A história de reis e rainhas do mundo são sempre interessantes porque trazem para realidade um tipo de vida que a gente só conhece através da ficção. Diversos países do mundo adotaram a monarquia como tipo de governo e tiveram líderes que tornaram-se verdadeiras celebridades.

Selecionamos os reis e rainhas mais famosos da história para você saciar a sua curiosidade sobre os poderosos personagens por trás desse tipo de regime político. 

Reis e Rainhas britânicos e da Inglaterra  

Os monarcas ingleses são sempre os mais ilustres da história. Isso porque desde o século XV a Inglaterra é uma das maiores potências mundiais, e muitos desses séculos foram com reis e rainhas no comando do governo.

Tramas sucessórias das dinastias monárquicas têm sido inspiração para dezenas de séries e filmes sobre o tema. Vejamos alguns dos principais nomes de reis e rainhas daquela britânicos.

Rainha Elizabeth II (1926)

reis e rainhas famosos

No poder desde os 25 anos de idade, a atual rainha da Inglaterra pertence à casa de Windsor, e ainda possui grande popularidade entre a maioria dos ingleses. Teve de assumir o trono após a morte do pai e passou por grandes transformações históricas, como as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939 1945), a Guerra das Malvinas (1982), conflitos na Irlanda do Norte e outros.

Atualmente a rainha é interpretada em uma série da Netflix chamada The Crown. Se passa nos anos 1950 e retrata a sua vida quando jovem, recém-casada e coroada. Uma produção milionária que está fazendo muito sucesso e vale a pena conferir.

Se quiser saber mais sobre Elizabeth II, você também pode ler a sua biografia completa.  

Elizabeth I (1533-1603)

reis e rainhas famosos

Filha de Henrique VIII com a sua segunda esposa, Ana Bolena, Elizabeth I também subiu ao trono jovem: com apenas 25 anos de idade. Foi ela que estava na linha de frente do Reino Unido quando a Inglaterra tornou-se a principal potência econômica da Europa, vencendo embates contra a sua principal rival, Espanha.

Tomara para si todas as decisões e foi assim que transformou o seu reinado em um dos mais significativos da história.

Leia aqui a biografia completa da Rainha Elizabeth I.

Rainha Vitória (1819-1901)

reis e rainhas famosos

Você com certeza já ouviu falar da Era Vitoriana. Possivelmente uma das rainhas mais famosas que a Inglaterra já teve, Vitória subiu ao trono com apenas 18 anos de idade e comandou o país no auge do Império Britânico. Foram sessenta e três anos de reinado que renderam inúmeros filmes a seu respeito, por exemplo a série da BBC "Victoria" (2016) e o filme "A Jovem Rainha Vitória" (2009).

Conheça a trajetória da Rainha Vitória em sua biografia completa.

Ana Bolena (1501-1533)

reis e rainhas famosos

Apenas três anos de reinado ao lado de Henrique VIII foram suficientes para colocar Ana Bolena na história. A responsável pelo corte de relações entre a Inglaterra e a Igreja Católica, que não queria autorizar Henrique a casar uma segunda vez. Foi assim que surgiu, aliás, a Igreja Anglicana. Ana era uma pessoa polêmica e acabou por ser decapitada por ordem do marido, que lhe acusava de traição.

Sua história inspirou muita ficção, inclusive o filme "A Outra" (2008), estrelado por Natalie Portman (no papel de Ana Bolena) e Scarlett Johansson (de sua irmã, Maria, também amante do rei).

Uma história e tanto que vale a pena ser conferida em sua biografia completa.  

Ricardo I (1157-1199)

reis e rainhas famosos

Conhecido como Ricardo Coração de Leão, o jovem Ricardo tinha apenas 26 anos quando tomou o trono, depois da morte do irmão. Segundo as lendas, era um guerreiro forte e destemido, daí o apelido pelo qual ficou mais conhecido do que pelo próprio nome. Faleceu na Normandia em luta.

Um historiador da era medieval chamado Régine Pernoud chama Ricardo de "O Rei dos Reis da Terra".

Quer saber mais sobre esse guerreiro? Acesse a sua biografia completa.

Henrique VIII (1491-1547)

reis e rainhas famosos

Um dos reis mais controversos da história britânica. Chegou a ter esposa (tendo mandado decapitar duas delas), rompeu com a Igreja Católica e fundou a Anglicana. Era obsessivo pela ideia de ter um herdeiro homem, explosivo e excêntrico.
Devido a sua personalidade forte e reinado polêmico, vários filmes e séries o têm como protagonista. Um exemplo é a série The Tudors da BBC.

Quer saber mais dessa história maluca envolvendo o rei e suas esposas? Acesse a biografia completa de Henrique VIII.

Reis e rainhas franceses

A França também possui uma longa tradição monárquica, desde aproximadamente os anos 490 até meados do século XVIII. Foi consolidada, definitivamente, nos séculos XIV e XV, onde alguns nomes se destacaram na liderança. Veja quais:

Catarina de Médici (1519-1589)

reis e rainhas famosos

Considerada uma das mulheres mais poderosas da Europa no século XVI. Esteve por trás dos reinados de seus três filhos quando ainda eram crianças, comandando a política e tentando manter a popularidade da monarquia. É conhecida por ter sido uma mulher cruel, especialmente na perseguição a mais de trinta mil protestantes no que ficou conhecido como massacre de São Bartolomeu.

Saiba mais sobre a vida de Catarina em sua biografia completa.

Maria Antonieta (1755-1793)

reis e rainhas famosos

Casada com o futuro rei francês aos 14 anos de idade, Maria Antonieta foi polêmica desde o início, pois por ser de ascendência austríaca, não tinha a simpatia do povo francês. Dizem que era extravagante e luxuosa, o que também influenciou a sua reputação. Acabou por ser guilhotinada acusada de traição apenas nove meses após a morte do marido.

Atribuem a ela um dos motivos do início da Revolução Francesa. Foi a última rainha do país, muito representada na cultura. Um dos filmes biográficos de sua vida foi dirigido por Sofia Copolla em 2006, chamado "Marie Antoinette".

Continue por dentro da vida da última rainha francesa em sua biografia.

Luís XIV (1638-1715)

reis e rainhas famosos

Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país. A cultura francesa: balé, ópera, teatro, pintura, arquitetura, eram de muita importância em seu reinado e expandiram mundialmente a marca francesa nesses aspectos.

Reis e rainhas africanas

Mesmo antes de existirem os monarcas como conhecemos hoje, vários territórios africanos tinham seus reis e rainhas que dominavam grandes áreas. O Reino do Congo, e o Império Ashanti são dois exemplos não tão distantes de líderes monárquicos do continente. Mas destacamos as três personalidades mais lembradas quando se fala em rainhas africanas.

Cleópatra (69 a.C.-30 a.C.)

reis e rainhas famosos

Provavelmente o nome mais famoso entre as rainhas egípcias, por ser a última, pelo seu casamento com o poderoso rei romano Júlio César, e pela sua capacidade de liderança. Seu objetivo era fundar um império oriental de hegemonia egípcia, e para isso tentou alianças com os líderes romanos que na época exploravam terras africanas. Acabou por cometer suicídio para livrar-se do domínio romano.

Uma das personagens mais retratadas na cultura, a rainha apareceu em diversos produtos fictícios, entre eles o filme de 1966 vencedor do Óscar, "Cleópatra".

Leia aqui a biografia completa da rainha egípcia.

Nefertiti (1370 a. C.-1330 a. C. - estimada)

reis e rainhas famosos

Descrita pelos historiadores como a mais bela mulher do mundo, a rainha promoveu junto com seu esposo uma revolução religiosa no Egito, substituindo o regime de adoração de vários deuses, por um só, Aton, simbolizado por um disco solar. Também absorveu as divindades femininas que eram veneradas no Egito e passou a ser venerada como uma semideusa.

Ficou famosa depois que um busto da sua figura foi encontrado em 1912 na Alemanha. É uma representação realista da rainha egípcia, que depois foi copiada inúmeras vezes pela cultura ocidental.

Quer saber mais sobre ela? Acesse a sua biografia completa.

Rainha de Sabá

reis e rainhas famosos

Uma mulher que viveu supostamente durante o século X a.C, foi casada com o Rei Salomão (o mais sábio e inteligente dos reis bíblicos) e vivia na região da atual Etiópia. Descrita tanto nas crenças africanas como nas cristãs como uma mulher rica, poderosa e influente.

Leia aqui a biografia completa da Rainha de Sabá.

Reis e rainhas da ficção: monarcas que inspiraram filmes, séries e etc.

Apesar de não fazer parte da realidade do Brasil, nem ser a maioria no mundo, esse assunto de reinado dá muito o que falar nos filmes, séries, documentários e outros produtos da indústria cultural. É o tipo de família que aparece em alguns famosos seriados contemporâneos, como "Game of Thrones". Abaixo listamos reis e rainhas que tiveram suas vidas adaptadas às telas.

Rei Arthur 

reis e rainhas famosos

Não se sabe se ele existiu mesmo ou se é apenas uma lenda, mas supostamente Rei Arthur liderou a defesa da Grã-Bretanha contra os invasores saxões no final do século V e no início do século VI. Há toda uma mitologia em torno da sua identidade, poderes e influência.

O que sabemos é que não faltam referências culturais de sua história, entre filmes, livros, séries e outros. O mais recente é o épico fantástico de 2017, "Rei Arthur: A Lenda da Espada". Mas a sua história aparece em outras produções como séries de televisão Merlin (2008) e Camelot (2011), e filmes como Rei Arthur (2004) e A Última Legião (2007).

Veja a biografia completa de Rei Arthur. 

Alexandre III da Macedônia (356 a.C. 323 a.C.)

reis e rainhas famosos

Um rei grego que criou um dos maiores impérios do mundo antigo, supostamente conquistando 90% do mundo que era conhecido na época. A história conta que Alexandre, O Grande, morreu invicto em batalhas, e é um dos líderes guerreiros mais influentes da história.

O filme "Alexandre" (2004) é apenas um dos vários que retratam a vida desse ícone histórico.

Mary Stuart (1542-1587)

reis e rainhas famosos

Rainha escocesa que tem uma história triste e turbulenta rodeada por briga por poderes. Foi aprisionada por mais de uma década por uma prima, a Isabel I da Inglaterra e acabou na guilhotina acusada de traição. A vida da rainha é retratada em uma série da Netflix de 2013 chamada "Reign".

Quer saber mais? Dá uma olhada na biografia completa da rainha Mary Stuart.

Achamos que você também vai gostar de ler: