James Clerk Maxwell

Físico e matemático escocês
Por Dilva Frazão

Biografia de James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um físico e matemático escocês. Estabeleceu a relação entre eletricidade, magnetismo e luz. Suas equações foram a chave para a construção do primeiro transmissor e receptor de rádio, para compreensão do radar e das micro-ondas.

James Clerk Maxwell nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia 13 de junho de 1831. Filho do advogado James Clark Maxwell, que não exercia sua profissão, para administrar suas propriedades e dedicava-se à educação do filho.

Ficou órfão de mãe quando tinha nove anos. Foi criado com ajuda de uma tia. Aos 10 anos de idade ingressou na Edimburgh Academy. Aos 14 anos escreveu seu primeiro trabalho científico, sobre um método de construir uma elipse perfeita.

Formação

Aos 16 anos entrou para a Universidade de Edimburgo. Já era um matemático brilhante e realizava diversas experiências científicas de todos os tipos. Gostava de escrever poesia.

Em 1950, deixou a Escócia para estudar na Universidade de Cambridge. Estudou com o matemático William Hopkins, para participar de uma competição de matemática. Ficou em segundo lugar e foi eleito para o clube que reunia os doze melhores estudantes de Cambridge.

Maxwell formou-se em 1854, mas permanece no Trinity College, em Cambridge, realizando pesquisas. Inventou um pião colorido para demonstrar que as três cores primárias, o vermelho, verde e azul, poderiam produzir praticamente qualquer outra cor.

Posteriormente esse estudo serviu de base para a criação da televisão à cores. Por esse estudo recebeu a medalha Rumford da Sociedade Real.

De volta à Escócia, é nomeado para a cadeira de Ciências no Marischal College, de Aberdeen. Antes de assumir o cargo, seu pai falece. No Marischal College conhece a filha do diretor, Katherine Mary Dewar, que se tornaria sua esposa, em julho de 1859.

Descobertas de Maxwell

Como cientista, James Clerk Maxwell realizou trabalho importante sobre os anéis de Saturno, que analisara matematicamente, assim como sobre os gases.

No ensaio “Sobre a Estabilidade dos Anéis de Saturno” (1857), afirma que são feitos de partículas independentes e não de fluídos ou discos sólidos, como se acreditava.

Notabilizou-se pelas pesquisas sobre fenômenos elétricos e pelo desenvolvimento matemático de questões ligadas à eletrodinâmica e à natureza da luz.

Durante algum tempo Maxwell retirou-se para sua propriedade em Glenair para terminar sua obra sobre a teoria eletromagnética. Escreveu os manuais sobre: calor, visão das cores, Matemática e Física.

Dez anos após a morte de Maxwell, Heinrich Hertz provou a teoria eletromagnética de Maxwell, ao construir o primeiro transmissor e receptor de rádio.

James Clerk Maxwell morreu em Cambridge, Inglaterra, no dia 5 de novembro de 1879.

Última atualização: 18/09/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
  • Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Inventou o barôme...
  • Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o n...
  • André-Marie Ampère (1775-1836) foi um importante físico, cientista e matemáti...
  • Adam Smith , (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o p...
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico bacteriologista escocês que desco...
  • David Hume (1711-1776) foi um filósofo, historiador e ensaísta e diplomata es...
  • William Wallace (1272-1305) foi um guerreiro escocês. Liderou a resistência à...
  • Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...