Os inventores mais importantes na criação do computador

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Apesar de Alan Turing ser reconhecido como o pai do computador, a verdade é que o computador foi um trabalho coletivo, que não foi o resultado de um único inventor, mas sim de uma sequência de contribuições de diferentes gerações.

Foram muitos aqueles que contribuíram para a concepção e o aprimoramento do aparelho que, hoje em dia, está em praticamente todos os lares e empresas. Vejamos um pouco da história dessa criação.

1. Charles Babbage inventou o primeiro computador programável do mundo

Charles Babbage (1791-1871) nasceu numa família abastada - era filho de um banqueiro - e se tornou engenheiro mecânico e matemático. 

Formado pelo Trinity College (em Cambridge), em 1822 desenvolveu o projeto de um dispositivo eletrônico (uma máquina analítica que serviria de base para os computadores), mas que não chegou propriamente a ser concluído.

Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, Babbage foi o criador do primeiro computador programável do mundo. Em 1823 chegou mesmo a receber verba do estado britânico para criar uma máquina capaz de resolver todos os tipos de cálculos.

Babbage chamou o seu invento de Difference Engine, os seus esboços estão disponíveis no Museu de Ciência de Londres.

Charles Babbage
Retrato de Charles Babbage

Ada Augusta King, a condessa de Lovelace (filha do poeta inglês Lord Byron) foi uma pioneira, matemática e escritora que, encantada pelo invento de Charles, fez os primeiros programas para a invenção de Babbage.

Ada é considerada a primeira programadora da história por ter escrito um algoritmo compatível.

2. Herman Hollerith criou os cartões perfurados

O americano Herman Hollerith (1860-1929), filho de imigrantes alemãs nascido em Buffalo (NY), divulgou no dia 8 de janeiro de 1889 uma máquina de contagem capaz de ler cartões perfurados.

A sua invenção, revolucionária, colaborou para acelerar a contagem nos censos populacionais nos Estados Unidos. O censo de 1880, por exemplo, demorou sete anos, graças a invenção de Holllerith o censo de 1890 demorou apenas um ano.

A criação do estatístico Hollerith é considerada como a precursora dos modernos sistemas de processamentos de dados, por isso o seu criador é tido como o "pai" do processamento de dados. 

3. Claude Shannon inovou com a eletrônica digital

Tido como o precursor da eletrônica digital, o americano Claude Elwood Shannon nasceu no dia 30 de abril de 1916 e se formou em matemática e engenharia na Universidade de Michigan. 

O brilhante pesquisador foi responsável por lançar as bases teóricas dos circuitos digitais e da teoria da comunicação. Os circuitos digitais foram essenciais nas operações dos computadores e equipamentos de comunicação em geral. 

Claude Shannon

4. Atanasoff e Berry desenvolveram os computadores durante a guerra

John Vicent Atanasoff - físico e matemático da Iowa State College - nasceu no dia 4 de outubro de 1903, em Nova Iorque. Era filho de pai búlgaro (Ivan Atanasoff) que emigrou para a América e se casou com uma americana professora de matemática (Iva Lucena Purdy). John teve nove irmãos e se formou na Universidade de Wisconsin. 

Ao lado do seu assistente e aluno Clifford E. Berry, criou uma máquina com capacidade de resolver equações diferenciais fazendo uso de aritmética binária. 

Os dois, juntos, desenvolveram o primeiro computador digital eletrônico, um protótipo com base em válvulas, na Iowa State University, em 1939. O projeto durou cinco anos (1937-1942). Ao final da pesquisa, a invenção ficou completa: o resultado foi um computador maior e de uso mais amplo batizado de ABC (Atanasoff-Berry Computer).

O dispositivo era capaz de resolver sistemas compostos por equações lineares e tinha uma memória com dois tambores magnéticos. Todos os dados eram inseridos através de cartões perfurados. 

Uma curiosidade: depois de desenvolver o ABC, Atanasoff entrou para o Laboratório de Armamento Naval onde fez partes de testes da bomba atômica.

5. A importância de Alan Turing, o pai da informática

Alan Mathison Turing (1912-1954) foi um britânico, matemático, um dos pioneiros na ciência da computação.

Turing foi tão importante que é considerado por muitos como o pai da inteligência artificial e da ciência computacional.

Alan Turing
Retrato de Alan Turing

Formado em matemática pela Universidade de Cambridge em 1934, Turing foi um aluno brilhante.

Alan desenvolveu uma máquina que levou o seu nome (a Máquina de Turing) - ela virou protótipo dos computadores atuais especialmente pelo uso do conceito do algoritmo. O matemático foi também o primeiro a desenvolver um programa de xadrez para o computador.

Turing trabalhou igualmente no departamento de criptografia durante a Segunda Guerra Mundial tendo desenvolvido um sistema chamado "bombe" para decifrar códigos alemães que eram gerados por máquinas de criptografia conhecidas como Enigma.

As suas pesquisas foram também muito importantes no campo da inteligência artificial. Em 1950 Turing escreveu um artigo chamado Maquinaria Computacional e Inteligência onde propôs um teste que só veio a ser superado por uma máquina em 2012. 

Turing teve um final de vida trágico: foi perseguido por ser gay e acabou condenado a castração química em 1954. O brilhante cientista faleceu cedo, no mesmo ano da sua condenação, aos apenas 41 anos, supostamente devido ao suicídio por ingestão de cianeto.

Em 2009, o primeiro-ministro Gordon Brown veio a público pedir desculpas pela condenação de Turing. Cinco anos mais tarde, Alan recebeu também um pedido de perdão real feito pela Rainha Elizabeth.

Conheça a biografia completa de Alan Turing.

6. Thomas Flowers concebeu o primeiro computador digital programável

O dispositivo Colossus foi o primeiro computador digital programável do planeta tendo sido desenvolvido por militares britânicos na década de 40.

O nome por trás do projeto foi o do engenheiro britânico Thomas Flowers (1905-1998), que bebeu muito do conhecimento de Turing e liderou o projeto do Colossus.

Especula-se que o Colossus encurtou o período da guerra em dois anos porque forneceu informações preciosas aos estrategistas militares que permitiram os Aliados terem acesso a informações valiosas.

7. As universidades americanas foram importantes na história do computador

Um computador 100% eletromecânico foi construído na Universidade de Harvard (nos Estados Unidos) pelo professor Howard Aiken em 1944. 

A máquina, enorme, pesava 5 toneladas, tinha 17 metros de comprimento e 2,5 de altura. Ela foi resultado de uma parceria entre a marinha norte-americana, a Universidade de Harvard e a IBM. O aparelho era capaz de funcionar sem a intervenção humana e podia fazer, por exemplo, uma conta de multiplicação entre 3 e 5 segundos. 

Militares americanos também criaram o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), o primeiro computador digital de larga escala do mundo, e o apresentaram em fevereiro de 1946, durante a Segunda Guerra Mundial.

O equipamento foi uma parceria do governo norte-americano com a Universidade da Pensilvânia. O ENIAC pesava 30 toneladas e ocupava três salas grandes.

Tal como o conhecemos hoje, o computador é similar ao ENIAC, embora com muitos aprimoramentos.

8. A primeira empresa a fabricar computadores abriu em 1948

Dois nomes importantes na história do computador foram os de John Mauchly (1907-1980) e John Presper Eckert (1919-1995).

Os Johns abriram em 1948 uma empresa para fabricarem computadores. O terceiro modelo da empresa foi muito adotado especialmente no comércio e os dois foram especialmente responsáveis pela popularização dos computadores. 

J.Presper Eckert
John Mauchy e J.Presper Eckert

O primeiro computador pessoal foi lançado pela IBM

Desenvolvido pela IBM e lançado em 12 agosto de 1981, o primeiro computador pessoal foi o modelo 5150 e tinha como missão ganhar as empresas e entrar na casa das pessoas democratizando o acesso. 

A criação demorou um ano para ficar pronta e foi montada por uma equipe de 12 pessoas. Supostamente o equipamento iria vender 241.000 unidades num período de cinco anos, mas a meta foi batida em apenas um mês.

A IBM liderou o mercado durante alguns anos, depois a sua criação passou a ser copiada por outras empresas.

Achamos que você irá gostar de ler também o artigo A história dos fundadores do Google: conheça o percurso de Larry Page e Sergey Brin.

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).