade”: os proprietários da terra, os trabalhadores e os donos do capital.

David Ricardo exerceu grande influência no século XIX tanto entre os defensores do liberalismo e do capitalismo quanto entre seus opositores, como Karl Marx. Entre as teorias formuladas por David Ricardo destacam-se:

Teoria do Valor-trabalho

Segundo David Ricardo o valor de determinado bem poderia ser medido a partir da quantidade de trabalho investido na produção desse bem. Dessa forma, o custo não deveria ser baseado apenas na compensação da mão de obra, mas em todo custo envolvido no processo produtivo.

Teoria das Vantagens Comparativas

Em oposição ao mercantilismo, David Ricardo formulou um sistema de livre comércio e produção de bens que permitiria a cada país se especializar na fabricação dos produtos nos quais tivesse vantagens comparativas.

Um país te vantagem comparativa em importar certos produtos, mesmo que possa produzi-los por custos mais baixos, se tiver vantagem ainda maior em comparação com outros produtos.

O sistema também chamado de custos comparativos, ainda é aplicado em comércio exterior.

Teoria da Renda da Terra

A Teoria da Renda da Terra trata do benefício que os proprietários poderiam ter a partir do aluguel das terras. O valor poderia ser maior em terras férteis em detrimento das áreas menos férteis.

Mais tarde, esse conceito foi empregado na economia política para definir a valorização dos aluguéis. O preço poderia ser influenciado com base na execução das políticas públicas.

Últimos anos

Em 1819, David Ricardo entrou para o Parlamento Inglês, onde denunciou os excessos das finanças e da grande emissão de notas por parte do governo britânico, levando a uma depreciação da moeda.

Seu prestígio como economista fez com que suas teorias sobre o livre comércio fossem recebidas com respeito, embora não fossem totalmente aceitas pelos comuns.

David Ricardo faleceu em Gatcombe Park, em Gloucestershire, Inglaterra, no dia 11 de setembro de 1823.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • Paulo Guedes (1949) é um economista brasileiro. É o Ministro da Economia do g...
  • John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista inglês, um dos mais importa...
  • Celso Furtado (1920-2004) foi um economista brasileiro. Foi Ministro do Plane...
  • Roberto Campos (1917-2001) foi um economista, diplomata, político e escritor...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
  • Thomas Malthus (1766-1834) foi um economista, sociólogo e clérigo anglicano i...
  • Milton Friedman (1912-2006) foi um economista norte-americano, ganhador do Pr...