Gordon Ramsay

Chefe de cozinha escocês

Biografia de Gordon Ramsay

Gordon Ramsay (1966) é um chefe escocês que faz sucesso na TV com a apresentação de reality shows, entre eles: Hell’s Kitchen, Kitchen Nightmares e Master Chef Estados Unidos.

Gordon James Ramsay (1966) nasceu em Johnstone, Renfrewshire, na Escócia, no dia 8 de novembro de 1966. Com cinco anos mudou-se com a família para Stratford-upon-Avon, Warwickshire, na Inglaterra, onde passou grande parte de sua infância. Com 12 anos iniciou sua carreira de jogador de futebol, e com 16 anos jogava no time juvenil do Rangers, um dos maiores times da Escócia, onde pretendia seguir carreira, mas uma contusão no joelho o tirou de seu objetivo.

Desde cedo já mostrava interesse gela gastronomia e com 19 anos matriculou-se em North Oxfordshire Techical College para estudar Gestão Hoteleira. Seus primeiros anos na cozinha foram dedicados aos treinamentos com os chefes Marco Pierre White e Albert Roux, em Londres. Depois de um tempo, mudou-se para a França, onde durante três anos trabalhou com Guy Savoy e Joël Robuchon quando adquiriu experiência na cozinha clássica francesa.

Em 1993, após seu retorno a Londres, Ramsay foi convidado para o cargo de chefe de cozinha do La Tante Claire, no Chelsea, um três estrelas Michelin, do chefe Pierre Koffmann. Nesse mesmo ano, junto com Marco Pierre White, com a participação de 10%, abriu o restaurante Aubergine, que depois de três anos recebeu duas estrela do Guia Michelin.

Em 1997, o chefe Gordon deixou a parceria e no ano seguinte, com 31 anos, abriu seu primeiro restaurante o “Gordon Ramsay”, em Chelsea, na Inglaterra. Em 2001, o restaurante foi contemplado com três estrelas do Guia Michelin, tornando Ramsay o primeiro escocês a receber essa categoria. Com o sucesso da casa, nos anos seguintes, Gordon lançou o Gordo Ramsay em Claridge, o Pétrus em Knightsbridge e o The Savoy Grill em Londres.

Em 2003, Gordon Ramsay deu início a trajetória internacional com o lançamento do “Verre”, localizado no Hilton Dubai Creek Hotel. Atualmente, a Gordon Ramsay Holdings possui diversos restaurantes espalhados em Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Doha, Paris, Toscana, Sardenha e Melbourne, na Austrália.

Gordon Ramsay é também o protagonista de diversos programas de televisão, entre eles, reality shows como “Hell’s Kitchen” (desde 2005) onde comanda alguns jovens cozinheiros, em um restaurante criado especialmente para o show, onde o vencedor ganha diversos prêmios e novas oportunidades. Em “Nightmares Kitchen” (2007-2014) Gordon ia a restaurantes que estavam em dificuldades para recuperá-los em todos os sentidos, e “Master Chef” (desde 2010).

O chefe Gordon também já publicou diversos livros de sucesso, como “Os Melhores Menus Ramsay”, “Natal com Gordon”, “Gordon Ramsay Makes it Easy”, “Gordon Ramsay Fast Food” e “Gordon Ramsay’s Ultimate Home Cooking”. Publicou também sua autobiografia “Humble Pie”, que se tornou um Best-seller.

Última atualização: 03/01/2017